Estes são as nossos Termos de Serviço/Regras que criamos para organizar e regular o funcionamento do nosso fórum.
O abuso destas regras poderá levar à suspensão ou bloqueio da conta de utilizador dos prevaricadores e a reincidência terá como consequência a expulsão do fórum.
Atenção:
A instalação de alguns equipamentos de IoT (Sonoff Basic, Dual, Shelly, etc.) envolvem mexer na instalação eléctrica. Quando mexerem em electricidade, certifiquem-se que desligam o disjuntor do circuito em que estão a mexer ou mesmo o disjuntor geral do quadro eléctrico.
Se não sabes instalar o equipamento ou tens duvidas, o melhor será pedires a alguém que saiba ou a um profissional devidamente certificado para o fazer. A segurança deve vir sempre em primeiro lugar!
I. Idioma, Gramática & Linguagem
a) Neste fórum a única língua permitida é o Português! Contudo, tendo em conta que o tema principal deste fórum é bastante técnico, são permitidos os estrangeirismos mas não publicações inteiras em língua estrangeira
b) Tem cuidado com a gramática e a ortografia. Verifica, antes de enviar a mensagem, se o texto está correcto e faz sentido pois poderá ser mal interpretado.
II. Tópicos e Publicações
a) Cria os tópicos na Categoria certa. Evita criar tópicos repetidos ou para assuntos já existentes. Utiliza as ferramentas que o fórum coloca ao teu dispor, seja a pesquisa do fórum ou a consulta de tópicos fixos. Se estão fixos é porque a informação contida neles é bastante útil!
b) O uso de smilies, imagens, e caps lock deve ser cuidadoso, por forma a não tornar os tópicos/mensagens ilegíveis ou confusos.
c) Utiliza títulos com significado e descritivos e também etiquetas (tags) ao criar um tópico. Quando ao criar um tópico escreves um nome e escolhes uma categoria, podes (e deves) adicionar também uma etiqueta (tag). Não é obrigatório mas ajuda muito quando se fazem pesquisas. Se fores noob podes sempre colocar a respectiva etiqueta
d) Não devem ser utilizadas imagens (fotos de telemóvel por exemplo) para colocar código numa publicação. Existe um botão no editor próprio para publicar código e deve ser utilizado. Em caso de incumprimento, será pedido ao utilizador para retirar a imagem e, caso este não o faça em tempo útil, a imagem será retirada por um Administrador ou Moderador. A reincidência poderá levar à suspensão da conta.
e) Quando publicares imagens, coloca-as directamente na publicação utilizando as ferramentas próprias para o efeito. Se tiveres dúvidas sobre como o fazer consulta a nossa FAQ. Embora inicialmente tivessemos dado a indicação de dar preferência a imagens alojadas online, este procedimento começou a criar alguns problemas com serviços de partilha online a bloquear utilizadores por excesso de cliques e a imagens desaparecerem devido ao original já não existir.
f) De forma a poder facilitar a resposta às tuas questões, os títulos devem ser o mais descritivos possíveis. Não é por colocares “AJUDAAAAAAA” ou “URGENTE!” que vais ter uma resposta mais rápida.
g) Não devem ser publicadas imagens sem qualquer texto a acompanhar a publicação. Certifica-te que todos sabem o que é que consta da imagem.
h) Os membros da Equipa de Gestão poderão apagar ou alterar qualquer publicação ou tópico que prejudique a estabilidade do fórum e/ou que vá contra as regras. Não será, por norma, enviada mensagem ao Membro com a justificação.
i) A Categoria “Compras, Vendas e Trocas” tem um conjunto especifico de regras que podem ser consultadas em Regras da categoria de Compras, Vendas e Trocas.
III. Interacção entre Utilizadores**
a) Os membros podem e devem expressar-se livremente, desde que respeitem os outros utilizadores e estes Termos de Serviço/Regras.
b) O cumprimento destas regras é obrigatório. Acima de tudo aconselha-se o bom senso a todos os utilizadores para garantir um bom funcionamento, sem atritos pessoais.
c) Todos os membros deste fórum tem os mesmos direitos e deveres, independentemente do Nível de Confiança atribuído pelo Sistema em função do tempo de utilização e actividade no fórum, devendo cumprir todas estas regras.
d) Caso não concordem estas regras, os utilizadores são livres de não participar e/ou escolher outro fórum.
e) Não são toleráveis as faltas de respeito por outro(s) utilizador(es). Qualquer membro da Equipa de Gestão poderá suspender-te.
f) Respeita a privacidade dos outros. Se receberes alguma mensagem privada ou outra que contenha informação pessoal de outro utilizador, o nome original, e-mail, morada, telefone, entre outros, esses dados nunca deverão ser colocado no fórum sem conhecimento e/ou consentimento do utilizador.
g) Caso detectes que um utilizador fez uma publicação no fórum com informação pessoal (por exemplo, ao colocar código que inclua passwords) informa de imediato o utilizador e um membro da Equipa de Gestão.
IV. Proibições
a) No fórum não são permitidas publicações de carácter pornográfico, xenófobo, racista, esquemas em pirâmide para obtenção de regalias, pirataria/warez, e tudo o que esteja contra a Lei, independentemente do País de onde acedem.
b) Não é permitida a publicidade a bens ou serviços, excepto em Categorias próprias para o esse efeito e devidamente autorizadas para tal.
c) Podes falar de qualquer produto ou serviço, no entanto o fórum não pode ser utilizado para obter publicidade ou auto-promoção gratuitas. Neste ponto inclui-se também a publicação sistemática de videos próprios, pedidos de subscrição, de likes e de links de afiliado sem o consentimento de um dos Administradores.
d) Apenas são permitidas menções a lojas onde poderão ser comprados quaisquer produtos que sejam relacionados com o Home Assistant.
e) A criação de contas de utilizador com o intuito unico de inflacionar ou de outro modo deturpar um sorteio, concurso ou similar é revelador de falta de respeito para com o resto dos utilizadores desta Comunidade! Tais acções poderão levar ao banir, suspender ou bloquear da conta do utilizador que se comprove que tenha realizado alguma das acções acima referidas.
V. Alterações das Regras
a) Os Administradores reservam-se ao direito de alterar os Termos de Serviço/Regras em qualquer altura sem consultar os utilizadores, comunicando posteriormente a estes quais as alterações após publicação das mesmas nesta página.
b) Os Administradores poderão criar regras especificas para uma determinada categoria, devendo essas regras ser anunciadas a todos os utilizadores através de um tópico, sendo posteriormente registadas nestes Termos de Serviço/Regras.
VI. Aplicação de Sanções
a) Os membros da Equipa de Gestão poderão adverter, bloquear, suspender ou banir qualquer utilizador que não cumpra estes Termos de Serviço/Regras. Não será, por norma, enviada mensagem ao Membro com a justificação.
VII. Equipa de Gestão
a) A selecção dos membros da Equipa de Gestão é da inteira responsabilidade dos Administradores. Esta equipa tem como função implementar os termos de Serviço/Regras, apoiar os outros utilizadores e tudo o resto necessário para o bom funcionamento geral do fórum.
VIII. Limitação de Responsabilidade**
a) A Comunidade Portuguesa de Home Assistant não será responsável se alguma configuração ou acção publicada no forum e que não funcione ou danifique equipamentos e/ou pessoas.