Migrar HA do RPi3b v1.2 para portatil Vaio VGN-tz31xn

Bom dia a todos,

Tenho notado algumas falhas de performance (e provavelmente no futuro falta de espaço - montei inicialmente o sistema num sd de 16GB apenas) e tenho aqui encostado um portatil de 11" (portanto pequenito) que poderia usar como server.
Questões:

  • tendo já uns 10 anos, valerá a pena em termos de performance?
  • que arquitectura aconselhariam para o HA (linux? windows com VM, outra?)
  • é possivel migrar a instalação actual (e dados) para este novo server?

Cumprimentos,
Carlos

Sim, é possível migrar.
É necessário reter que os portáteis não são maquinas para estarem 24Horas ligadas como é exigido ao HA. Pode resultar bem, mas também podes vir a ter problema ao nível do aquecimento.
Eu faria em VM assente no SO existente no laptop.
Para migrares aconselharia seguires as instruções deste vídeo:


Existem muitas mais opções na internet que poderás consultar.
Nunca fiz essa migração, mas isso também depende do números de integrações, dispositivos e entidades que tenhas. Eu fiz tudo de novo mais numa óptica de cimentar a aprendizagem.

A ser feito dessa maneira vais estar a “queimar” recursos que são valiosos num portátil com 10 anos, tanto a nível de memoria, como de disco e de processador…

Se for para usar com o máximo de recursos possivél, aconselhava a instalar Debian Server e correr o script de instalação do Hassio Supervised.

Podes tabém instalar proxmox e criar uma VM para HA:
https://youtu.be/42gopfIrPBY

Tens aqui no fórum um tutorial em três partes sobre o assunto:

Virtualização não me agrada tanto, já que, como já foi dito, é uma “máquina” em cima de outra máquina e com os recursos limitados não vejo o ganho.
Talvez o que faça mais sentido seja encontrar um equipamento melhor. uma tinker board ou RPi4?!

Se a ideia é encostar a máquina porque não fazer um teste na instalação de uma distribuição linux lite e montar o HA em supervisor? Vês como se comporta e só depois partirias para o PI, caso não enchesse as medidas. Tenho a certeza que esse Core Duo ainda tem muito para dar. Mantenho algumas reservas quanto ao comportamento num funcionamento 24H, porque desconheço.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade