Boas pessoal vou mudar o meu HA de um RPI para um servidor Proxmox, mas tenho visto aqui no forum o pessoal a recomendar instalar o Ubuntu e depois o Hass.io, qual era a minha ideia, não instalar o Ubunto e instalar a imagem do HassOS disponibilizada por eles… o que acham? A VM será para HomeAssistante + MQTT + zigbee2mqtt! O que será mais leve e estável?
A “ideia” de ter o Ubuntu como OS é a versatilidade e controlo sobre o que podes fazer a este nível… como ter scripts e dar alguma “martela” para algo mais específico… tendo uma base que facilite/ possibilite. Basicamente, tens mais liberdade sem desvantagens.
Obrigado pela resposta, vou optar pelo ubunto ou debian (estou mais a vontade), já vi que posso ter problemas no HassOS se precisar de algum driver que não esta no kernel, a nivel de performance vai ser a mesma coisa entre 1 e outro
Obrigado pela ajuda
Ambos (Ubuntu ou Debian) são excelentes soluções.
Garantidamente, não vais ficar arrependido… muito pelo oposto. A nível de performance até podes ter melhores resultados caso necessites fazer algum “tuning”.
Obrigado pela ajuda no fim de semana ja tenho que fazer
No meu caso tive recentemente os dois setups e achei bastante difícil adicionar devices como uma pen Bluetooth ao HassOS.
Com uma VM tornou-se mais simples.
Que setup utilizaste para ter o HA numa VM no Proxmox?
Tens este tutorial no fórum muito bom: