:cpha_discord_icon_yes: HA em Proxmox - Parte 2, Criar uma VM

Nesta parte do guia de HA em Proxmox vamos tratar da criação da VM onde posteriormente se irá instalar o HA. Para esse efeito recomendo a utilização do Ubuntu Server, embora possam usar qualquer outra distribuição baseada em Debian sem nenhum problema.

Antes de começarmos devem descarregar o Ubuntu em https://ubuntu.com/download/server dando sempre preferência pela ultima versão LTS (Long Term Support) pois são estas as que têm suporte durante mais tempo.

NOTA: Existem relatos, incluindo de um membro da nossa Equipa de Gestão, que a versão Desktop do Ubuntu provoca crashes no Proxmox (possivelmente devido à interface gráfica). Se fizerem questão de usar esta versão façam-no por vossa conta e risco.


  1. No lado esquerdo da interface do Proxmox, clicar na opção local (proxmox).

ha01


  1. Seleccionar Content e depois Upload.

ha02


  1. No popup que abre, devem manter a opção Content em ISO image, de seguida clicar em Select File... e escolher o ficheiro ISO do Ubuntu que descarregaram previamente. Finalmente, carregar em Upload.

ha03

NOTA: A transferência de ficheiros maiores que 1gb poderá gerar um erro. Caso tal aconteça, poderão utilizar como alternativa o acesso por SSH ou FTP à máquina do Proxmox e colocar o ficheiro directamente na pasta /var/lib/vz/template/iso. Depois de concluída a transferência por um destes métodos, podem seguir para o passo 4.


  1. Quando o upload do ficheiro estiver concluído, devem clicar em Create VM no canto superior direito da interface do Proxmox.

ha04


  1. Geral - É aqui que começa a configuração da vossa VM. Neste separador precisam apenas de preencher o campo VM ID, que é pré-preenchido sequencialmente conforme criam VMs mas podem introduzir o numero que quiserem (apenas aceita numeros) e Name com o nome que querem dar à VM. Carregar em Next.


  1. Sistema Operativo - Caso tenham mais de um disco devem escolher a Storage correcta no respectivo campo e no campo ISO image escolhem a imagem do Ubuntu à qual fizeram upload no passo 3. Carregar em Next.


  1. Sistema - Neste separador não há nada a alterar. Carregar em Next.


  1. Disco Rigido - Alterar a Storage para o disco que querem, caso tenham mais que um e alterar o campo Cache para Write back. O campo Disk size pode ficar com 32gb que é um tamanho adequado para o HA mas se quiserem mais, ou menos, podem alterar (o tamanho do disco pode ser alterado posteriormente se necessário). Carregar em Next.


  1. Processador - No campo cores devem colocar 1 ou 2 cores como mínimo. Caso tenham um processador com múltiplos cores (quad-core, octa-core, etc) podem atribuir metade dos cores à VM sem problemas. Carregar em Next.


  1. Memória - Para o HA entre 2048 e 4096Mb de mémoria são suficientes mas se estiverem limitados ou for apenas para testes 1024 servem perfeitamente. Carregar em Next.


  1. Rede - Neste separador não há nada a alterar. Carregar em Next.

NOTA 1: Depois de configurada a VM devem verificar qual foi o MAC address que ficou atribuído para que possam fazer a reserva do IP no router.

NOTA 2: Caso estejam a criar uma VM que vai substituir o vosso equipamento antigo em definitivo, podem introduzir no campo MAC address o MAC address do equipamento antigo, não sendo preciso criar a reserva no router caso essa reserva já estivesse feita.


  1. Resumo - Este separador é o resumo de toda a configuração. Devem confirmar se está tudo correcto e, caso não esteja, alterar o que for necessário. Carregar em Finish.


  1. Neste momento a VM está criada mas aparece a cinzento porque está parada.


  1. Para iniciar a VM carregar em Start no canto superior direito da interface do Proxmox. A VM leva alguns segundos a iniciar.

ha14


  1. No menu da VM, seleccionar a opção Console para terem acesso à consola da máquina e poderem efectuar a instalação do Ubuntu.

ha15


  1. Agora é só instalar o Ubuntu! A explicação de como instalar o Ubuntu está fora do âmbito deste guia pois já existem dezenas de bons tutoriais na internet para isso.


Notas Finais

Quando concluirem a instalação devem passar ao guia sobre a instalação do HA na VM


Outros guias desta serie :

HA em Proxmox - Parte 1, Instalar o Proxmox
HA em Proxmox - Parte 2, Criar uma VM
HA em Proxmox - Parte 3, Instalar o HA

2 Likes

Copyright © 2017-2020. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade