Reconstrução de casa e projeto sistema domotico

Boa tarde pessoal,

Sou informático e sempre fui um apaixonado por domotica, no inicio da minha carreira cheguei a trabalhar com sistemas embebidos apesar de a electronica nunca foi o meu forte sempre mais a parte de software.

Vou iniciar brevemente rescontrução de uma casa e queria já deixar algumas coisas de domótica preparadas e outras implementadas.

A minha ideia é criar um HUB com HomeAssistant e começar por testar as seguintes funcionalidades básicas:

  1. Controlar as luzes todas
  2. Controlar a itentsidade das luzes
  3. Controlar os estores automáticos
  4. Permitir que todos os botões de casa continuem a funcionar apesar da domotica
  5. Colocar colunas nas diferentes divisões da casa e controlar quais estão activas a dado momento

Mais para a frente:

  • Alarme
  • Camara
  • Sensores
  • Media Center

Apoio e aconcelhamento

Eu gostava de ter a opinião mais formada de pessoal com mais experiencia, se alguem estiver disposto em aceitar estou pretendo pagar pelas as horas disponibilizadas.

Algumas duvidas?

  1. Como é que devo deixar a instalação electrica preparada? Neste caso que estou a construir de raiz é melhor deixar o quadro de domotica no armario de comunicações e levar daí para os swictches? Como exactamente é que isto funcionaria?
    Também já vi que em alguns casos é possivel colocar alguns dispositivos por tras do interruptor mas tenho receio que depois o tamanha seja um problema. Este ultimo cenário até parecia mais simples.

  2. Pelo que vi um dos dispositivos que daria para fazer isto seria os sonoff, mas sinceramente nao sei quais os indicados para cada caso. Também li que para isso os interruptores deveriam ser de mola para proceder a comutações de estado, está correto? ou usar sonoff deveria usar estes interruptores para todas as luzes?

  3. Para controlar os speakers independentemente como é que o poderei fazer? como é que deverei deixar a instalação feita?

  4. Deverei ter mais algumas coisas em conta na contrução? nomeadamente o tipo de interruptores ou fichas utilizados para facilitar no futuru?

Para começar qual os devices que me indicam e locais para compra (sei que é proibido por posts com lojas se poderem enviar por mensagem privada agradeço).

1 Curtiu

Não sou a pessoa mais indicada para responder na integra este tópico. Porém vou deixar alguns pontos que acho ajudar.
Comecei a trabalhar com domótica há relativamente pouco tempo, comecei por automatizar os estores eléctricos.
A Fibaro da rede Z-Wave tem muitos equipamentos que te ajudam a reutilizar os interruptores que tens em casa e automatizá-los, no meu caso fiz com que conseguisse remotamente fechar e abrir os estores, e mesmo assim poder usar os interruptores. O mesmo acontece com luzes, etc. É uma questão de dar uma olhada.
Realmente o facto de ter um monte de fios dificulta a inserção de volta para a caixa embutida, mas com um pouco de paciência e organização lá encaixam.

Uma das coisas que poderá ser vantajoso, será ter tubação para o chão das casas de banho ou lavandaria para poder automatizar se existe inundações ou não.

Seria vantajoso também ter um video porteiro que consigas ter controlo através de um sistema domótica, poder abrir e ver quem está ao portão é formidável.

Com certeza há mais para dar ideias, mas vou deixar isso para os colegas mais experientes.

Obrigado, pelo feedback Ricardo.

O video porteiro também estava na minha lista de cenas apesar de me ter esquecido. :smiley:
A questão das inundações também me parece interessante, apesar de não estar bem a ver a questão da tubação mas vou dar uma olhada.

Por exemplo, em minha casa, tenho o móvel da casa de banho afixado à parede, ou seja, fica levantado do chão +/- 50 cm. O eletricista, deixou tubo para debaixo do móvel. Não se vê e pode dar jeito.

Vou deixar aqui a minha “solução”

3 Curtiram

Thanks @dgomes parece bem detalhada vou dar uma olhada. Obrigado.

Olá @pjanuario benvindo à Comunidade Portuguesa Home Assistant.
As tuas questões são interessantes, contudo as opiniões aqui são muito diversas pois cada um prefere fazer as coisas consoante o orçamento.
Tudo o que queres pode ser feito de uma maneira económica, ou bem mais cara, depende do dinheiro que queres gastar.
Existe aqui algumas pessoas que têm casas em construção e estão a preparar as mesmas para usar esta interessante plataforma.
Como o caso do @Mervoes.

Um dos principais erros, que o ser humano tem é colocar o entusiamo a frente da racionalidade.
E isso acaba por ser algo que poderia ser evitado com muita ponderação.
Com isto quero dizer, que deves ter muito bem o esquema estudado de onde queres interruptores,tomadas,colunas,pontos de luz etc etc…
E só depois então estudar o que se pode adaptar da melhor forma a esses casos.

Isto porque se a casa está em construção , concerteza que depois vai haver uma vestoria de uma entidade e pode implicar com certos equipamentos não certificados que possam estar instalados, como é o caso de Sonoffs etc… penso não estar errado.
Depois podes optar no caso de interruptores, por interruptores comuns standard, ou touch.
Logo aqui vamos ter que ver o que compensa mais…deduzo que vais ter umas dezenas de interruptores em casa… se formos a falar de casos individuais podes contar com 10 eur coisa menos coisa para cada um, se fores usar por exemplo um PLC como o Diogo demonstrou o caso já é diferente em termos de custos , pois por norma é um produto caro… mas é uma questão mesmo de contas…

Quanto as colunas, é outra coisa que não sabemos das tuas preferencias, queres colunas na parede? no tecto? Nesta questão estou me a lembrar do @Frederico_Oliveira que acho que já montou ou vai montar algo parecido e entende mais de som.

Quando as tubagens, penso que aqui todos partilham da mesma opinião é preferivel tubagem larga para as coisas passarem bem…
E se possivel verificares onde queres coisas que funcionem com 5v e com 230v, é meio caminho andado.
Preocupa-te também com estores, não sei se vao ser electricos, mas espaço não poupes…
Fiação para cameras de vigilancia, não sei se preferes cabo ou wifi…
Sensores de Porta, portões…a mesma pergunta queres por fio, sem fio??
Aqui saber se o orçamento era bom para sabermos o que poder aconselhar…pois faz se coisas fantásticas com o Home Assistant, mas tudo depende de €€

@RodolfoVieira muito obrigado pelo tempo que dispendeste para uma resposta tão completa.
Antes de mais, tu ou alguém tem conhecimento de alguém que tenha faça um serviço de consultoria, por forma a apoiar no desenho do projecto de domotica? Todas as empresas que vi da àrea só trabalham com coisas proprietárias. Eu diria que para experts na àrea à aqui uma bela oportunidade de negócio. :smiley:

Vou colocar notas sobre os pontos que referis-te.

Já vi alguns posts dele em vários forums, tenho estado a tentar obter mais alguma informação sobre os requisitos para isso. Eu não pretendia enterrar muito dinheiro, mas mais ir deixando a casa mais inteligente aos poucos.

É o que estou de momento a tentar fazer, colocar a maioria dos devices que pretendo e tentar entender o que necessita de ser feito já ou o que pode ser feito mais tarde.

Aqui levantas uma questão interessante que eu próprio já me tinha questionado, mas os sonoffs não têm certificação europeia? Eu tinha ideia que sim.
Apesar de a casa não precisar de vestoria porque é uma rehabilitação de uma casa anterior a 1971 e está isenta de licença de habitação (a rehabilitação não vai mexer em estrutura), eu pretendo posteriormente apresentar o projecto na camara para que fique tudo direito, porque eu bem sei o problema que foi agora para a compra. Tendo em conta isso, não fazia ideia que isso poderia trazer problemas numa vistoria.
É por essas coisas que queria contratar alguem com conhecimento mais aprofundado para não fazer asneiradas. :frowning:

A casa terá 20 secções de luzes, sendo que a ideia era que pelo menos uma fosse dimmable e em alguns casos com mais que 1 interruptor.

A nível de colunas honestamente não sou muito exigente com a qualidade do som, a ideia era conseguir ter colunas pela casa toda e poder controlar independentemente, em alguns casos pode ficar no tecto falo em outras não é possivel e terá de ser de parede. Na realidade o empreiteiro “ofereceu-me” na adjudicação da obra um sistema de som, mas que não pode ser controlado independentemente, e que permiti emparelhar por bluethoot mas sinceramente preferi colocar algo que me desse para no futuro controlar pelo HA e independentemente.

Obrigado pela dica.

Para ser honesto eu não vejo nada que fosse funcionar a 5v mas, provavelmente está me a escapar alguma coisa. Podes dar exemplos de devices comuns de 5v?

Os estores serão electricos e era uma das coisas pretendia controlar, serão apenas 4. Que te referes com espaço não poupes?

Isto será alguma mais para a frente, não tenho preferência mas julgo que cabo deve ser mais seguro contudo acho que não será um problema ser wifi. Eu diria que o que tiver melhor relação preço/qualidade.

Talvez pelo meu desconhecimento, acho que neste caso não tenho preferência. Eu diria que mais uma vez relação preço qualidade.

Esta é sempre a parte mais complicada, mas acho que 2K para montar a infraestrutura e alguns controlos me parecia razoavel, por prioridades.

  1. Controlo de todas as luzes ( 1 dimmable e 2 com sensor nas wc’s)
  2. Controlo dos estores
  3. Sistema de som pela casa ( sendo, que até posso ponderar por agora só colocar em algumas divisão e depois extender com o colunas wifi talvez)
  4. Integração do video porteiro
  5. Controlo do portão do carro
  6. Alarme, a pre-instalação já está incluida na obra mas ainda que não instalasse já o alarme queria garantir que a pré-instalação é o que se precisa
  7. Voice assitance em algumas divisões
  8. Microfone para ouvir o puto (que há de nascer pro ano) no sistema de som em casa
  9. Algumas camaras de interior e exterior

Será que eu estou a neglegenciar alguma coisa que deveria ter em conta nesta fase? Calculo que o orçamento não vai dar para tudo, contudo ficava satisfeito se conseguisse fazer os primeiros 5/6 pontos de imediato com a construção. :slight_smile:
Como referi julgo que o home assitant não vai ser um problema, já a minha electronica está algo enferrujada e os conhecimentos de electricidade é mais pro limitada.
Daí que gostava de contratar alguem para me dar apoio nesta altura importante.

Um abraço e muito obrigado pelo o precisos esclarecimento.

Acho que era fixe para pessoal no mesmo “estado” que eu termos isto numa wiki, porque imagino que as perguntas são sempre as mesmas. Outra coisa que talvez fosse interessante nessa wiki seria colocar uma listagem de componentes e possiveis utilizações e links uteis. Ao ver o forum e passar nos diferentes topicos é dificil porque esta informação está espalhada.

Existem aqui algum sitio com algo similar @RodolfoVieira? Terei muito gosto em contribuir, eu ia fazer isso no me github com o que tenho estado a ler e recolher. Que vos parece?

2 Curtiram

Tenho andado a pensar numa wiki já à algum tempo mas primeiro tenho de pensar na melhor maneira de implementar de modo a que esteja facilmente acessível a todos.

Github pages e markdown é simples mas, por outro lado pode ser um problema para utilizadores com menos experiência em GitHub o que pode ser indesejavel.
Por outro lado era muito simples ter reviews do conteudo que ia para o ar e todos podiam contribuir.

O markdown é difícil para a maioria. Estou a pensar em transformar alguns tópicos em wikis pois o Discourse permite fazê-lo.

@pjanuario

Percebendo que não queres enterrar muito dinheiro temos então que optar por soluções um pouco mais trabalhosas e não por marcas mais caras.

De momento, é como te disse antes um estudo bem elaborado de onde queres as coisas… um dos segredos é ter espaço bastante espaço, isto é opta por tubos bem largos onde vais ter tomadas interruptores etc… e usa caixas fundas… e nas caixas de derivação usa tambem caixas largas… isto porque pode ser necessario colocar la dentro depois produtos grandes… como é o caso dos sonoffs, dai eu dizer para nao poupares no espaço…visto que vai ser tudo feito de raiz… era assim que eu faria… inclusive tubos por debaixo do chao… para por exemplo teres colunas atras do sofa… e nao se ver os fios.

Aqui em relação a vestoria eu nao tenho certezas do que falei…nem tão pouco tenho certezas de tem certificação europeia os sonoffs, foi coisa que nunca tentei saber, mas era bom te informares disso sobre a entidade compentente, era uma coisa que interessaria a muitos.

Bom, aqui penso que ja tinha dito que é uma questão de gosto… entre optares por interruptores que standard e posteriormente usares por tras deles os conhecidos modulos bh do Bruno Horta, ou usares os Shelly ligados depois aos interruptores comuns…mas isso terias que gastar dinheiro em ter o espelho mais molduras do interruptor e acrexantaria os modulos… se optares apenas pelos sonoff touch eles tanto ser tanto single como dual ficas com uma linha é mais futurista e podes nao gostar. Estes usam reles mecanicos que ouves o rele quando desligas ou ligas a luz… pode ser incomodativo para ti, mas nao é nada de outro mundo. É a solucao barata, se ainda assim preferires ter os ditos interruptores normais, ah sempre os sonoff ch4 de em que estes poderias os ter ligados junto do teu quadro electrico e passarias os fios todos dai directamente para cada interruptor.
Ou então usar um plc, mas isso é coisa para o nosso amigo @dgomes explicar, custos,vantagens e facilidade de configuração.

Tudo isto aqui necessita de ser programado, sendo que o sonoff 4ch so programas uma vez para cada 4 interruptores, e os sonoff touch, bh,shelly programas cada um indivudualmente.
Ainda assim o nosso amigo @Maddoctor esta em testes com um chip que pode transformar um sonoff com varias saidas, que te tambem ajudar aqui a dar mais sugestões.
Em relacao ao dimmable… aqui a tarefa nao vai ser assim tão fácil , porque iria implicar a teres coisas na parede de cada nação…ou seja não é facil ter tudo da mesma linha… eu como não uso também não sei o que anda aí na “berra” para resolver a questão dimmable, talvez o nosso amigo @tmarquespt possa dar alguma opinião, pois penso que já tentou encontrar solução.

A questão do som, é algo que não é tão simples de resolver embora também não seja um bixo de 7 cabeças, mas é necessário saber o que tencionas mesmo…porque uma coisa é teres uma aparelhagem fixa que ligas , aumentas baixas o volume mudas de estação em todas as divisoes… outra é teres cada divisao a controlar-se por si mesma, e outra é pores o home assistant a controlar tudo no geral ou individual… aqui eu sugeria que abrisses um tópico a parte para debater este tema… pois penso que seria interessante alguém poder debater isto… pois como digo não é um assunto fácil.
Contudo aplica-se a mesma coisa… nao poupes espaço nos quartos, salas etc com caixas e tubos porque com isso depois já e meio caminho andado para se ligar seja o que for.
Ja sabes que colunas wifi, são mais caras… e penso que colunas normais de “embutidas” por fio conseguesse brincar com o home assistant.

Ha muita coisa que funciona a 5v, dou te por exemplo nas mesas de cabeçeira ter umas saidas usb para ligar directamente os gadges para os por a carregar, hoje já há solucao sem fio… mas não é a mesma coisa para o caso dos fast charge.
Mas tambem por exemplo teres em cada divisao um Esp com sensores de temperatura,humidade,luz, etc… inves dos produtos sem fios fica-te mais barato. Aqui neste assunto o nosso amigo @Luis_Andrade é barra em conselhos deste tipo.

Hoje um dos produtos badalados, para controlar os estores conforme já pudeste encontrar aqui no forum em pesquisas, é o sonoff dual R2, este artigo se pesquisares ainda é grande e precisa de espaço para ser instalado, pode ficar junto a caixa de estores, ou na parede numa caixa tipo as de derivação para depois ligarem ao interruptor que vai comandar os estores, e ao motor…aqui talvez já possas poupar algum dinheiro na instalacao dizendo apenas que queres montar os motores as persianas, deixando a instalação depois para o fim… mas ve o que é melhor para ti.
@Mervoes podes postar uma foto da instalação dos teus sonoff dual para o Pedro ver?

Ok aqui a mesma conversa, estuda os sitios onde vao ficar as cameras e deixa tubos bem largos para depois passar os cabos atenção que alguns cabos tem bananas grossas e conectores de rede que sao grandes e precisa mesmo de espaço nos tubos.

Bom aqui talvez os sensores sem fio façam mais justiça, pelo facto de serem bonitos discretos e nao teres que andar a passar fios, existe já alguns no mercado que ate te dizem quanto de carga têm, as pilham duram para uns bons meses, e o Home Assistant pode te alertar para quando as tens que alterar.

Bom aqui, eu quando falava em euros era apenas de produtos e não a contar propriamente com as obras para os instalar, de roços, tubos,caixilharia, caixas etc… mas 2k em produtos para começar diria que já é um bom orçamento, inclusive para ter coisas de reserva… sim porque temos que contar com possiveis avarias… e o mercado hoje nao vai ser igual daqui a 10 anos… e podemos nem ter que mudar tudo…

Bom, podes obviamente contratar alguém que te ajude neste sentido, se fores de Lisboa até quem sabe falar pessoalmente sobre mais detalhes sobre este teu projecto.
Aqui apenas poderás contar com a nossa ajuda se tiver ao nosso alcançe isto e um “canto” de partilha de conhecimento :slight_smile:

2 Curtiram

Claro que a titulo individual podes fazer isso directamente no teu github e depois aqui partilhar o teu git. Isso seria óptima para todos nós.

@RodolfoVieira Mais uma vez muito obrigado pelo tempo disponibilizado e pelas preciosas dicas. Eu sou da zona oeste mas vou frequentemente a Lisboa.
Quando falei em contratar alguem para me dar apoio, referia-me para o caso de alguem no topico trabalhar na àrea e esteja disponivel para esse serviço. :smiley:

A questão da vistoria de facto inquieta-me um pouco. @Mervoes também fizeste casa recentemente, como é que foi isso da vistoria? Já tinhas os sistemas instalados?

Pergunta de quem percebe pouco ainda disto e de electricidade (julgava eu que sabia mais um pouco) posso ligar mais que um switch normal de parede a um channel do sonoff pra controlar uma unica luz? Tipo um botão em cada parede da divisão? Pelo que entendi também isto requer umas alterações dos sonoff com soldas e afins correcto para o usar o pino do botão original? E os botões têm que ser daqueles de pressão/campainha so para activar o sonoff certo?

Por agora vou mesmo continuar a recolher mais informação e ver se consigo montar um esquema global das diferentes coisas, assim o pessoal pode dar a opinião já com mais alguma base talvez. :smiley:
Vou colocar isso no meu github e vou partilhando aqui, apesar de eu ter o hábito de escrever tudo em inglês por lá.

Sei que isto são muitas duvidas e muitas questões tudo ao mesmo tempo, mas neste caso depois da casa construida a coisa complica pra mudar! :smiley: by the way, a obra é de empreitada fechada logo tudo o que seja botões normais já estão incluidos no preço, por isso nao pouparia muito em comprar smart porque saiam do meu bolso, apesar de estar a considerar isso pela simplicidade da solução.

Apesar de ainda não conseguir contribuir muito ao nivel HA e domotica se precisarem de apoio no software destas coisas isso já é a minha area de conforto.

Zona Oeste fica perto para nós de Lisboa. Mafra, Torres Vedras??

Sim, podes ligar os botões em paralelo e qualquer um acende e apaga mas tens de utilizar botões de pressão (tipo campainha) ao invés dos basculantes.

@pjanuarion antes de mais o mais precioso aqui na minha opinião é a nossa partilha de informação.
Com isso sem quer me adiantar muito deverás editar o teu perfil, onde diz mais “Sobre mim” os conhecimentos que falas que tens :wink:

Os sonoffs conforme disse precisam de ser flashados a maioria dos casos , requer que sejam flashados com fios, não é nada de outro mundo e isso podes encontrar aqui.
Se estás confortável em soldar, vai te dar muito jeito para estas questões low cost pois é um requesito :slight_smile:
Mas penso que o Jorge já te respondeu, mais uma vez friso que o pessoal aqui está disposto em te ajudar no que puder, pois cada um partilha o que sabe, ensina o que aprendeu, e aprende todos os dias.

Estás perto, e esta situação em que te encontrás até dava um bom passo de partida para um exemplo de uma casa ligada com Home Assistant :wink: tens alguma experiencia com fotografia? Um passo a passo era genial :wink: A informação que pretendes colocar em Inglês no teu github não penso que será má ideia, não podemos pensar só no nosso canto, mas se pudesses partilhar uma “cópia” conosco em Português seria fantástico.

A minha solução com PLC partiu da permissa base:

  • Se tudo que é domotica falhar a casa continua a funcionar.

Assim toda a instalação é paralela, isso implicou optar por aparelhagem com botões de pressão. Com o PLC (que não é mais que um Arduino MEGA e preparado para 220v) programo todas as interacções com a casa “burra”.

É mais caro que uma instalação normal sim? Sim é, mas o custo principal está na mao de obra de passar tubos para todos sítios partir de um ponto central. E qualquer que seja a solução, se estas a construir é o caminho a tomar, e esquece fazer “poupanças” com wifi’s e “não uso isso”… deixa tudo já pré instalado.

1 Curtiu

@dgomes estás a usar reles com o PLC para o caso de o PLC “morrer” continuar tudo a funcionar?

Como ves @pjanuario o Diogo deu a sua opinião , cada um tem a sua e se queres que te diga, a dele é mesmo muito válida, e um sistema invejável para quem sabe o que faz e o que diz.
Contudo não quer dizer, que não sigas outros caminhos, mais vistos… ou com mais suporte.
É tudo uma questão de muito estudo especialmente, e tempo perdido :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade