Home Assistant para Principiantes - Parte 3, Se ambientar um pouco

Nesta 3ª parte do tutorial, vamos ver as diversas opções do Home Assistant.

Bora lá começar:

Este é o nosso panel lateral do HA. No meu podemos ver que já tenho algumas coisas instaladas, mas o vosso será mais parecido com este:

image

Vamos começar a explorar estes menus.

  • “Overview” (Visão Geral) - Aqui vão poder ver o frontend do HA em que o vosso será parecido com este, quase vazio :

image

  • “Map” (Mapa) - É o mapa de onde esta localizado o HA e os utilizadores que têm um device_traker associado. Isto é configurável no ficheiro configuration.yaml do HA.

  • “LogBook” (Eventos) - Podes consultar os eventos ocorridos no HA aqui.

image

  • “History” (Histórico) - Podes consultar as mudanças de estado dos sensores, luzes,…

  • Home Assistant Cloud - Serviço pago. Se quiserem saber algo mais, podem clicar aqui

  • Integrações - Onde pode configurar diversos serviços que integram com o HA

  • Utilizadores - Podem criar aqui vários utilizadores com palavras-passe diferentes e assim cada utilizadores tem o seu acesso.

  • Geral - Neste vamos ter outro sub-menu

Validar a configuração - Este é muito importante. Cada vez que vocês realizarem uma alteração nos ficheiros de configurações, tem que vir aqui e clicar em “Verificar a Configuração” para terem a certeza que está tudo correcto antes de reiniciar ou recarregar o modulo desejado.

Recarregar Configuração - Permite fazer o reload do ficheiro que alteramos.

Gestão do servidor: - Permite reiniciar ou parar o HA. Não confundir com o sistema operativo.

  • Personalização - Permite editar sensores, luzes, etc. Eu pessoalmente prefiro o faze-lo no ficheiro que se chama customize.yaml, mas isso é a escolha de cada um.

  • Automação - Como referido para o menu personalização, é preferível editar as automações no ficheiro automation.yaml.

  • Scripts - Como anteriormente, é preferível editar o ficheiro scripts.yaml.

  • Custom_UI - Esta opção é muito útil, para isso é só seguir esse tutorial

A parte 4 será uma lista de tutoriais para poder começar a um ritmo leve e assim ver as possibilidades do HA.


Outros tutoriais da serie "Home Assistant para Principiantes:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade