HA não arranca no browser

Deixei de aceder ao HA via browser.
Estava tudo a funcionar até que o espaço em disco onde tenho instalado o HA ficou a zero. Libertei algum espaço (ficheiros que não estão relacionados com o HA). Fiquei com 3,7GB livres
A partir desse momento deixei de poder aceder via browser. A máquina virtual arranca sem problemas, consigo aceder com o fileZilla também. Já andei a verificar os ficheiros de configuração e parecem estar todos bem.
Alguém me sabe dizer por onde começar para tentar resolver o problema?
Obrigado

Podes começar pelo log do HA que terá com certeza erros.

Qual o ficheiro onde posso ver esses erros? A instalação está a correr numa maquina virtual, e o arranque não mostrou erros. Via FileZilla, onde posso encontrar o ficheiro dos logs? Obrigado

O ficheiro está na mesma localização que o resto da configuração e tem a extensão .log.

Pois tem, não vi, estava a imaginar um ficheiro enorme. Tem poucas linhas. Posso colocar aqui? Parece que tem um integração que não foi testada ERSE.

Sim, podes colocar. E como estas a aceder ao HA? Por acaso não apagaste os certificados SSL?

Não apaguei os certificados, pelo menos intencionalmente. Uso o ducksdns, mas estou a aceder por IP na rede interna. Vou colocar 2 ou 3 linhas.

2021-04-06 13:26:44 WARNING (MainThread) [homeassistant.loader] You are using a custom integration erse which has not been tested by Home Assistant. This component might cause stability problems, be sure to disable it if you experience issues with Home Assistant
2021-04-06 13:26:44 WARNING (MainThread) [homeassistant.loader] You are using a custom integration hacs which has not been tested by Home Assistant. This component might cause stability problems, be sure to disable it if you experience issues with Home Assistant
2021-04-06 13:26:45 WARNING (Recorder) [homeassistant.components.recorder.util] The system could not validate that the sqlite3 database at //config/home-assistant_v2.db was shutdown cleanly.
2021-04-06 13:26:55 WARNING (MainThread) [homeassistant.setup] Setup of recorder is taking over 10 seconds.
2021-04-06 13:27:44 WARNING (MainThread) [homeassistant.bootstrap] Waiting on integrations to complete setup: recorder
2021-04-06 13:28:44 WARNING (MainThread) [homeassistant.bootstrap] Waiting on integrations to complete setup: recorder

O problema está aÍ bem descrito:

2021-04-06 13:26:45 WARNING (Recorder) [homeassistant.components.recorder.util] The system could not validate that the sqlite3 database at //config/home-assistant_v2.db was shutdown cleanly.

Apaga o ficheiro e reinicia a VM.

Ainda não apaguei o ficheiro.
Passado meia hora de ter deixado o HA sem fazer nada, estava a funcionar.
Entretanto alterei o ficheiro de configuração (voltei a descomentar alguns sensores que tinha comentado na tentativa de resolver o problema) e ao testar a configuração, o browser voltou a não responder. Vou apagar o ficheiro, no entanto tem 2GB é parece-me ser a BD, irei perder tudo?

Sim, o histórico vai desaparecer todo mas é a única solução.

Já, apaguei.
Já levantou. Está lentissimo. Por exemplo pedir a validação da configuração para depois reeniciar demora 20 minutos.
Pelo fileZila consigo aceder aos ficheiros de backup. É possivel repor um desses ficheiros sem ser através do browser? Eu sou muito principiante no HA e pouco ou nada sei de linux. Obrigado.

Ser é mas é preferível fazer isso pelo browser.

Mais uma vez obrigado. Resolveu o meu problema. Apaguei o ficheiro e tudo está normal.
Ainda estou a começar, aproveitei um NUC Intel antigo com windows 10 e uma máquina virtual com uma instalação HA. O espaço em disco é pouco, vou ter problemas mais tarde. Consigo controlar o tamanho da BD para que ela não cresça demasiado? Estou a usar o HA para integrar várias gateways que já tenho a alguns anos (Vera, Fibaro HC2, Shelly, Smarthings). Será por ter bastantes módulos que são importados automaticamente destes gateways que tornam a BD grande? Estou a gostar do HA, ainda não entrei muito nas automações, queria também perceber um pouco do script do ficheiro de configuração (quero fazer algumas operações básicas de somas e subtrações com valores de sensores e não encontro nenhuma literatura sobre isso). Pondero migrar a configuração para um PC com melhores capacidades.

Se estás num NUC a melhor solução é usar Proxmox.

O Windows 10 com virtualização gasta-te os recursos todos e ficas sem margem para as VMs. O Proxmox gasta 1gb de memória e aproximadamente 500gb de disco ficando tudo o resto liberto para usar nas VMs

A base de dados pode ser controlada através do recorder:, podes escolher as entidades a gravar e o tempo máximo que os dados ficam gravados.

Vou analisar. O disco para o proxmox tem de ter 500Gb? O NUC que tenho é um celeron com 4GB RAM e 64HD. Se assim for não vai dar, vou ter de colocar um disco maior ou então um ligado por USB.
Como é que passo a configuração toda para a nova instalação, levo a VM? ou reponho um backup?

Obrigado.

Foi engano meu, o proxmox ocupa pouco mais de 1gb…

Para passares as configs repoes depois um backup.

Jorge Assunção, obrigado pela dica. Ficou excelente. Instalei o Proxmox (segui alguns tutoriais mas como é normal tive de fazer algumas adaptações), seguidamente fiz a reposição do último backup. Maravilha, tudo a funcionar.
No entanto para não estragar a instalação que tinha, troquei o HD por um com mais capacidade só que não é ssd. vou comprar um SSD de 120 GB, posso com o Redo fazer um clone desta instalação para um ssd? o promox aceita este procedimento?
Mais uma vez obrigado.

Não te consigo confirmar se esse procedimento funciona mas caso não funcione a instalação de raiz do Proxmox é relativamente rápida.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade