Opções Hub Zigbee

Boas,

Muito tenho lido aqui no forum sobre as diferentes tecnologias (zigbee, wi-fi, bluetooth, etc) que nos ajudam na automação e posterior integração no HA.
Para primeiras conclusões que eu tirei e para o que quero fazer, e sem querer entrar em discussão qual a melhor, vou apostar no zigbee pelo seu baixo consumo, preço, fiabilidade e quantidade de produtos disponíveis, sem querer por de parte os restantes equipamentos que em certas utilizações são mais vantajosos.

Agora, o que me leva a ter duvidas é que hub utilizar. O que pretendo adquirir é uma serie de sensores da xiaomi Mijia e sonoff para começar e já tenho uma serie de lâmpadas e painéis da Ikea e respectivo hub.

Questões:

  • É possível colocar o hub da xiaomi a receber informação de outras marcas?
  • O que é necessário para por a funcionar o CC2531? Basta 1 para uma vivenda de 3 pisos? É necessário liga-lo a um pc, ou basta a um carregador?
  • Existem outras opções mais fiáveis?

Cumprimentos

1 Curtiu

Olá @Broa do teu estudo acho que fizeste uma boa escolha.
Respondendo aos teus pontos:

Sim é possível mas muito limitado…
O cc2531 para que opere é necessario estar flashado com um firmware, podes encontrar no fórum que te faça isso ou que te venda já flashado. Quanto a só necessitares de um … vou deixar que alguém mais experiente com situação similar te responda, mas podes usar repetidores para expandir o sinal. Podes liga lo na máquina onde corre o HA . Existem outras opções sim…mas qualidade preço…se calhar não.

1 Curtiu

Mas @RodolfoVieira ao optar pelo cc2531 não preciso do hub da xiaomi? Não perco funcionalidades?
O CC2531 tem que ser ligado ao pc onde corre o HA? É que este pc está na cave e perdia logo toda a cobertura.

Cumprimentos

Que eu saiba além da Xiaomi apenas se consegue alguns (poucos) equipamentos da Philips.

Um nunca irá ser o suficiente mas o IKEA tem uns repetidores por 9,90€ que também são carregadores de telemóvel e que podes espalhar pela casa onde for necessário. De referir que todos os equipamentos zigbee que se liguem directamente à electricidade (lampadas, tomadas, etc) são também repetidores de sinal.

O CC2531 tem de ser ligado ao computador onde corre o HA. Embora possas ligar um cabo de extensão USB existe um limite de comprimento para o mesmo.

Se trocares o hub da Xiaomi pelo CC2531 não perdes funcionalidades, em alguns equipamentos até ganhas funcionalidades extra. Além de funcionar com quase todos os equipamento zigbee no mercado.

Pois, o meu problema é mesmo o pc onde corre HA estar na cave e não acredito que o sinal chegue ao r/c.
Em tempos comprei um equipamento que enviava o sinal usb por cabo de rede, mas não sei se vai funcionar dada a distância.
Já agora, vi à venda uns modulos que tinham uma antena é a mesma coisa? Ter antena aumenta o alcance?
https://pt.aliexpress.com/item/4000199675375.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.304f233eCxLPyt&algo_pvid=759cd323-7cfb-404a-9bd2-e567e43e2922&algo_expid=759cd323-7cfb-404a-9bd2-e567e43e2922-16&btsid=e19f0e79-930b-4a86-8de3-0463301bbd57&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3,searchweb201603_55

Sim ajuda no alcance mas também não faz milagres. Existe aqui no fórum uma Lista de pessoas que podem perto da tua zona te flashar o CC , caso não queiras comprar o programador.

Ter antena melhora :slight_smile:

Podes tb optar por usar cc2530 + ESP8266 (https://www.zigbee2mqtt.io/information/connecting_cc2530.html) para ter o radio mais perto dos devices.

@dgomes mas essa solução obriga-me na mesma a passar cabo.
Tenho que avaliar bem as soluções. Se pelo menos a questão ficasse resolvida com a ligação do cc2531 à rede, estava descansado…

A solução que o @dgomes sugeriu não obriga a passar cabos nenhuns… Deves ter visto mal…

@Maddoctor pelo que consigo perceber entre o cc2530 e o ESP8266 não tenho que passar 4 fios?

Cumprimentos

Tens que os ligar com fios, mas cada 1 pode ter 2cm! No fundo estás a ligar duas placas electrónicas…

@Maddoctor mas o meu problema é atravessar a minha casa de um lado ao outro e uma placa entre a cave e o r/c.
Seguramente estamos a falar 30m de cabo (para passar por uma calha) desde o pc que corre o HA até ao r/c onde quero espalhar o sinal. Depois disso tenho mais dois pisos mas ai existe passagem aberta entre eles que acredito conseguir espalhar o sinal com os equipamentos da IKEA.
Não havendo mais nenhuma hipótese que vocês conheçam, a minha ultima possibilidade é juntar uns trocos comprar e comprar um NUC para ter na sala no r/c. No pc neste momento tenho o pc a correr windows com um software para receber os dados de uma estação meteorologia e o blueiris, uma VM para correr o HA e já é curto…

Cumprimentos

Creio que não ficaste a entender corretamente o que foi dito.

Para teres a melhor cobertura possível podes centralizar o cc onde irá estar ligado a um device com Wi-Fi (que irá servir de hub e por ip enviar a informação do zigbee para o HA), tudo num pequeno formato físico sem cabos (para além da energia), onde podes localizar estrategicamente no melhor local onde o wifi terá cobertura. Outra solução é recorrer a devices que repitam o sinal (tal como a tomada do ikea identificada). A rede do zigbee é mesh… podes ter vários repetidores e os end devices vão ligar ao que tiver melhor sinal.

Off topic: A aposta num NUC em que não estás dependente dos problemas do Windows (atualizações, segurança, consumos de recursos,…) num equipamento com baixo consumo é o ideal para colocares o HA e muito mais. É uma excelente solução, adotada por muitos de nós… só variando as capacidades de hardware por questões de menores/maiores necessidades dos serviços de cctv, nas,…

@Luis_Andrade, tens toda a razão, não li com atenção a descrição.
Então com um CC2530 e um ESP8266 consigo por wi-fi ir buscar os dados para o HA.
Tres duvidas:

  • Uma vez que ambas as placas trabalham na mesma frequência não vou ter problemas?
  • Encontro no aliexpress uma grande variedade de placas com essa referência mas com aspectos totalmente diferentes, quais as corretas e melhores?
  • Necessito de comprar o programador ou quem flasha o CC2531 consegue fazer o mesmo a este?

Cumprimentos

Trabalham na mesma banda mas não necessariamente na mesma frequência… Procura aqui um tutorial em que fala sobre os melhores canais para wifi e zigbee…
A variedade tem a ver com componentes adicionais para melhor sinal… Podes ler sobre isso na wiki do zigbee2mqtt.
Quem flasha um pode flashar o outro, no entanto quase ninguém vai ter experiência com o cc2530. Podes ler tutoriais também no zigbee2mqtt…

Um conselho - lê bem o que te dizem… Responderam-te 3 vezes a mesma coisa até perceberes… :wink:

2 Curtiram

@Luis_Andrade, não querendo fugir ao assunto deste tópico, mas que está relacionado, se quiser comprar um NUC só para correr HA mas estar descansando por uns anos que recomendarias?

Cumprimentos

1 Curtiu

@Broa a resposta a essa pergunta já foi dada por diversas vezes aqui no forum.

Caso pretendas mais esclarecimentos sobre o tema (visto ser off-topic) do NUC sugiro que seja aberto novo tópico ou que passes no discord para debater o tema.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade