Integração Xiaomi! Aqara, Mijia, Roborock e Mi Remote! Consiga seus token de dispositivos Xiaomi do Mi Home de forma fácil! Xiaomi cloud tokens extractor!

1

Antes de adicionar as integrações com os dispositivos Xiaomi ao Home Assistant precisamos dos tokens para o gateway Aqara ou Mijia versão 1 ou 2 com os sensores, um Roborock ou Mi Remote!

Nada de instalar versões hackeadas do Mi Home, com o programa abaixo para windows conseguimos na hora o token!

A documentação do site oficial do Home Assistant orienta essa forma de retirar os token dos dispositivos Xiaomi.

Xiaomi cloud tokens extractor

3

Entre no github dos desenvolvedores e baixe!

Com ele baixado, abra, coloque seu e-mail e senha do Mi Home.
Depois coloque o país em que a conta do Mi Home estão os dispositivos e pronto!
Vão aparecer todos os dispositivos e token deles!

Para o Brasil deve-se usar “us” como o país pois os dispositivos da região Brasil ficam no servidor americano.

Pronto, agora é só adicionar a sua integração com facilidade com o Token do seu Gateway, do seu Roborok ou do seu Mi Remote.

NÃO se perde o acesso ao aplicativo Mi Home após o uso da integração.

Xiaomi Mi Remote:

Vá até o seu configuration.yaml e preencha dessa forma:

remote:
  - platform: xiaomi_miio
    name: "Nome do controle"
    host: 192.168.xx.xx
    token: xxxxxxxx

Xiaomi Gateway e Roborock:

Xiaomicanvas robo

Gateways da Xiaomi e robôs aspiradores Roborock usam a integração Xiaomi_Miio para serem adicionados ao Home Assistant.

Gateways da Xiaomi com suporte a essa integração:

Xiaomi Gateway 1 e 2: DGNWG02LM (suporte total), ZHWG11LM-763 / DGNWQ05LM (só o gateway, não funciona os sensores), ZHWG11LM (não testado), ZNDMWG03LM (não testado), KTBL01LM (não testado), KTBL02LM (não testado), KTBL11LM (suporte total)

Para conhecer os modelos: https://c.mi.com/thread-2282163-1-0.html

Vá em Configurações, depois em Integrações.

Vá no canto direito embaixo e clique em “+ Adicionar Integração” e ache Xiaomi Miio.

Preencha com o Token que conseguiu com o programa para integrar os Gateways ou Roborock!

photo_2021-04-06_16-44-13

Pronto, foram adicionados ao Home Assistant.

3

Xiaomi Sensores:

Para os sensores é pela integração Xiaomi_aqara!

Para a integração Aqara vai precisar da senha de rede, no vídeo abaixo é mostrado isso!

https://www.youtube.com/watch?v=IEnikxBWvgw

Na versão nova do Mi Home tiraram a opção de ver essa senha de rede (pelo menos não achei). Então vai precisar de uma versão antiga para pegar essa senha.

Baixe o Mi Home versão antiga:
https://www.apkmirror.com/apk/xiaomi-inc/mihome/mihome-5-8-11-release

Faça o login normalmente, nas opções do gateway vá em About.

Clique em cima do texto “Plug-in version” algumas vezes vai aparecer uma mensagem.

Essa mensagem e continue até aparecerem novas opções.

Após aparecerem novas opções, vá em Wireless communication protocol.

Agora você vai ter acesso a senha de rede.

Com isso conseguimos adicionar os sensores!

2

Recomendo esse tutorial para quem tem o gateway e sensores Xiaomi:

Xiaomi Gateway 3: ZNDMWG03LM

É necessário instalar esse componente pelo HACS:

Vídeos mostrando como integrar:

https://www.youtube.com/watch?v=CQVSFISC9CE

https://www.youtube.com/watch?v=rU_ATCVKx78

Vídeo mostrando como usar Zigbee2mqtt no Gateway 3!

https://www.youtube.com/watch?v=esJ0nsqjejc

Aqara Gateway/Hub G2H, M1S, M2: ZHWG15LM, ZHWG12LM, ZNSXJ12LM

A integração para esses modelos esta em desenvolvimento.

É isso, um abraço!

Para configurar o cartão do Roborock:

4 Curtiram

Obrigado pelo tutorial, bem mais simples que os métodos anteriores.

