Nesta parte do guia de HA em Proxmox vamos tratar da criação da VM onde posteriormente se irá instalar o HA. Para esse efeito recomendo a utilização do Debian pois é a única oficialmente suportada pelo HA.
Antes de começarmos devem descarregar o Debian em https://www.debian.org/distrib/netinst escolhendo a versão amd64.
NOTA: Embora nas imagens deste tutorial apareça o Ubuntu como imagem a ser instalada, isto deve-se ao facto de quando o tutorial foi feito a primeira vez a instalação proposta era a de Ubuntu.
- No lado esquerdo da interface do Proxmox, clicar na opção
local (proxmox).
![]()
- Seleccionar
Contente depoisUpload.

- No popup que abre, devem manter a opção
ContentemISO image, de seguida clicar emSelect File...e escolher o ficheiro ISO do Ubuntu que descarregaram previamente. Finalmente, carregar emUpload.

NOTA: A transferência de ficheiros maiores que 1gb poderá gerar um erro. Caso tal aconteça, poderão utilizar como alternativa o acesso por SSH ou FTP à máquina do Proxmox e colocar o ficheiro directamente na pasta
/var/lib/vz/template/iso. Depois de concluída a transferência por um destes métodos, podem seguir para o passo 4.
- Quando o upload do ficheiro estiver concluído, devem clicar em
Create VMno canto superior direito da interface do Proxmox.
![]()
-
Geral - É aqui que começa a configuração da vossa VM. Neste separador precisam apenas de preencher o campo
VM ID, que é pré-preenchido sequencialmente conforme criam VMs mas podem introduzir o numero que quiserem (apenas aceita numeros) eNamecom o nome que querem dar à VM. Carregar emNext.
-
Sistema Operativo - Caso tenham mais de um disco devem escolher a
Storagecorrecta no respectivo campo e no campoISO imageescolhem a imagem do Ubuntu à qual fizeram upload no passo 3. Carregar emNext.
-
Sistema - Neste separador não há nada a alterar. Carregar em
Next.
-
Disco Rigido - Alterar a
Storagepara o disco que querem, caso tenham mais que um e alterar o campoCacheparaWrite back. O campoDisk sizepode ficar com 32gb que é um tamanho adequado para o HA mas se quiserem mais, ou menos, podem alterar (o tamanho do disco pode ser alterado posteriormente se necessário). Carregar emNext.
-
Processador - No campo
coresdevem colocar 1 ou 2 cores como mínimo. Caso tenham um processador com múltiplos cores (quad-core, octa-core, etc) podem atribuir metade dos cores à VM sem problemas. Carregar emNext.
-
Memória - Para o HA entre 2048 e 4096Mb de mémoria são suficientes mas se estiverem limitados ou for apenas para testes 1024 servem perfeitamente. Carregar em
Next.
-
Rede - Neste separador não há nada a alterar. Carregar em
Next.
NOTA 1: Depois de configurada a VM devem verificar qual foi o MAC address que ficou atribuído para que possam fazer a reserva do IP no router.
NOTA 2: Caso estejam a criar uma VM que vai substituir o vosso equipamento antigo em definitivo, podem introduzir no campo
MAC addresso MAC address do equipamento antigo, não sendo preciso criar a reserva no router caso essa reserva já estivesse feita.
-
Resumo - Este separador é o resumo de toda a configuração. Devem confirmar se está tudo correcto e, caso não esteja, alterar o que for necessário. Carregar em
Finish.
- Neste momento a VM está criada mas aparece a cinzento porque está parada.
- Para iniciar a VM carregar em
Startno canto superior direito da interface do Proxmox. A VM leva alguns segundos a iniciar.
![]()
- No menu da VM, seleccionar a opção
Consolepara terem acesso à consola da máquina e poderem efectuar a instalação do Debian.

- Agora é só instalar o Debian! A explicação de como instalar o Debian está fora do âmbito deste guia pois já existem dezenas de bons tutoriais na internet para isso.
Quando efetuarem a instalação do Debian, devem SEMPRE escolher a versão sem desktop e instalar o SSH.
Notas Finais
Quando concluírem a instalação devem passar ao guia sobre a instalação do HA na VM
Outros guias desta serie :
HA em Proxmox - Parte 1, Instalar o Proxmox
HA em Proxmox - Parte 2, Criar uma VM
HA em Proxmox - Parte 3, Instalar o HA











fica bem fácil para nós que estamos a começar. Um grande bem haja!
) numa VM, certo? Se interpretei bem, acho que é isso que dizes neste teu último post, certo? i.e., “Home Assistant OS VM”.