Devices xiaomi e integração com HA

Os devices da Xiaomi são cada vez mais apeteciveis ao nivel de preço?
Pelo que entendi é possivel usar os devices sem o hub deles, fiquei foi sem entender se é preciso algum hack de firmware.
Pelo que percebi basta utilizar o projecto https://github.com/Koenkk/zigbee2mqtt que inclusive lista os devices que são suportados https://github.com/Koenkk/zigbee2mqtt/wiki/Supported-devices.

Alguem já tem experiência com isto? Qual a opinião?

Aos preços que estão os switchs da xiaomi ( Xiaomi Aqara Smart Wireless Switch) 6€, quase que nem justifica andar a fazer hacks ao sonoff para gerir as luzes.

Qual a vossa opinião?

Será que existe uma alternativa melhor que o zigbee2mqtt?? Também tenho andado a ver um usb dongle com support para zigbee e z-wave daria para ligar os devices da xiaomi?

Eu integrei-os todos, mas com a gateway da Xiaomi. Ao preço que está (uns 20 €), para mim compensa ser usada tambem em conjunto com os sensores.
Traz como opções que já consegues configurar no Homeassistant, mais um ponto de luz em casa: controlo total do led da gateway (cor e intensidade): dá para configurar como alerta ou informação e ligar em caso de movimento e luz de presença, também podes usar a luz como alarme. Também tem uma pequena coluna de som que pode ser usada para alarme ou despertador também possivel de configurar no homeassistant e até podes ouvir radio online da gateway agora também pelo home assistant.

2 Curtiram

@paulo106 obrigado pelo feedback, mas nesse caso tens sempre de ligar a cloud chinesa ne? Era o que gostava de evitar.

O zigbee2mqtt funciona perfeitamente. Tem a vantagem de funcionar com os equipamentos da Xiaomi e de outras marcas também.(incluindo IKEA).
Tens a lista de equipamentos suportados no wiki e tem estado sempre a aumentar.

Podes usar um Cc2531 ligado directamente ao pi (se for o caso)

@tmarquespt A minha ideia era inicialmente ligar ao PI, pelo que li sim também já estou quase convencido que é uma boa hipotese já tinha visto que a lista de devices é grande e sobretudo os da xiaomi era um dos que tinha interesse.

Acho que ainda hoje ou amanhã vou fazer umas encomendas para ir experimentando. Algum sitio em pt que possa mandar vir pra não levar tanto tempo a chegar? :slight_smile:

Para a configuração, sim. Depois na utilização, já não é necessario. Passa tudo pelo Hass, se não me estiver a falhar nada. :zipper_mouth_face:

Se existir, não tem o mesmo preço :wink:

Não tenho de momento nenhum a mais mas vou encomendar ainda hoje. Se precisares depois de flashar isso fala connosco que há aqui no fórum varias pessoas com o CC Debugger.

Eu também vou mandar vir o CC Debugger e alguns devices para experimentar, será que alguem conhece “sitios” online ou fisicos que permitam poupar no tempo de delivery? Já agora um pouco offtopic sites e problemas de alfandegas, existe algum topico sobre isso?

@pjanuario para não fugirmos muito ao titulo do tópico , em relação ao CC debugger, caso continues com dúvidas em relação ao mesmo tens este tópico: Como criar uma rede ZigBee low cost com o CC2531

1 Curtiu

O gateway da xiaomi não precisa de estar ligado aos servidores chineses… Depois de configurares para o HA, podes bloquear o acesso à Internet no router… Eu tenho assim e funciona 5*!

2 Curtiram

Alguém já fez uma rede com os gateways Xiaomi, devido ao espaço ser muito grande na casa? Funciona normalmente?

Não é preciso criar nenhuma rede, os próprios equipamento vão-se ligando entre si para criar a rede. Basta que coloques um equipamento que esteja permanentemente ligado à energia num sítio onde a rede seja mais fraca para estender o alcance da mesma.

Atenção que equipamentos alimentados a bateria não funcionam como repetidores. E não precisas de mais que um gateway, as lâmpadas e tomadas são boas para estender o sinal.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade