Reconstrução de casa e projeto sistema domotico

Sem duvida a opção do @dgomes parece-me vantajosa mas por outro lado também não me parece exequivel nesta altura, contudo se o caminho for os sonoff vou acabar por levar a cabelagem toda para o armário de comunicações. Por outro lado, comprar inerruptores prontos a montar também me parece uma opção interessante assim podia dedicar o meu tempo a outras cenas no HA. :smiley:

Além disso continua a haver um ponto unico de falha o PLC em vez de multiplos devices! :smiley:

By the way respondendo ao @j_assuncao, sou de Torres Vedras.
Não tenho muita experiencia com fotografia, mas o que tinhas em mente, sim pretendo tirar muitas fotos da reconstrução e fazer um log das cenas que vou fazendo com automação. Até porque IoT é uma das àreas que gostava de ter a minha empresa focada. :smiley:

Sim, ha os reles da casa + reles do PLC, os segundos activam os primeiros.

O unico ponto de falha não é mau :smiley:

Sabes logo o que foi, e as coisas continuam a funcionar.

É o chamado WAF :wink:

1 Curtiu

Bela terra! Morei aí 6 anos e adorei. Só sai por causa do preço do passe para Lisboa…

Com a solução do @dgomes (relés + PLC - que é também o que acho melhor, embora não use) se o PLC avariar tens sempre comando manual da iluminação.

Pensei que morria tudo se o PLC falha-se, sim sem duvida parece-me redundante q.b. :smiley:

É sim um bom sitio para morar no meu caso, não é mesmo Torres Vedras mas pertinho da praia. :smiley:

Conhecem algum programa fácil de utilizar para fazer drafts dos esquemas electricos de um projecto destes? Iluminação corrente e afins? Já estou cansado de riscar papel :smiley:

By the way, offtopic, conhecem o slack? https://slack.com/
Eu deparo-me muitas vezes com muita coisas nos forums que sai offtopic das coisas, tal como está acontecer por aqui. Acho que era interessante para o pessoal poder trocar ideias rápidas e afins que vos parece. Desculpem a sugestão de tanta coisa nova, mas é mais forte que eu… :smiley:

Para esquemas simples podes usar o Fritzing. Para coisas mais complicadas não te sei dizer. A ideia do Slack é uma possibilidade a considerar…

O Slack do https://abertoatedemadrugada.com tem um canal #domotica e outro #homeassistant bem frequentados :wink:

1 Curtiu

Desconhecia @dgomes obrigado por essa informação.

Sabia que havia slack mas não de cenas domotica.

Não consigo encontrar o url para o slack deles, tens por ai @dgomes

@pjanuario este tipo de questões estão a sair um pouco do tópico isso já é um assunto que pode ser “conversado” via PM.

1 Curtiu

Deixo aqui o invite pq estou certo mais pessoas podem estar interessadas :wink:

https://join.slack.com/t/aadmpt/shared_invite/enQtMjg0NzA0NjY4Mzg0LTE3ZjFlOGM5YjdiYjZlOGM0ZGY2YjQ0YWMzNmFmZGI5ZmU3YWJlNTdlYjFmMjUzOGUwMDBkNzkzODZhNmQ5ZDc

1 Curtiu

Boas pessoal,

Já comecei por listar as funcionalidades que um dia gostaria de ter para ter uma ideia geral, será que existe algo importante que deveria considerar que de momento não estou?
A lista já está grande e algumas coisas, talvez já seja exagerado mas ideia é perceber o cenário mais completo para perceber que tipo de preparação devo deixar e no que me devo focar incialmente.

Neste caso ainda não defini nada relacionado com controlo de tomadas mas eventualmente para os dispotivos que irão ser instalados já e maior consumo talvez fosse interresante ficar também já preparado ex: caldeira termica, maq. louça, roupa, frigorifico, forno e placa vitroceramica. Qual a vossa opinião??

Que vos parece esta lista? Há coisas que honestamente nem sei se é possivel integrar no HA ou se o custo beneficio compensa. O próximo passo seria ir a procura de componentes possiveis para as diferentes funcionalidades.

Suite:

  • 3 interruptores para controlar a luz do quarto
  • 1 interruptor luz da wc
  • 1 sensor de presença (wc)
  • 2 sound speakers com 2 controlladores (wc & room)
  • 2 sensor temperatura (wc & room)
  • 1 sensor fumos e dioxido
  • 1 sensor inundação
  • 1 voice assistant
  • 1 controlo de estores
  • 1 sensor janela/porta

Quarto:

  • 2 interruptor para controlar uma luz
  • 1 sound speakers com 1 controller
  • 1 sensor temperatura
  • 1 sensor fumos e dioxido
  • 1 voice assitant
  • 1 microfone
  • 2 controlo de estores
  • 2 sensor janela/porta

WC:

  • 1 interruptor para controlar uma luz
  • 1 sensor presença
  • 1 sensor inundação
  • 1 sensor janela/porta

Lobby:

  • 2 sensor janela/porta
  • 1 interruptor para controlar uma luz
  • 1 wall kiosk
  • 1 Alarm unit
  • 1 Backup energy
  • 1 video porteiro
  • 1 Unidade controlo (pi+HA)
  • 1 smart lock

Sala:

  • 1 interruptor para controlar uma luz (stairs)
  • 2 interruptor para controlar uma luz (living room)
  • 1 interruptor para controlar uma luz (dinning room)
  • 1 interruptor para controlar uma luz (couch/wall)
  • 1 controlo de estores
  • 2 sensor janela/porta (big window maybe more)
  • 2 sound speakers com 1 controlador
  • 1 sensor temperatura
  • 1 sensor fumos e dioxido
  • 1 voice assistant
  • 1 Media center
  • 1 camera

Cozinha:

  • 1 interruptor para controlar uma luz (kitchen)
  • 1 interruptor para controlar uma luz (kitchen)
  • 1 interruptor para controlar uma luz (laundry)
  • 1 sound speakers com 1 controller
  • 1 sensor fumos e dioxido
  • 1 voice assistant
  • 2 flood sensor
  • 1 sensor janela/porta

Mezzanine

  • 2 interruptor para controlar uma luz (presence lights)
  • 1 interruptor para controlar uma luz (office lights)
  • 1 sensor de presença
  • 1 sound speakers com 1 controller

Deck:

  • 2 interruptor para controlar uma luz
  • 2 interruptor para controlar uma luz
  • 2 sound speakers com 1 controller

Exterior:

  • 1 interruptor para controlar uma luz (presence lights 1)
  • 1 interruptor para controlar uma luz (presence lights 2)
  • 1 interruptor para controlar uma luz (stowage)
  • 1 interruptor para controlar uma luz (door entrance)
  • 1 interruptor para controlar uma luz (dog flat)
  • 1 sensor janela/porta (arrecadação)
  • 1 sensor temperatura
  • 1 sensor de presença (entrada de carro)
  • 1 controlo portão accesso moradia
  • 2 cameras

Será que estou a exagerar?

O que disseste está ok e eu estou a fazer semelhante mas já passou a inspeção da EDP? Ontem tive de tirar tudo e por como estava para o gajo passar porque não podemos fazer “rewiring” á instalação. Até o amperimetro sdm220 fui obrigado a tirar do quadro.
Atenção que acabas a ter 2 trabalhos
Deixas passar os “nabos” e depois fazes o que quiseres.
Apenas um concelho

1 Curtiu

Sendo uma reconstrução em principio não tem vistoria da EDP

1 Curtiu

@Frederico_Oliveira Obrigado por partilhares a tua experiência, no meu caso ainda estou a iniciar a rehabilitação e já tenho luz na casa, contudo como o contador irá mudar de sitio não sei que tipo de instalação/inpecção será feita mas vou me informar. No teu caso já tinhas luz ou tiveste de pedir a vistoria por causa da licença de habitação?

@pjanuario em minha casa também aconteceu o mesmo. A habitação foi nova mas o contador já existia no terreno, não sei se foi sorte mas não tive cá ninguém da EDP a controlar. O contador também mudou de sitio.

1 Curtiu

@ricreis394 que solução usaste para o controlo de luzes e estores?

@pjanuario para estores usei fibaro roller shutter 2. Usa a rede zwave. Não tenho muita experiência com outros mas estou bastante satisfeito para estores, pena é o preço. Para luzes tenho poucas mas estou a fazer com shelly’s 1 e 2. Estou à espera da próxima remessa de shellys que me vai dar quase para a casa toda.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade