Ajuda para novo projecto HA

Pessoal, vim parar a este grandioso forum isto porque eu estou a preparar-me para entrar no mundo da automatação (domótica).
Prevendo uma prosa um pouco extensa, agradeço desde já a todos os que irão ler e ajudar-me! Bem Hajam!

Ora bem, eu estou em processo de compra de uma casa que vai requerer algumas obras de melhoria antes de eu a poder habitar e como tal já tenho em mente o que pretendo fazer de maneira a tentar deixar já tudo pronto mesmo não instalando já. Esta casa é de 3 pisos (cave, 1º andar e Sotao).

O meu objetivo para a casa é (a curto e medio prazo), tendo em conta que pretendo automatizar muitas coisas:
O meu objetivo a curto prazo:

  1. eletrificar e automatizar os estores (implica passagem de cabos eletricos)
    –> aqui pretendo ter um botão físico (qualquer um para estore ou recomendam algum tipo especifico?) e o automatismo (por exemplo o Roller Shutter 3 ) (podem dar-me conselhos para motores dos estores??). Aqui ja li que existem equipamento que não suportam a abertura em %.
  2. automatizar lampadas (sempre com o botão fisico presente) (ainda não tenho ao certo idealizado quais mas penso que não é relevante porque poderi adicionar o equipamento à posteriori)
  3. Como vou instalar uma bomba para AQS penso que poderá ser util interligar com o HA (será possível)
  4. Sensores de temperatura interior para interligar aos futuros ACs que vou instalar, estes também comandados/controlados via HA (ou manualmente)
  5. Medidor de consumo geral da casa instantaneo (tipo esta solução: Medidor de Consumos Multicanal barato + Setup ) e medidor de energia produzida pelos painéis solares (ainda a instalar) e perceber efetivamente o que estou a gastar da rede (gostava de obter conselhos vossos emque tipo de equipamentos poderei instalar para aqmbas as mediç~es). Estas medições podem ser apresentadas via APP no telemovel ou via web através do HA?
  6. Instalação de campaínha de porta se possível interligada com o HA para que possa remotamente atender/falar e/ou abrir a porta (preciso da vossa ajuda/conselhos para que equipamento instalar)
  7. Se possivel interligar com o portão pequeno de entrada (abrir a fechadura eletrica) e obviamente o portao da garagem.

A médio prazo tenho objetivo de:
–> instalar camaras exteriores e ligar ao HA para se precisar ver em direto (e se calhar estas mesmas emitir alertas caso detetem movimento)
–> comandar os portões automaticos (que ainda não são automáticos)
–> interligar com comandos de voz em Portugues (Google ou Amazon?)
–> criar cenas, automatismos (tipo abrir ou fechar todos os estores da casa),
–> etc…

Eu inicialmente estava a preparar para avançar com um projeto baseado em SMARTTHings porque está já nativamente integrado no meu telemóvele vi que tem muitos equipamentos compatíveis mas vim parar aqui durante a pesquisa de um equipamento para medir o consumo de eletricidade para poder analisar e verificar efetivametne quantos painéis fotovoltaicos vou precisar mas em principio vou avançar com um HA.

Tendo em conta que a “minha central informática” (quadro itead/basatidor) vai ficar no sótão da casa e a maior parte dos equipamentos estará no piso inferior, estou com dúvidas que tipo de equipamentos precisarei para conseguir assegurar a conectividade entre todos os equipamentos (wifi, zigbee, et…) e o proprio HA que os comanda…

Se for mais seguro ter cablagem para algum dos equipamentos, nesta fase ainda conseguirei instalar os tubos daí eu andar já neste levantamento. (vou passar para todas as divisões cabo de rede que será muito provavelmente CAT5E (qual destes me recomendam Cabos de Rede ?) )

Nesta fase quero começar com a instalação numa VM e queria iniciar com o controlo de luzes para me ambientar ao HA e perceber o seu funcionamento, potencialidades (o que recomendam para o “starter kit”?). No futuro vou evoluir para um raspberry ou um computador dedicado que tenho lá em casa parado.

Tenho debaixo de olho alguns tópicos do forum (portoes automaticos, estores, medidor de consumos) etc… precisamente para obter informação do que irei precisar para implementar este meu projecto (ambicioso!!!) bem como este tópico: Reconstrução de casa e projeto sistema domotico

(ajudem-me só a perceber a diferença do KNX pois já li mas ainda não consegui entender bem :frowning: )

Agradeço toda a ajuda desde já!

Dificilmente, será possível obter resposta a todas as tuas questões (por serem muitas :wink: ) num único tópico. O ideal será, futuramente, colocares em outros tópicos após teres definido o que por agora deverá ser provavelmente a tua maior “encruzilhada”: Cabo, rádio ou ambos. Podendo, desde já, ficares com a garantia que tudo o que tens ideia é possível ser feito de qualquer uma das formas.

Em termos gerais, para uma remodelação da dimensão que estás a identificar e que irá envolver obras ao nível da instalação elétrica e de rede, acho que deves equacionar uma solução por cabo (como o knx). As soluções que envolvem equipamentos a ser controlados por rádio (wifi, blt, zigbee,… ), na minha opinião, servem só como solução secundária / acessória / complementar a uma instalação primária feita por cabo, caso o orçamento e o nível de intervenção assim o permita.

No que respeita ao descrito acima recomendo a leitura dos seguintes:

Para medição de consumos, tens várias soluções. Contudo seria importante saber se vais ter corrente trifásica (visto teres falado numa bomba de calor).

Relativamente a cabo de rede estruturada o ideal seria CAT6.

Dependendo do SO que estás a utilizar, qualquer sw de virtualização (ex: virtual box para windows) e uma VM, serve. Podes seguir o tutorial do Proxmox na parte da criação da VM.

Relativamente ao KNX, a diferença que existe, muito resumidamente, para os equipamentos controlados sem fio como wifi/blt/zigbee/zwave/… é a comunicação ser feita por cabo e como tal muito mais segura, robusta, fiável, … Em resumo, muito superior.

A titulo de resumo, acredito que uma solução mista (com base em cabo por knx e devices wifi, zigbee,…), será o ideal.

São demasiadas perguntas para um tópico só, o que dificulta uma resposta concreta. O melhor será fazeres as perguntas em tópicos diferentes depois de consultares a pesquisa do fórum para veres outros tópicos semelhantes ao teu, pois existe já bastante informação relativa aos temas que referes.

Aconselho também uma vista de olhos a este tópico:

ó malta desculpem por tantas perguntas num só topico mas como estou a preparar para implementar numa casa que estou em fase de aquisição, no momento das obras já queria ter uma ideia do que preciso colocar/instalar… Já li bastantes coisas aqui no fórum e vou continuar a ler. E pensei que fosse mais simples a nivel de organização colocar num só topico mas com calma vou chegar lá (e com a vossa ajuda espero eu!)
Mas toda a ajuda é sempre bem vinda!

Em algumas partes da casa terei ainda essa facilidade (camaras de video exteriores, alarme…)

Não, é monofásica.

Tenho um pc onde uso o virtualbox com o W10 e que tem bastantes recursos físicos. Vou ler sobre o Proxmox que referiu mas uma duvida rápida, do que vi este ProxMox é uma alternativa ao Virtualbox, VMWare certo? Vou ler um pouco mais sobre isto e tentar instalar se possível no virtualbox!! :slight_smile:

Obrigado… Vou ler os 2 links indicados e ver a possibilidade de avançar para uma solução mista.

@nbranquinho as respostas acimas foram boas, contudo vou ser mais directo.
Perguntar não é nenhum crime, mas neste mundo do HA há que ler muito… todos esses assuntos estão aqui já falados no fórum é só perder umas HORAS.

Junta horas a isso!!! :rofl::rofl::rofl:
E por vezes quanto mais leio mais confuso fico!!!

Estou a testar o software que falaram: o proxmox pois pareceu-me muito interessante. Neste momento vou instalar no virtualbox… :slight_smile: e depois dentro do proxmox avanço com o Hass-io, e depois de testar logo vejo (se uso o ubuntu e instalo o Hass-io ou não). Para começar a ter ideias e depois poder escolher o HW base onde corre o sistema definitivo!

Obrigado!

Não tens necessidade de instalar o PROXMOX dentro do virtualbox para instalar uma VM do HA. Basta só criar uma VM e instalar o Home Assistant.

O PROXMOX e o VirtualBox servem o mesmo propósito. São ambos hypervisor.

O PROXMOX por norma é utilizado em equipamentos que ficam como servidores headless (sem monitor, teclado e rato), sendo um sistema operativo e virtualização num só produto.

Instalar o proxmox dentro do virtual box só serve para conheceres o proxmox. Em termos práticos tens um elevado impacto na performance das VMs.

2 Curtiram

Obrigado pela info!

Sim vou conhecer porque me pareceu interessante e pode ser uma solução para depois por o HA a funcionar. Se tiver HW que suporte o PROXMOX, poderei considerar sériamente esta soluçao… Mas vou conhecer o seu funcionamento e versatilidade. Estou a montar no virtualbox só para brincar um pouco :slight_smile:

Boas malta.
É o seguinte eu prentendo me iniciar neste mundo do Home Assistant e raspery pi mas preciso da vossa ajuda e opiniões.

Vou- me mudar para uma casa nova onde eu pretendo torna lá inteligente e para isso pensei em adquirir um raspery pi 4, instalar o home assintant e colocar um ecrã no mesmo para o deixar na parede para poder controlar os vários dispositivos desde luzes, aspirador xiaomi estores eléctricos, tomadas, Ac que ai da vou instalar etc etc.

Como é que posso e se posso controlar a minha casa remotamente estando fora dela através do tlm por ex?

Que dispositivos aconselham para controlar os estores eléctricos sonoff mini, shelly ou outro?

Que dispositivos aconselham para controlar algumas tomadas da casa sonoff mini, shelly ou outro?

Que maquina Ac ou mesmo especificações aconselham para que se possa controlar através do home assitant ou alguma peça para o fazer através de wifi, infa vermelhos etc.

Andem a procura de alguns sites e inclusive através do forum da comunidade portuguesa de home assitant de como iniciar neste mundo mas o que encontrei era algumas perguntas muito específicas sobre os dispositivos etc.
Estejam a vontade para me mostrar alguns sites, links fóruns, tutoriais, etc para eu pesquisar pois é algo que eu gosto é de aprender.

Desde já o meu obrigado

Olá Hugo
Não sou expert mas sim um utilizador comum. Tens aqui no fórum moderadores que nas diferentes vertentes do HA te podem ajudar como me ajudaram a mim (e continuam a ajudar. Isto não pára e está sempre a evoluir e a surgirem coisas novas). De uma forma muito objectiva e com alguma probabilidade de ser corrigido, vou passar a dizer-te o que fiz, em algumas das perguntas:

  • Como é que posso e se posso controlar a minha casa remotamente estando fora dela através do tlm por ex? - Pesquisa por Duckdns. Tens aqui no fórum muito sobre o assunto.
  • Que dispositivos aconselham para controlar os estores eléctricos sonoff mini, shelly ou outro? - Shelly 2.5 (pesqiusa aqui por shelly 2.5 ou estores)
  • Que maquina Ac ou mesmo especificações aconselham para que se possa controlar através do home assitant ou alguma peça para o fazer através de wifi, infa vermelhos etc. - Peço desculpa mas não perbebo bem o que queres.

Em relação ao teu último ponto posso garantir-te que se procurares bem aqui no fórum, encontras quase tudo.

1 Curtiu

@Hugo tal como te disse no grupo da CPHA no Facebook, e como o user @sslopes sugeriu e bem, aqui no fórum encontras todas as respostas ou parte delas às tuas questões… eu sei e bem que quando chegamos a uma “aventura” nova temos sempre montes de dúvidas e queremos ver as mesmas esclarecidas rápido e depressa… Mas esta aventura tal como muitas outras, requerem leitura…muita mesmo e algumas horas perdidas, não é de todo algo leve, carece de tempo e dedicação.
Para de redirecionar para que tenhas algumas ideias…

Para estores eléctricos podes lêr:



Para tomadas :warning: podes pesquisar aqui no fórum encontras as vulgo tomadas exteriores em que ligas o macho à tomada existente e depois ligares o aparelho a esta tomada… tens várias no mercado…inclusivé começam a aparecer algumas zigbee, mas toma muita atenção ao que lá ligas…aquecedores,secadores, fornos, etc… (consumos elevados) não são de todo aconselhavéis.

Para máquinas AC, segundo percebi refereste a Ar Condicionado se sim existe no mercado já algumas marcas que integram directamente:


Ou tens alternativa de comprar um AC sem integração directa e com um work around controlares o mesmo via HA usando um broadlink mini ou ou xiaomi remote mas esta segunda opção não tem tantos modelos compativeis.

Como te disse é leres bastante e nos tópicos que encontrares com o assunto que procuras, caso ainda tenhas dúvidas, comenta, e podes sempre aparecer no nosso discord para perguntas rápidas.

1 Curtiu

Rodolfo Vieira desde já o meu muito obrigado pelas dicas.

Identifico-me em certa parte com este tópico, pelo que vou colocar a minha questão aqui.
Antes de avançar para a contrução e desenho da casa pelo arquitecto e uma vez que gostaria de controlar as lampadas e interruptores com sonoff ou shelly a minha grande dúvida é entre os seguintes pontos:

  • devo ter tubagens maiores para todos estes pontos, com caixas mais fundas e em cada um deles adicionar o sonoff ou shelly?
  • será mais fácil ter sonoff 4ch por exemplo ao lado do quadro eletrico ligado ao disjuntor?

Parece-me que a 1 solução será mais fácil de implementar e assim consigo controlar cada luz(es) que esteja ligada ao interruptor em vez de controlar tudo o que está ligado ao disjuntor. Qual é a solução mais simples de implementar?

@vpnobrega como disse ao user Hugo podes e deves pesquisar no fórum que encontras respostas às tuas dúvidas. No entanto deixo te este tópico para começares a ter algumas noções base:

@vpnobrega Como te indicou o @RodolfoVieira deves ler esse tópico pois é uma boa base. Eu, quando “entrei” na exploração do mundo da domótica também lia lia lia e mais confuso ficava… mas aos poucos acho que fui encaixando e percebendo bem as coisas.

Sinceramente depende do que pretendes… já vi sugestões para ambas as soluções mas acho que se conseguires ter tudo controlado no quadro centralizas todos os equipamentos que no fim acabam por ficar mais enconomico do que andares a colocar shellys em cada caixa (que não deixa de ser uma opção). Eu pessoalmente vou ter que optar por colocar nas caixas porque a instalação já existe e não vou mexer no que está.

Mais uma vez podem ser úteis se optares por controlar as luzes a partir do quadro.

Resumindo, lê o topico sugerido e ao mesmo tempo esquematiza o teu objetivo para a domótica e o objetivo.(luzes, sistema de alarme, camaras, video-porteiro, sensores, etc…) e com isso já tens uma boa base de trabalho.
Mediante o que pretendes, não descures um bastidor (ou um itead já idealizado para tal) pois aí podes evoluir para outro tipo de equipamentos (switchs, router, etc) e aí espaço é sempre bem vindo! Eu sei que é obrigatorio a instalação de ITEAD e se calhar com caixas que lhe dêm espaço ficas bem servido.

Eu para o bastidor, tomei como base esta partilha: Rack para Home Assistant e equipamentos de rede

Boa leitura!!!

Eu não sei se já sugeriram aqui, mas um ponto importante é disponibilizar o neutro em todos os interruptores da casa, pois poderá assim instalar um Sonoff mini em cada um no futuro para controlar as luzes da casa!!

Obrigado pelas dicas!

Isto se quiseres instalar o sonoff mini dentro da caixa de interruptor, na maioria dos casos o sonoff mini pode ser colocado na caixa de derivação que fica por cima / junto ao interruptor, o mesmo se aplica aos shelys


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade