O Proxmox é uma solução gratuita e open source de virtualização para um grande número de sistemas operativos. Este software usa o Hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers LXC (LinuX Containers), para realizar a gestão de máquinas virtuais (VMs), redes virtualizadas, armazenamento e clustering de alta disponibilidade (HA - High Availability).
Os requisitos mínimos de hardware para executar o Proxmox são:
- Processador: Intel 64bit ou AMD 64bit
- Motherboard: Intel VT (VT-X e/ou VT-D) ou AMD-V
- Memória: 1Gb
- Placa de rede: 1
NOTA: A memória referida no ponto anterior é apenas a memória utilizada pelo Proxmox. Para utilizarem em pleno e criarem VMs devem ter pelo menos 4 ou 8Gb de memória.
Antes de iniciarem a instalação devem confirmar na BIOS do equipamento se a virtualização está activa. Tenham em atenção que poderão existir mais do que uma opção referente à virtualização (a virtualização em si, o VT-X, o VT-D, etc.).
Actualmente na versão 6, a imagem do Proxmox pode ser descarregada em https://www.proxmox.com/en/downloads . Depois de efectuarem o download, devem gravar uma pen com a imagem descarregada (com o Balena Etcher por exemplo).
Processo de Instalação
Este guia pressupõe que têm teclado, rato e monitor instalados no vosso sistema. São precisos apenas para a instalação e configuração inicial mas durante o funcionamento normal não são necessários, por isso no caso de estarem a instalar num NUC ou similar no fim deste guia podem desligar estes periféricos.
NOTA: Segundo informação do nosso utilizador @Nuno_pt, o Proxmox não pode ser instalado em pens USB, cartões SD ou eMMC, devido a limitações do próprio SO por causa dos ciclos de escrita que faz. Apenas pode ser instalado em HDDs ou SSDs.
Para configurarem o Proxmox 6 no vosso sistema, sigam estes passos:
- Inserir a pen e ligar o vosso sistema. Ao fim de uns segundos irá aparecer o seguinte ecrã, onde devem escolher a opção
Install Proxmox VE
.
- Na página seguinte é apresentada a licença de utilização do Proxmox, carregar no botão
I agree
.
- Nesta página escolhem o disco onde querem instalar o Proxmox. Por defeito, fica pré-seleccionado o primeiro disco disponível no sistema. Para continuar, escolham
Next
.
- De seguida devem escolher o país, fuso horário e layout do teclado. A selecção do teclado é muito importante pois poderá influenciar a escrita de passwords com sinais de pontuação ou outros caracteres acentuados. Seguir escolhendo
Next
.
- A página seguinte é para a segurança do sistema, onde devem escolher uma password e o endereço de email de contacto. Por segurança, devem testar no campo
e-mail
se o vosso layout de teclado está correcto. Se não estiver correcto, seleccionemPrevious
e façam as alterações necessárias. Se estiver tudo bem preencham normalmente os campos. Para continuar, escolhamNext
.
- Nas configurações de rede os campo são pré-preenchidos com a informação obtida da rede e que nem sempre estará certa. Configurem ao gosto e tenham em atenção o campo
hostname
. Este campo vai pegar na palavra que for escrita antes de.localdomain
para gerar o nome da vossa instalação, neste casoproxmox
. Continuem a configuração escolhendoNext
.
- De seguida é-vos apresentado um resumo da configuração que vai ser utilizada no vosso sistema. Se tudo estiver correcto escolham
Install
.
- O Proxmox leva apenas alguns minutos a instalar mas se for preciso podem ir fazer xixi ou beber um café…
- E pronto, instalaram com sucesso o Proxmox 6 no vosso sistema! Carreguem em
Reboot
e retirem a pen da instalação, já não vai ser precisa de novo.
- Após o reboot o sistema, vão ver o ecrã abaixo onde podem fazer o login no vosso sistema para executar a segunda parte deste guia. Para efectuarem o login, o utilizador do sistema é
root
e a password é a escolhida no passo 5.
- Ao acederem ao endereço que é apresentado no ecrã do passo anterior, terão acesso à vossa instalação de Proxmox. Ao abrir a página, será pedido de novo o utilizador e password para acesso ao sistema (ver passo 10).
- Feito o login, aparecerá um aviso que podem ignorar e que tem a ver com o facto de não terem uma subscrição paga. Isto não é uma limitação do sistema é apenas um aviso (chato) e todas as funções do Proxmox estão, e estarão sempre, activas. Embora possam ser temporariamente desligados estes avisos, acabarão sempre por voltar a aparecer (ver passo 13).
- Sucesso, o Proxmox 6 está instalado e pronto a ser utilizado! Reparem que o nome do primeiro nó (
proxmox
neste caso) é o mesmo que foi escolhido no passo 6 deste guia. Este nome permite, caso tenham mais que uma instalação de Proxmox na vossa rede, distinguir entre elas.
- Agora, na linha de comandos do Proxmox corram o script abaixo (tudo numa só linha) que irá executar diversas funções: retira o repositório comercial, activa o repositório da comunidade, actualiza o Proxmox e retira o popup que avisa sobre não termos uma subscrição.
sudo bash -c "$(wget -qLO - https://raw.githubusercontent.com/CPHApt/install-scripts/master/proxmox/proxmox_prepare.sh)"
NOTA: caso o comando dê um erro retirem o
sudo
do inicio
Notas Finais
Por curiosidade, os screenshots deste guia foram retirados de uma instalação de Proxmox feita numa VM de… Proxmox! É este o nível de flexibilidade que irão ter ao utilizar este sistema.
Outros guias desta serie :
HA em Proxmox - Parte 1, Instalar o Proxmox
HA em Proxmox - Parte 2, Criar uma VM
HA em Proxmox - Parte 3, Instalar o HA