1 Curtiu

Boa Tarde,

Desde já agradeço a partilha :grinning:, eu testei, mas no Kit Xiaomi home set, só devolve o Token do HUB. Todos os restantes sensores (sensores de porta, movimento e botão multiusos) só diz o nome e ID e não devolve o token :worried:. Como também poderás observar na 2ª imagem que colocaste-

Abraço,

@Jorge_Moreira não precisas de token nos sensores.

Boa noite @RodolfoVieira ,
Nos vídeos que vi no Youtube fiquei sempre com a ideia que sim, não me digas que basta apenas o ID e nome do sensor :triumph:
Se não for abuso, podes enviar um exemplo de como configurar no configuracion.yaml. certamente que será junto à configuração do HUB, mas confesso que não estou a ver como :thinking:

Obrigado pelo esclarecimento, estamos sempre a aprender :smiley:
Abraço e boas festas.

Não sei que Gateway da xiaomi tens, e se já o integraste no HA se sim, os sensores aparecem de forma automática caso já os tenhas emparelhados com a gateway.
Caso tenhas a gateway v3, lê isto

1 Curtiu

Muito obrigado pela rápida resposta e ajuda.

Já tinha lido e tentado, mas sem sucesso.

O meu gateway é o europeu (DGNWG05LM) já tinha conseguido integrar no HA no imediato, via Xiaomi_Miio, mas os sensores não. :pensive:

Abraço

Boa tarde @RodolfoVieira

Eu nao estou já consegui através do Xiaomi Mii entrar mas não me reconhece nenhum sensor, e tenho vários (sensor porta, movimento, água, etc…) estão todos emparelhados com a Aqara Gateway na app da Xiaomi.

Não estou a conseguir avançar com o sistema de Alarm na Home Assistant , e queria meter o painel de Alarm no Home Screen…

Obrigado

Samuel nem todos os modelos vão aparecer os sensores, qual o seu modelo?

Xiaomi Gateway 1 e 2: DGNWG02LM (suporte total), ZHWG11LM-763 / DGNWQ05LM (só o gateway, não funciona os sensores), ZHWG11LM (não testado), ZNDMWG03LM (não testado), KTBL01LM (não testado), KTBL02LM (não testado), KTBL11LM (suporte total)

Essas informações a cima foram retiradas da documentação oficial no site do Home Assistant.

Se for os que tem suporte total, nessa opção que está escrito “any” você precisa colocar a senha de rede, ali em cima e no vídeo é mostrado onde encontrar.

1 Curtiu

Para além da resposta que o @LeandroIssa te deu , podes mesmo nos confirmar qual é o teu modelo?
O que está escrito na parte de trás do teu gateway?

Boa tarde,

O modelo do meu Aqara Gateway é : ZHWG15LM
Aqara M1S

Ok, já vi… esse modelo requer algum trabalho extra para funcionar, podes lêr aqui

1 Curtiu

A password que te referes @LeandroIssa é a password da minha rede do router???

Tentei limpar para reconhecer de novo o equipamento, e deu em nada…

Nenhuma dessas integrações vai servir pro seu modelo, no inicio do tópico foi mostrado para quais modelos ela serve, acredito que não tenha reparado nisso…

Para o seu modelo o @RodolfoVieira deu a dica.
Entre nesse link abaixo:

Existe uma segunda opção de programa para retirar os tokens de dispositivos Xiaomi!

Boas,

Desde já os parabéns à comunidade, este fórum está espetacular.

Ando a pensar iniciar com o home assistant pois imediatamente identifiquei-me com o projecto e acho que faz todo o sentido.

No entanto cometi a burrice de não ler e pesquisar aqui antes, e à pressa adquiri também um home kit da Xiaomi cujo gateway é também o DGNWQ05LM. Provavelmente irei acabar por comprar a conbee 2 mais tarde para reaproveitar os sensores como já li por aqui ser aconselhado. A minha questão é relativa ao gateway, se alguém pode confirmar se funciona tudo ok a nível da luz/alarme. Tenho a porta 9898 fechada como era de esperar, e pretendo saber se vale a pena estar a abrir/soldar :slight_smile:

Obrigado.

Agora é possível utilizar Zigbee2mqtt no Gateway 3 da Xiaomi!

https://www.youtube.com/watch?v=esJ0nsqjejc


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade