Como instalar o valetudo no aspirador da xiaomi

Olá a todos,

Não venho inventar a roda mas sim tentar simplificar a vida para quem pretende instalar o Valetudo nos aspiradores Xiaomi.

Já existem no forum 2 tutoriais sobre isso, mas há dias quando fiz no meu aspirador achei mais simples o processo. Até acho que é um processo para tótós.

No pressuposto desse tutorial, devem já ter o token do aspirador, caso não tenham, podem ver este tutorial:

Antes de começar, quais são as vantagens de realizar esse tutorial:

  1. Poder aceder via web a tudo que esteja relacionado com o aspirador, e isso facilmente

  2. Pôr a aspirar várias zonas sem ele ter que voltar a dock

  3. Não necessitamos mais de outra app

  4. Já não comunica com a cloud da xiaomi

  5. Podemos ter o mapa no nosso home assistant (será um uma parte2 do tutorial)

  6. E ainda há mais…

Para começar vamos criar a nossa chave para poder entrar no aspirador, a seguir. Para isso vamos usar o puttygen (para quem não tem instalam o putty que já traz isso). Abrir o puttygen para gerar uma chave.

Meter como na imagem e clicar em “generate”


Depois de clicar em generate, temos que mexer com o rato na parte cinza por baixo da barra que aparece.

Agora vamos clicar em (caso desejas, podes definir uma password no campo key passphrase):

  1. save private key: para guardar a chave privada

  2. save public key: para guardar a nossa chave publica

  3. E agora vamos seleccionar o conteúdo da chave pub, como na imagem e copiar colar isso no notepad++. A seguir guardam isso, por exemplo com o nome minha.pub

image

  1. Podemos exportar também aqui a nossa chave privada, num formato diferente para depois utilizar no soft que vamos ver mais a frente
    image

Agora vamos aqui a este site: https://dustbuilder.xvm.mit.edu/ para criar o nosso firmware que vamos receber por mail.

Preencher como na imagem:


No meu caso tenho um aspirador que é a v1. Vão reparar que a chave pub criada anteriormente foi colocada no campo SSH-Public key
Caso pretende que venha logo com o fork do valetudo, como vai ser explicado mais para frente, e nesse caso não será necessário os passos de instalação do fork. podem selecionar assim:
image

Essa parte está feita e é só aguardar que recebemos o firmware alterado por mail e só quando o receber é que podemos avançar para os próximos passos.

Agora que recebemos o mail com o link do firmware, temos que descarregar o software que vamos usar para flashar o aspirador. Conheço 2, mas o que usei foi o primeiro da lista:

  1. https://github.com/LazyT/rrcc

  2. https://fs.erinome.net/tools/win-mirobo-1.1.0-min.zip

Depois de abrir o software, como disse usei o primeiro, vamos ter que configurar o token. Caso não abre a janela para configurar o token e o ip do aspirador, podem clicar como na imagem:

image
Com isso deve aparecer essa janela:
image
Onde vamos ter que meter o ip do aspirador e o token. Onde tem Message-id não mexam. Ao fim fazem “save”.
Agora vem a parte que vai demorar, flashar o aspirador:

image
Se tudo correr bem, ao fim de 10seg +/- vai começar a preencher as barras, e o processo pode demorar até 10 min.

Caso dêem um erro de comunicação, entre o software e o aspirador, vão ter que realizar um reset ao aspirador. E para o fazer tem que manter carregado o botão reset + botão home até o aspirador dizer que está a fazer reset. Depois de o aspirador voltar, pode demorar 1min como 10 min, verificam que o token se mantém o mesmo, caso mudo, rectificar o mesmo no software, caso se mantenha, avançam com o flash do firmware que já deve funcionar.

Depois do flash, caso não tenham o Valetudo instalado, podes o instalar conforme explicação a seguir.

No momento deste tutorial, existe o Valetudo e um fork do mesmo. Eu usei o fork.

Com isso, vamos descarregar o fork: https://github.com/rand256/valetudo/releases e escolhem o ficheiro valetudo-re_x.x.x_armhf.deb

Depois disso, metem esse ficheiro no aspirador. Alguns de vocês podem não saber como fazer, por isso abrem o putty e metam essas configurações:

image
image
Aqui onde diz browse, vão ir carregar a chave privada que guardamos a pouco, é a que acaba em *.ppk

Depois voltam em session e façam save e clicam em open. Vai abrir a consola do aspirador, deixamos aberto que já vamos voltar ao putty.
Abram agora o winscp e façam o seguinte:
image
Selecionam tudo ou só a session que gravaram mesmo agora no putty e clicam em ok.
Depois disso, é só seleccionar a sessão do aspirador e com 2 clic do rato que vai abrir uma sessão no aspirador.
Ao abrir verifcam que diz isso:
image
Depois disso, é pegar o ficheiro valetudo-re_x.x.x_armhf.deb que descarregamos a pouco e arrastá-lo dentro do winscp para o ficheiro ser transferido para o aspirador.
Feito isso, voltamos ao putty, e vamos realizar os seguintes comandos:

dpkg -i valetudo-re_0.8.2_armhf.deb (continuar a adaptar com a versão que fizeram o download)

depois disso: reboot

Aguardam uns minutos até o aspirador acabar de fazer reboot e podem aceder a pagina do aspirador pelo browser metendo assim: http://ip.do.aspirador

Extra:
Como viram, exportamos a pouca a nossa chave privada num formato diferente, é para poder importar a mesma no software que vimos a pouco:
image
image
E com isso vão poder instalar o valetudo (sem ser o fork) a partir dessa aplicação (e não realizar os passos anteriores=:
image

Espero que gostem!

Parte 2 do tutorial Aqui

4 Curtiram

Olá @ricain. Já há bastante tempo que acompanho aqui no fórum o desenvolvimento deste assunto (aspirador xiaomi, firmware e garantia) No princípio, o que fez com que eu não me aventurasse muito, foi precisamente o não querer ficar sem garantia. Agora que ela está naturalmente a acabar interrogo-me se justifica no meu caso alterar seja o que for. Passo a explicar: Tenho no essencial o aspirador integrado no HA. Mostra-me onde está a limpar, a necessidade de manutenção (substituição de peças) se está a carregar ou não e por aí fora. Manda-me também notificações para o Telegram. O problema é que a minha casa tem 3 pisos. Quando levo “o menino ao colo” do primeiro andar para o Rés-do-chão, ele perde os mapas. Será que nesta situação (casa em altura) tenho alguma vantagem em alterar o firmware?.
Cumprimentos
Sebastião

Olá @sslopes, se não vê vantagens em ter mapa no HA, o aspirador não aceder mais a cloud da xiaomi, o facto de mandar aspirar varías zonas simultâneas sem ter que voltar a dock, isso entre outras… não vejo utilidades em trocar o firwamre. No entanto eu estava no mesmo caso que tu, mas sem os pisos, e troquei na mesma e depois é que vi as vantagens todas :wink:

Agora, existe uma coisa que vi na wiki do valetudo é o facto que existe um ficheiro com o mapa atual…


Será que te trazia alguma vantagem, alterares o mapa quando o levas para um certo piso? E será que funciona? não testei.

@ricain era uma excelente ideia ter um mapa por piso e usar um drop-down no HA para escolher em que piso o aspirador está para carregar o mapa correspondente.

@ricain Boa tarde. Coloquei esta questão desta forma para tentar perceber vantagens. Em princípio sou capaz mesmo de ir para a frente com o valetuto. Espero mesmo é que valha alguma coisa :smile::smile:. Parece-me que o meu principal problema são mesmo os pisos e diferentes mapas.

1 Curtiu

Boa noite @ricain. Estou parado na opção update porque tenho uma dúvida. Onde indico o link que recebi do firmware alterado?. Ou faço download do ficheiro desse link? E na altura do update o software vai pedir esse link ( ou ficheiro)?. Desculpa estas perguntas mas tenho algum receio de fazer asneira e fazer alguma coisa de difícil recuperação. Se fizer asneira posso de alguma forma fazer reset ao aspirador?

Ola @sslopes, no mail que recebeste descarregas o firnware. E no software, na opção do update, é que vais buscar o firmware que descarregaste para o teu computador.
Caso faças asneiras, fazendo o reset, o aspirador volta ao firmware original.

Bom dia. Obrigado pela informação.

Olá @ricain. para seguir este tutorial tenho que fazer o root ao aspirador ou basta seguir este processo?

É só seguir esse tutorial.

Perguntei porque quando tento actualizar o firmware dá erro diz que o endereço não está ponto a receber dados por ssh, mesmo depois de reiniciar dá sempre o mesmo erro.
Após uma pesquisa encontrei um tutorial muito simples que se resume a instalar um APK e fazer flash do firmware.
Está em inglês mas aqui fica o link
Obrigado

Existem tantos forks do vale tudo nem sei qual instalar !

O do post - https://github.com/rand256/valetudo

No forum official do HA tem este- https://github.com/Hypfer/Valetudo

Alguem sabe as diferenças ?

Mete o do topico, o fork neste momento está melhor.
Caso pretendes ao oficial, é só instalar por cima… não precisas de repetir o processo todo.

Bem ando numa luta já alguns dias , não há forma de conseguir flashar :expressionless:

Com a tool do rrcc dá erro de FW validar se há acesso a port 8080 , já desabilitei AV , FW e nada!

Com o mirobo ele conecta quando seleciono o pkg para flash ele dá ideia que não faz nada ! demora apenas uns segundos:|

Tenho a ultima versão 4007 será por isso ?

Fizeste isso?

Caso dêem um erro de comunicação, entre o software e o aspirador, vão ter que realizar um reset ao aspirador. E para o fazer tem que manter carregado o botão reset + botão home até o aspirador dizer que está a fazer reset. Depois de o aspirador voltar, pode demorar 1min como 10 min, verificam que o token se mantém o mesmo, caso mudo, rectificar o mesmo no software, caso se mantenha, avançam com o flash do firmware que já deve funcionar.

Fazer reset, não é carregar só no botão reset, é reset de fabrica que aqui se prentende. Depois disso, vais precisar de obter o token novamente.

1 Curtiu

Esse ponto é importante ! Tks

Já está a flashar! Já agora isto a nivel de updates deixamos de ter o OTA , terá de ser sempre processo manual ?

Sim. Mas a unico coisa que precisas é só de atualizar o valetudo.

1 Curtiu

@ricain já é a 2 vez que fico sem a instalação do fork do valetudo do rand256 , fico apenas com a versão base, já te aconteceu ?

Detecto quando tendo ir ao telegram envir para uma limpeza e fiquei sem acesso :frowning: vou via browser e tenho apenas a versão do valetudo 0.5.2 :expressionless:

Nunca me aconteceu. Flash isso com um novo formware mas ativa essa opção (https://dustbuilder.xvm.mit.edu/) :
image
Vai impedir o roborock de fazer reset durante a noite.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade