Home Assistant para Principiantes - Parte 5, Backup e Restore

Nesta quinta parte vamos ver algo muito importante e que a maioria dos utilizadores se esquece de dar a devida importância.

Como a maioria de vocês usam o raspberry com um cartão SD, quando a luz vai abaixo e o raspberry se desliga, pode-vos acontecer que o mesmo não volte a ligar por ter o sistema operativo corrompido.
Se isso vos acontecer, vão perder todo o conteúdo do cartão.

Vamos então ver como se faz isso, mas primeiro vou deixar aqui uns link de tutoriais presentes no fórum e que abordam a mesma temática:

Backup

Na parte 1 deste tutorial, vimos que existe um separador chamado “Snapshot” dentro do menu “Hassio”. Indo a este separador, só temos que preencher o campo “Nome”, escolher entre full e partial (escolhemos o que pretendemos realizar no backup) e, caso desejemos, definir uma password de protecção para o ficheiro. Por fim clicar em “Create”.

No entanto, fazendo isso, o backup continua no raspberry, por isso com a ajuda do addon samba (📑 Home Assistant para Principiantes - Parte 2, Add-ons), a partir de outro computador de casa, acedendo a pasta “backup” podemos copiar e colar o backup para esse computador.

Restore

A parte “Restore”, não vou entrar muito em pormenor porque já foi muito bem explicada nesse tutorial: De Hassio para "RaspAssio"

Bonus

Vou ser simpático :wink: e vou-vos disponibilizar uma automação que poderão utilizar mais tarde para a realização de backups automático diários. Acreditem que vos irá poupar muitas dores de cabeça no futuro!

##################  
## backup hassio #
##################

- alias: Backup Full 3h
  trigger:
    platform: time
    at: '3:00:00'
  action:
  - service: hassio.snapshot_full
    data_template:
      name: Automated Backup {{ now().strftime('%Y-%m-%d') }}

Agora já não têm desculpas para não ter backups sempre actualizados!


Outros tutoriais da serie "Home Assistant para Principiantes:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade