Como criar uma rede ZigBee low cost com o CC2531

Continuação da discussão em Equipamento Barato para controlar qualquer equipamento por Infra-Vermelhos:

Equipamento necessário:
Cc2531 Sniffer Bare Board Protocol Analyzer Wireless Module USB Interface Dongle

Dados para configuração AQUI e AQUI

Utilizadores com debugger:

@j_assuncao - zona de Sintra/Lisboa
@Encarnacao - zona Algarve/Faro
@dgomes - zona Aveiro
@ricard0g0mes - zona Aveiro
@Nuno_Silva - zona Lisboa (Marquês)/Moita/Barreiro
@Fl4v10 - zona Barreiro/Azeitão
@Canossa - zona Ponte da Barca
@diogopms - zona Cascais
@DavidSantos - zona Porto Gaia
@AfonsoFF - zona Vila Real
@MiAutomations - zona Loures/Alverca
@andrefilipecruz - zona Torres Vedras
@denkyem - zona Carcavelos/Faro/Tavira
@Peixeiro - zona Covilhã
@ViPeR5000 - zona Mealhada

4 Curtiram

@dgomes para que fique claro, para utilizadores de Hassio isto serve???

Ha developers a trabalhar no assunto :slight_smile:logo para muito breve haverá um add-on

2 Curtiram

@dgomes Se entendi bem o raspberry fica a funcionar como “router wireless” querendo dizer que esse dongle tem que estar a proximidade dos sensores que se ligar a ele?

A minha ideia era comprar uns sensores de porta, janela,… sem ter que usar um gateway (exemplo o da xiaomi) e usar só o raspberry com o HA + rede wireless de casa e esses sensores.

Do que vejo não será possivel prescindir do gateway da xiaomi…

Edit:
Apos pesquisas no tio google, os sensores que usam a rede Zigbee funcionam como repetidor entre eles, logo pode ser que funciona bem em minha casa (casa de antiga de pedra…). Daí essa pen poder funcionar bem :wink:

os sensores são zigbee, não podem usar o wifi da tua casa… são coisas diferentes.

O zigbee funciona em Mesh (simplisticamente: cada elemento da rede pode encaminhar trafego de outro elemento da rede até chegar ao Hub, uma especie de passa a palavra), isto significa que desde que os diversos sensores estejam a menos de 10m entre si, podes até ter um sensor a centenas de metros do hub.

2 Curtiram

Confirmas-te o que encontrei, Obrigado @dgomes :wink:

Vou ter que investir numa pen dessas e um sensor para testar.

Muito obrigado pela tua ajuda.

1 Curtiu

E qual a compatibilidade do CC2531 com os equipamentos TRADFRI do IKEA?

Teoricamente deverão funcionar, mas não conheço nenhum report.

@dgomes , estava a pensar usar o deconz com uma dongle conbee , parece-me que na prática o efeito será o mesmo com um valor muito mais reduzido , certo ?

O principio é o mesmo, mas é preciso entender que neste momento o deconz está mais suportado.

Alguem sabe como fazer o flash a esse sniffer?

Ha um fork novo com boa documentação:

Como o flash é feito uma vez na vida, o ideal é pedir a alguem que use o programador mais vezes para flashar (em vez de comprar)

Adicionado ao post principal. @dgomes Quem conheces que tenha flashado é algum membro do grupo?

Eu tenho o programador :smiley: e no Makers Portugal estou certo que muitos mais. Quem trabalha com microcontroladores da Texas precisa de um.

2 Curtiram

Que programador usas?

O CC debugger da Texas Instruments

1 Curtiu

Realmente tens razão, se for a comprar o programador + sniffer, mais vale comprar a gateway…

Para lá do preço ha fenômeno de termos a gateway da Xiaomi ligado à internet (pouco seguro e pouco privado)

1 Curtiu

Pois, e termos só na nossa rede interna com nada a comunicar para fora sem ser o HA é que torna isso um pouco mais seguro.

Vou pensar provavelmente em comprar o material ou como sugeriste arranjar alguem que tenha esse programador.

e não é necessario ter ligado a gateway ligada a corrente , ligas o USB ao PI e caso tenhas bateria de backup fica assegurada a ligação.

Com a GW da Xiaomi como é 220v tens de ter UPS obrigatoriamente

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade