@dgomes Se entendi bem o raspberry fica a funcionar como “router wireless” querendo dizer que esse dongle tem que estar a proximidade dos sensores que se ligar a ele?
A minha ideia era comprar uns sensores de porta, janela,… sem ter que usar um gateway (exemplo o da xiaomi) e usar só o raspberry com o HA + rede wireless de casa e esses sensores.
Do que vejo não será possivel prescindir do gateway da xiaomi…
Edit:
Apos pesquisas no tio google, os sensores que usam a rede Zigbee funcionam como repetidor entre eles, logo pode ser que funciona bem em minha casa (casa de antiga de pedra…). Daí essa pen poder funcionar bem
os sensores são zigbee, não podem usar o wifi da tua casa… são coisas diferentes.
O zigbee funciona em Mesh (simplisticamente: cada elemento da rede pode encaminhar trafego de outro elemento da rede até chegar ao Hub, uma especie de passa a palavra), isto significa que desde que os diversos sensores estejam a menos de 10m entre si, podes até ter um sensor a centenas de metros do hub.
@dgomes , estava a pensar usar o deconz com uma dongle conbee , parece-me que na prática o efeito será o mesmo com um valor muito mais reduzido , certo ?