Como começar (hardware)

Olá a todos, sou completamente noob neste tipo de assunto, mas estou com a uma enorme vontade de começar com o meu projecto.

Neste momento, tenho um qnap já com o HASS instalado, agora faltam-me os aparelhos.

Estava a pensar em Xiaomi (gateway, sensores, tomadas e câmera).

Pretendo montar alarme na garagem, fazer umas automações nas luzes de :house:. (Por ex, a da rua apagar passado 5min qd fica esquecida, ou acender a da entrada qd se chega a casa), controlar os custos do que gasto por equipamento,controlar estores e desligar os standbys.

Que marca de sensores recomendam?

Obrigado.

Olá Tiago,

Tens várias hipóteses. Algumas dependem de funcionalidade outras do dinheiro que estás disposto a investir no sistema, seja devido a estabilidade ou a aparência (dos sensores).

No meu caso utilizo sensores de temperatura e humidade (os quadrados também têm pressão atmosférica) da Xiaomi porque são os mais pequenos (e bonitos) que encontrei. Tenho também sensores de porta e inundação desta marca pelos mesmos motivos. No entanto de inundação também comprei um barato e feio que fica por baixo da bancada e da cozinha e não se vê.

Para utilizares os sensores da Xiaomi tens() de ter a gateway da Xiaomi de modo a receberes a informação dos mesmos. Coloquei um () porque existe uma alternativa que podes ver aqui

Depois tens uma panóplia de sensores que são baratos e que tipicamente funcionam por rf em 433. Isto é bom para sensores, mas não aconselho para interruptores ou tomadas porque não consegues saber o estado real em que estão. Para usar isto a solução mais barata talvez seja a sonoff RF Bridge

Para tudo o que é infravermelhos (AC, televisões, etc) podes usar um broadlink mini Se precisares de 433 e IR podes ver o broadlink Pro que tem os dois e dispensas a sonoff bridge.

Para “ligar e desligar coisas” tens os famosos sonoff. Dependendo do que queres controlar são boas opções. Atenção que ligar aquecedores a óleo a um sonoff pode não ser uma boa ideia IMO.

No meu caso estou à espera de BH onofres para os interruptores, porque os sonoff não cabem nas caixas. O Onofre foi desenhado para ficar atrás do interruptor original. Podes ver aqui. É português mas o tempo de espera deve ser superior ao do correio chinês, pelo que por aqui também não começas a montar nada rapidamente :slight_smile:

Tens também a Alexa ou o Google Home que integram com o HA e são giros para quando tens visitas ou estás no sofá e queres fechar os estores sem te levantares ou pegar no telemóvel.

Agora começas a gastar dinheiro a fazer encomendas e continuas sem nada no HA. (been there). Tens uns componentes engraçados que podes pesquisar aqui no fórum e que podes configurar sem necessidade de hardware:

  • meediaroom -> se tiveres meo/vodafone (sem ser 4K) permite controlares as boxes pelo HA
  • Informações de tempo
  • Preço do combustível no teu posto
  • Informações de trânsito
  • detecção de presença (para o HA saber se estás em casa) Dá muito jeito para as automações

e isto já vai longo. De certeza que outros membros vão-te apresentar sugestões completamente diferentes, umas que não gosto, outras que nem conheço. Isto é um mundo!

PS: quanto a tomadas, da xiaomi não existem em shuko pelo que vais ter de colocar adaptadores. Não aconselho. Mais vale colocares Sonoff S20 enquanto não “chegam ao mercado” os BH Onofre Tomadas.

PS2: As camaras da xiaomi não são compatíveis com HA. Existem duas delas que funcionam com uma alteração de firmware mas não têm as funcionalidades todas. Procura no fórum já há posts sobre isso.

Ps3: Quando encomendares sonoff manda vir também um (ou dois) destes e alguns destes. Vais precisar para alterar o firmware original e ligar ao homeassistant.

3 Curtiram

Obrigado pelo post. Já agora, o Sonoff Basic não cabe nas caixas dos interruptores mesmo sendo só a placa?

Dificilmente. Talvez o consigas meter na caixa de distribuição dependendo do espaço disponível. No entanto já se viram uns quantos queimados, e se estiver sem caixa pode-te danificar outros fios que por lá andem. Para além do facto de teres uma placa com umas pistas de 230V com 5/6cm expostas :grimacing:

Acho que devemos ter sempre muito cuidado com este tipo de material.

Neste caso então seria ou utilizar um Onofre ou um Sonoff Touch certo?

Obrigado @tmarquespt, a tua explicação foi simples mas ao mm tempo complicada pela panóplia de produtos no mercado.

O que me dá mais confiança para começar seria os da Xiaomi, o que me deixa de pé atrás é ter de utilizar o servidor deles. Não sou da teoria da conspiração, mas o gosto de tudo dentro de casa.

1- A solução do CC2531parece fiável a longo prazo vs gateway?

2- Segundo percebi, aconselhas a comprar sensores a funcionar a 433mhz e adquirir o convertor “sonoff RF Bridge”?

3- Qual a utilidade do Informações de tempo e Preço do combustível no teu posto?

4- Qualquer sonoff vou necessitar de alterar o fw com FT232RL FT232 FTDI?

Obrigado

Ola Tiago e bem vindo!

Eu ontem ja nao respondi porque achei que o @tmarquespt respondeu-te perfeitamente e deu-te suficiente para comecares.

E eu uso as luzes MiLight em conjunto com https://github.com/sidoh/esp8266_milight_hub para as ligar por MQTT e dai ao Home Assistant.

A gama da Xiaomi e execelente! Tenho sensores a correr a baterias a quase (ou mais) 2 anos e segundo o Home Assistant ainda so vao nos 45%…

RF 433mhz e fixe e barato para brincar e testar mas deverias tentar nao confiar muito, dito isso podes comprar o Sonoff RF por exemplo ou se te sentires aventureiro o suficiente (encomendar, esperar 3 meses que venha tudo, ligar meia duzia de cabos, carregar Upload) tens aqui este projecto magnifico.

Nao e bom saber em que estacao o combustivel esta mais barato na zona? :smiley:
E imagina que tens uma mini horta a ser regada todos os dias automaticamente, se o sistema souber que que amanha vai chuver e boa idea desligar a rega automatica para esse dia.

Para utilizar com o Home Assistant e nao necessitares de te ligar a cloud deles e ficar tudo local, sim vais ter que flashar todos os Sonoff’s


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade