Pessoal, vim parar a este grandioso forum isto porque eu estou a preparar-me para entrar no mundo da automatação (domótica).
Prevendo uma prosa um pouco extensa, agradeço desde já a todos os que irão ler e ajudar-me! Bem Hajam!
Ora bem, eu estou em processo de compra de uma casa que vai requerer algumas obras de melhoria antes de eu a poder habitar e como tal já tenho em mente o que pretendo fazer de maneira a tentar deixar já tudo pronto mesmo não instalando já. Esta casa é de 3 pisos (cave, 1º andar e Sotao).
O meu objetivo para a casa é (a curto e medio prazo), tendo em conta que pretendo automatizar muitas coisas:
O meu objetivo a curto prazo:
- eletrificar e automatizar os estores (implica passagem de cabos eletricos)
–> aqui pretendo ter um botão físico (qualquer um para estore ou recomendam algum tipo especifico?) e o automatismo (por exemplo o Roller Shutter 3 ) (podem dar-me conselhos para motores dos estores??). Aqui ja li que existem equipamento que não suportam a abertura em %. - automatizar lampadas (sempre com o botão fisico presente) (ainda não tenho ao certo idealizado quais mas penso que não é relevante porque poderi adicionar o equipamento à posteriori)
- Como vou instalar uma bomba para AQS penso que poderá ser util interligar com o HA (será possível)
- Sensores de temperatura interior para interligar aos futuros ACs que vou instalar, estes também comandados/controlados via HA (ou manualmente)
- Medidor de consumo geral da casa instantaneo (tipo esta solução: Medidor de Consumos Multicanal barato + Setup ) e medidor de energia produzida pelos painéis solares (ainda a instalar) e perceber efetivamente o que estou a gastar da rede (gostava de obter conselhos vossos emque tipo de equipamentos poderei instalar para aqmbas as mediç~es). Estas medições podem ser apresentadas via APP no telemovel ou via web através do HA?
- Instalação de campaínha de porta se possível interligada com o HA para que possa remotamente atender/falar e/ou abrir a porta (preciso da vossa ajuda/conselhos para que equipamento instalar)
- Se possivel interligar com o portão pequeno de entrada (abrir a fechadura eletrica) e obviamente o portao da garagem.
A médio prazo tenho objetivo de:
–> instalar camaras exteriores e ligar ao HA para se precisar ver em direto (e se calhar estas mesmas emitir alertas caso detetem movimento)
–> comandar os portões automaticos (que ainda não são automáticos)
–> interligar com comandos de voz em Portugues (Google ou Amazon?)
–> criar cenas, automatismos (tipo abrir ou fechar todos os estores da casa),
–> etc…
Eu inicialmente estava a preparar para avançar com um projeto baseado em SMARTTHings porque está já nativamente integrado no meu telemóvele vi que tem muitos equipamentos compatíveis mas vim parar aqui durante a pesquisa de um equipamento para medir o consumo de eletricidade para poder analisar e verificar efetivametne quantos painéis fotovoltaicos vou precisar mas em principio vou avançar com um HA.
Tendo em conta que a “minha central informática” (quadro itead/basatidor) vai ficar no sótão da casa e a maior parte dos equipamentos estará no piso inferior, estou com dúvidas que tipo de equipamentos precisarei para conseguir assegurar a conectividade entre todos os equipamentos (wifi, zigbee, et…) e o proprio HA que os comanda…
Se for mais seguro ter cablagem para algum dos equipamentos, nesta fase ainda conseguirei instalar os tubos daí eu andar já neste levantamento. (vou passar para todas as divisões cabo de rede que será muito provavelmente CAT5E (qual destes me recomendam Cabos de Rede ?) )
Nesta fase quero começar com a instalação numa VM e queria iniciar com o controlo de luzes para me ambientar ao HA e perceber o seu funcionamento, potencialidades (o que recomendam para o “starter kit”?). No futuro vou evoluir para um raspberry ou um computador dedicado que tenho lá em casa parado.
Tenho debaixo de olho alguns tópicos do forum (portoes automaticos, estores, medidor de consumos) etc… precisamente para obter informação do que irei precisar para implementar este meu projecto (ambicioso!!!) bem como este tópico: Reconstrução de casa e projeto sistema domotico
(ajudem-me só a perceber a diferença do KNX pois já li mas ainda não consegui entender bem )
Agradeço toda a ajuda desde já!