Aspirador Xiaomi Robot - Mapas e firmware alternativo

Nestes últmos dias, dediquei parte do meu tempo a alterar o firmware do meu aspirador.
Recomendo bastante então vou partilhar convosco.

Usei o firmware valetudo

basicamente é preciso fazer root ao aspirador, aceder por ssh como root e fazer upload dos ficheiros do valetudo. têm um tutorial no forum

Configuração no HA:

sensor:
  - platform: rest
    resource: http://<<ip do xiaomi>>/api/remote/map
    name: "vacuum_map_link"
    value_template: '{{ value_json.mapsrc }}'

camera:
  - platform: generic
    name: "vacuum_map"
    still_image_url: http://<<ip do xiaomi>>{{states.sensor.vacuum_map_link.state | string }}
    content_type: image/png
    framerate: 1



Já tive para o fazer há bastante tempo. Nunca ganhei muita vontade de o fazer para ser sincero. Mas que é fixe é :slight_smile: bom trabalho.

@RodolfoVieira Obrigado :smiley: dá um bocado de trabalho, principalmente quando os erros começam a aparecer mas a recompensa é satisfatória

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.

Olá pessoal :slight_smile:

Alguém que use o aspirador da Xiaomi com o firmware Valetudo na última versão ( Beta 0.3.0 ) e que tenha o live map a funcionar no Home Assistant?
Guiei-me por este post mas ao que parece a maneira como o mapa é obtido foi alterado nesta última versão do firmware.

Desde já, obrigado!

Olá @Heisenberg talvez o @ricreis394 te possa ajudar, ele usa isso.

Não estou a usar a versão mais recente do Valetudo.

A forma que estou a usar para sacar os mapas é pelo link: http://<<ip do xiaomi>>/api/remote/map

Tenta aceder pelo browser a esse link a ver se te dá alguma coisa

Exacto. Eu guiei-me pelo teu tutorial e é dessa forma que tenho configurado. Infelizmente quando tento aceder pelo link o resultado é “Cannot GET /api/remote/map”
Na pagina do git do Valetudo, na última release ele mensiona que o mapa agora usa websockets: “The map feature now uses websockets to continuously stream map updates to the Webinterface”

É uma release muito recente ( de ontem acho eu )…Acho que tenho que esperar até que alguém comece a usar e partilhe o método…

Finalmente, e com a ajuda de um membro português que encontrei no Telegram do Valetudo (obrigado Tiago Veloso), já tenho o live map a funcionar.
Nesta última versão do firmware o live map passa a ser transmitido por MQTT. Fica o link para configuração para quem precisar:
Configurar MQTT no Valetudo

Se por algum motivo não conseguirem usar o nano para editar, usem o vi.

Espero que sirva para ajudar alguém também :slight_smile:

1 Curtiu

Boas malta. Qual é a grande vantagem de usar o valetudo? Ao alterar do firmware o aspirador deixa de aparecer na App da xiaomi?

Na minha opinião não vejo vantagem alguma. E não te serve de nada teres o mapa no HA.

Boas, ao alterar o firmware para o valetudo, para além de teres acesso pela app da Xiaomi (se quiseres), tens também o acesso por browser. Ou seja, consegues fazer tudo sem ter o aspirador ligado à internet e a comunicar com os servidores da xiaomi.

Tens também a vantagem de ter o Mapa no HA, tu estando fora de casa, consegues controlar em que divisão da casa está a aspirar. Vale o que vale, o @RodolfoVieira acha que não serve de nada, outros podem achar o contrário. Não é um must mas é porreiro, e dá um aspecto diferente ao teu HA

@ricreis394 sim, é verdade, vale o que vale. Mas se calhar para mim não vale o risco de fazer asneiras e ficar sem o aspirador (não sei se há esse risco, deduzo que sim) uma vez que uso o HA para aspirar por zonas por ser muito mais prático e só uso a app para consultar o mapa para ver se o aspirador fez o serviço bem feito…
Lendo as vossas opiniões para mim acho que também não me iria trazer mais vantagens…
Agradeço o vosso feedback.

Podes limpar as zonas da casa sem teres o mapa …daí eu dizer que não vejo nenhumas vantagens em teres o mapa no HA. Só com as coordenadas consegues limpar as zonas que queres.

1 Curtiu

se passa a ser local sem necessitar de servidores blabla entao vale mesmo a pena
para mim so ponho uma questão, é se vale mesmo a pena o risco de algo correr mal no processo de mudança de firmware ficar sem aspirador hehe…

1 Curtiu

Boa tarde. Sempre tive alguma dificuldade em mexer com imagens de câmaras no HA e mais uma vez isso está a acontecer. Fiz um copy/paste do código mostrado em cima, alterando apenas o ip do meu vacuum robot. Ficou assim:

sensor:
  - platform: rest
    resource: http://192.168.1.33/api/remote/map
    name: "vacuum_map_link"
    value_template: '{{ value_json.mapsrc }}'        
camera:
  - platform: generic
    name: "vacuum_map"
    still_image_url: http://192.168.1.33{{states.sensor.vacuum_map_link.state | string }}
    content_type: image/png
    framerate: 1

O mapa não está a aparecer no cartão copiado também num outro tópico, aqui no fórum.
Que estarei a fazer de mal?
aspirador

em versões mais recentes do valetudo, a única forma de mostrar o mapa é através de um container especifico e não no firmware do aspirador como era feito anteriormente.

@sslopes será a parte 2 do outro tutorial :wink:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade