Novo Projecto - domótica em Casa

Olá a todos,

Gostava de obter ajuda da vossa parte, vou remodelar uma casa do zero! Quero tentar implementar algumas sistemas de inteligentes ! luzes, estores, sensores portas, …
Visto ainda estar tudo numa fase inicial posso colocar tudo de inicio! O que aconselham a ler sobre o assunto ou videos com tutoriais

Obrigado a todos pela ajuda.

Julgo que esta thread te vai poder ajudar: Reconstrução de casa e projeto sistema domotico

Se indicares o teu background e o que procuras também te podemos dar dicas ou guiar, DIY vs Ready to use

Depende sempre do valor que pretendes gastar.

Tens soluções de todos os tipos… desde as mais económicas por wifi… até sistemas mais robustos por cabo como o KNX. Ou, optar por uma solução híbrida

Dependendo do pretendido, o tipo de rede terá de estar desenhada para o efeito no momento da construção.

A ideia inicial será colocar um sistema paralelo, permitindo ligar “manualmente” e domóticamente! A casa como vai ser um remodulação, quero já deixar espaço quer nas calhas, interruptores, tomadas e bastidor para depois colocar os aparelhos!

Deves colocar em todos os.interruptores e tomadas caixas de dupla profundidade para ficares com folga para equipamentos do tipo Shelly.

Isto!!

Passa também o neutro em todas as tomadas se não tiveres ainda.

Para além dos neutros e caixas dupla profundidade deves também considerar: tubagem de maior diâmetro; rede estruturada em todas as divisões com diversos pontos por divisão (a mesma substitui a rede telefónica), considerando pontos de rede no quadro e outros locais (teto falso para pontos de acesso,…). Se possível, colocar tubagem para sensores; dimensionamento acrescido no quadro para expansão…
Tentar centralizar as comunicações todas (operador, switch, router, central alarmes,…) ao lado do quadro e interligado.

A reserva no número de tubos e diâmetro para pré-instalação talvez seja o maior “segredo” para teres opção futura. Considera um investimento (agora reduzido), face a mais tarde, caso pretendas… um custo muito mais elevado. Neste momento é só mais uns metros de tubo, no futuro é complicado abrir.

Caso tenhas intensão de colocar teto falso na casa toda, passa toda a tubagem elétrica e de rede estruturada pelo teto, deixando acessos entre divisões e ao quadro.

Muito obrigado pela dicas, vou levar tudo em atenção! Vai ser colocado tecto falso na casa toda, por isso toda a tubagem elétrica e de rede vai passar por lá!

Vou pedir para colocar um ponto de rede em cada divisão, mais 3 pontos de rede para colocar AP na sala de jantar e sala de estar e em mais dois corredores!

@Luis_Andrade Quando falas em sensores, são de movimento?

Luis, eu sempre me questionei o tecto falso é fechado como é que se acede depois aquilo? :roll_eyes:

O teto falso permite acesso na zona que está furada para projetores ou iluminação indireta. Podes passar guias entre as furações e depois tubos adicionais…

Contudo, a maior vantagem é no cenário em que não consigas de forma alguma aceder… será sempre mais rápido, económico e com melhor acabamento final, substituir algumas placas do que levantar o chão . Outra vantagem adicional, será separar a parte elétrica da água (chão)… no caso de inundações.

1 Curtiu

Os sensores que referia podem ser de vários tipos: movimento/ presença, inundação, fumos, gás, temperatura/ humidade, luminosidade… ou, multisensores.

Podendo estar ligados ao alarme e depois ao HA como ligados diretamente.

Qual a diferença entre os shelly e os Sonoff?

Tamanho, os shellys podem ficar dentro das caixas dos interruptores, os sonoffs não

Bem se não tiver neutro em todas as tomadas algo está errado e não tem corrente lol

1 Curtiu

Atenção que os shelly são pequenos mas são uma treta para ligar lol shunts e mais shunts lol

Queria dizer interruptores :slight_smile:

Mais duas questões, que peço desde já desculpas se forem muito básicas … Mas ainda estou no inícial… Será possível instalar o sonoffs em forma bypass? Ligar aos cabos do interruptor , eu posso ligar a luz pelo interruptor e quando quiser ligar pelo home assistant?
O que e o neutro?

@Nuno_Santos :warning: Mexer em electricidade não é uma brincadeira nem algo que se deva levar de animo leve! A electricidade mata…

A morte é mesmo o pior que pode acontecer mas convém não esquecer que até um simples curto-circuito pode provocar um incêndio com consequências imprevisíveis e que, a não ser que mores sozinho num sitio isolado, outras pessoas (família incluída) podem sofrer com o teu acto.

Se não sabes instalar isso e tens duvidas, o melhor será pedires a alguém que saiba ou a um profissional devidamente encartado.

Peço-te por favor que consultes alguém profissional no ramo, as tuas questões para além de básicas que não têm mal ser… são perigosas. O que pode trazer problemas para ti.
Por favor caso queiras ter mais algum conhecimento, pesquisa um pouco.

Respondendo à tua questão, sim é possível, tanto com Sonoff, Shelly ou BH Onofre.

No entanto segue o conselho do Rodolfo se não estás à vontade com instalações elétricas.

Desde já agradeço a atenção e cuidado!

Certo que vou estudar mais sobre o assunto para não correr riscos desnecessários!

Apesar a questão básica e falta de conhecimento!, não vou fazer nada que não tenho a certeza do risco! Os meus conhecimentos de eletrótecnia não ser os minimos, não me vão impedir de aprender para assim poder saber o básico sobre o assunto!

Creio que o objectivo deste forum e outros são ensinar, partilhar e chamar atenção para esses cuidados !! Por isso espero poder continuar a contar com a vossa ajuda.

Muito obrigado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade