Boas a todos. Sou novo aqui no fórum mas desde já vi que existe muita partilha de conhecimento e isso é meio caminho andado para o sucesso! O trabalho em equipa é sempre aquele que mais frutos irá originar!
Sou da área de informática, pelo que a parte de eletricidade não é o meu forte. Tenho andado a pesquisar algumas coisas e começam então a surgir algumas questões.
Vou em breve dar início à construção de raiz de uma moradia em Lisboa e gostaria de adicionar alguma inteligência à casa, à semelhança do post colocado pelo @pjanuario que li com muita atenção e que me pareceu muito interessante. A ideia é basicamente a mesma, mas irei abdicar do som ambiente.
Confesso que após algumas conversas com um colega de trabalho, comprei um raspi e instalei o openhab, e este seria a minha primeira opção para home center. No entanto, após pesquisas da minha parte e alguma navegação, rápido me apercebi que a comunidade de HA é muito mais forte e partilhável que o OH, então a minha ideia já mudou e irei utilizar o HA como o meu home center [isto de estar ainda em fase de inicio dá-nos ao luxo de ainda se poder trocar tudo ]
Uma dúvida que tenho e que poderá influenciar $$ o orçamento que tenho para a obra é o tipo de instalação elétrica, ou seja, se devo colocar em estrela ou não. Cheguei a falar com o eletricista sobre este tema e lembro-me de ele me referir que este tipo de instalação iria encarecer a componente de eletricidade, uma vez que cada circuito eletrico tem de ir ao quadro e isto iria implicar mais cablagem. Deverei optar por este tipo de instalação elétrica?
Outra questão que tenho é em relação aos interruptores de iluminação. Nada tenho contra os interruptores standard. No entanto, a minha esposa prefere os mais futuristas (p.e. sonoff), mas desde que sejam todos da mesma “raça”, ou seja, ter um sonoff no quarto e ter um de outra marca idêntico noutra divisão não será o ideal. Desta forma, e gostando eu também dos sonoff, a questão que tenho é como conseguirei ter alguns interruptores sonoff (1/2/3 Gangs) que possibilitem também dimar a luz. Será possível por tras de um interruptor sonoff aplicar também p.e. um dimmer fibaro? Penso que existem interruptores parecidos ao sonoff que já têm incorporada a função de dimming, no entanto já são diferentes e a minha esposa irá com certeza torcer o nariz. Claro está que, estou sempre aberto a outras sugestões de interruptores que não sejam sonoff e que tenham um aspeto ainda mais moderno / futurista / agradável.
Quanto aos interruptores de estores, uma vez que já sai fora do tema de iluminação, consegui convencer a esposa a colocar uns parecidos a estes
pelo que a coisa fica resolvida (não obstante, irei deixar espaço na caixa de estore para caso um dia queira colocar um interruptor de estore standar, possa colocar um sonoff dual lá dentro). A minha questão com estes interruptores é se é possível flashá-los com tasmota. Alguém sabe? Estas são algumas das specs dos interruptores:
Features:
- Adopts premium tempered glass and flame retardant plastic, safe and durable for long time use.
- Easy to operate with touch panel, press the button for controlling the curtain’s opening and closing.
- Quick and easy setup with the phone APP, allows your family to control together.
- Support Wifi programmable, remote control via 3G/4G/WiFi on mobile
- Smart timing function, turn on/off it at the precise time.
- LED backlight indicator at night.
- Supporting for Alexa, Google Home, etc.
Specification:
Condition: 100% Brand New
Material: Tempered Glass + ABS
Color: White
Voltage: AC100-240V/50-60Hz
Working Temperature: - 20~50°C
Wifi Frequency: 2.412-2.484GHz
Size: approx. 8.68.6cm/3.393.39in
Weight: approx. 195g/6.88oz
Algumas considerações que irei ter em conta na obra é em passar o neutro para todos os interruptores, deixar pontos de rede onde irei aplicar p.e. video-porteiro, camaras no interior / exterior, ligação elétrica para aplicação de sensores, aplicação de caixas fundas. Sugerem que tenha mais considerações em mente?
Em relação a interruptores de escada, ou seja, mais que 1 interruptor para ligar/desligar um circuito de luz, encontrei este post a explicar como ultrapassar esta questão. Alguém tem alguma sugestão quanto a este tema, ou será este o caminho certo a seguir para ter dois interruptores a controlarem o mesmo circuito, ou seja, ligar o circuito num interruptor e desligar no outro, e vice-versa?
Para já penso que estas são as minhas questões iniciais. Agradeço desde já toda a ajuda de todos!