Domótica - Questões iniciais

Boas a todos. Sou novo aqui no fórum mas desde já vi que existe muita partilha de conhecimento e isso é meio caminho andado para o sucesso! O trabalho em equipa é sempre aquele que mais frutos irá originar!
Sou da área de informática, pelo que a parte de eletricidade não é o meu forte. Tenho andado a pesquisar algumas coisas e começam então a surgir algumas questões.

Vou em breve dar início à construção de raiz de uma moradia em Lisboa e gostaria de adicionar alguma inteligência à casa, à semelhança do post colocado pelo @pjanuario que li com muita atenção e que me pareceu muito interessante. A ideia é basicamente a mesma, mas irei abdicar do som ambiente.

Confesso que após algumas conversas com um colega de trabalho, comprei um raspi e instalei o openhab, e este seria a minha primeira opção para home center. No entanto, após pesquisas da minha parte e alguma navegação, rápido me apercebi que a comunidade de HA é muito mais forte e partilhável que o OH, então a minha ideia já mudou e irei utilizar o HA como o meu home center [isto de estar ainda em fase de inicio dá-nos ao luxo de ainda se poder trocar tudo :slight_smile: ]

Uma dúvida que tenho e que poderá influenciar $$ o orçamento que tenho para a obra é o tipo de instalação elétrica, ou seja, se devo colocar em estrela ou não. Cheguei a falar com o eletricista sobre este tema e lembro-me de ele me referir que este tipo de instalação iria encarecer a componente de eletricidade, uma vez que cada circuito eletrico tem de ir ao quadro e isto iria implicar mais cablagem. Deverei optar por este tipo de instalação elétrica?

Outra questão que tenho é em relação aos interruptores de iluminação. Nada tenho contra os interruptores standard. No entanto, a minha esposa prefere os mais futuristas (p.e. sonoff), mas desde que sejam todos da mesma “raça”, ou seja, ter um sonoff no quarto e ter um de outra marca idêntico noutra divisão não será o ideal. Desta forma, e gostando eu também dos sonoff, a questão que tenho é como conseguirei ter alguns interruptores sonoff (1/2/3 Gangs) que possibilitem também dimar a luz. Será possível por tras de um interruptor sonoff aplicar também p.e. um dimmer fibaro? Penso que existem interruptores parecidos ao sonoff que já têm incorporada a função de dimming, no entanto já são diferentes e a minha esposa irá com certeza torcer o nariz. Claro está que, estou sempre aberto a outras sugestões de interruptores que não sejam sonoff e que tenham um aspeto ainda mais moderno / futurista / agradável.

Quanto aos interruptores de estores, uma vez que já sai fora do tema de iluminação, consegui convencer a esposa a colocar uns parecidos a estes


pelo que a coisa fica resolvida (não obstante, irei deixar espaço na caixa de estore para caso um dia queira colocar um interruptor de estore standar, possa colocar um sonoff dual lá dentro). A minha questão com estes interruptores é se é possível flashá-los com tasmota. Alguém sabe? Estas são algumas das specs dos interruptores:
Features:

  • Adopts premium tempered glass and flame retardant plastic, safe and durable for long time use.
  • Easy to operate with touch panel, press the button for controlling the curtain’s opening and closing.
  • Quick and easy setup with the phone APP, allows your family to control together.
  • Support Wifi programmable, remote control via 3G/4G/WiFi on mobile
  • Smart timing function, turn on/off it at the precise time.
  • LED backlight indicator at night.
  • Supporting for Alexa, Google Home, etc.

Specification:
Condition: 100% Brand New
Material: Tempered Glass + ABS
Color: White
Voltage: AC100-240V/50-60Hz
Working Temperature: - 20~50°C
Wifi Frequency: 2.412-2.484GHz
Size: approx. 8.68.6cm/3.393.39in
Weight: approx. 195g/6.88oz

Algumas considerações que irei ter em conta na obra é em passar o neutro para todos os interruptores, deixar pontos de rede onde irei aplicar p.e. video-porteiro, camaras no interior / exterior, ligação elétrica para aplicação de sensores, aplicação de caixas fundas. Sugerem que tenha mais considerações em mente?

Em relação a interruptores de escada, ou seja, mais que 1 interruptor para ligar/desligar um circuito de luz, encontrei este post a explicar como ultrapassar esta questão. Alguém tem alguma sugestão quanto a este tema, ou será este o caminho certo a seguir para ter dois interruptores a controlarem o mesmo circuito, ou seja, ligar o circuito num interruptor e desligar no outro, e vice-versa?

Para já penso que estas são as minhas questões iniciais. Agradeço desde já toda a ajuda de todos!

Eu acabei por mudar de ideias e o som vai ser feito com o google assitant até porque assim resolve dois problemas de uma vez e agora eles também são fazem “sync” entre eles.

Em relação aos interruptores touch a unica chamada de atencao que tenho é que nem toda a gente se adapta a eles, nomeadamente crianças e idosos. Contudo se colocares interruptores wifi em todo lado podes usar instalação em estrela, julgo que o preço também não será barato.

A instalação em estrela fica mais cara porque usas mais cobre.

Quanto a parte do dimmable eu também queria ter na sala, mas tou a pensar em depois optar em colocar uma lampada inteligente, ainda não vi nenhuma solução interessante pra isso mas se alguem souber que avise.

Obrigado pelo teu feedback.
Tenho em casa um sonoff de 1 gang e montei um simples sistema fechado para começar a entender a coisa. Como a esposa gosta, para mim está ótimo. A questão que permanece é se é possível juntar a funcionalidade de dimming. Realmente seria interessante.

Relativamente à instalação em estrela, é mais cara, e por isso precisava saber as verdadeiras vantagens e se o aumento de preço compensa.
Obrigado.

É mais cara mas vai ainda assim sair mais barato dos que os sonoff, julgo eu…

Quanto aos interruptores para dim, os sonoffs não vão servir, esses só fazem o ON ou OFF. Penso que os únicos que existem no mercado são estes: Tuya Dimmer

Aproveito para dizer que aconselho a passares cabo para perto das cortinas, um dia mais tarde podes querer meter motor e já fica pronto. Digo isto porque estou a automatizar as cortinas e agora que a casa está pronta, tenho que andar a puxar cabo de outros pontos, e algumas situações fica meio visivel.

1 Curtiu

Não percebi como comparas o valor da instalação eletrica em estrela com a utilização dos sonoff. Podes explicar-me sff?

Se com os sonoff não é possível fazer on/off com função de dimmer, talvez com estes seja possível.

A questão é se será possível aplicar tasmota para integrarem no HA.

Instalação eléctrica em estrela??? Essa é nova para mim, o que conheço é arranque de motores em estrela/triângulo.

Eu fiz a minha moradia recentemente e optei por colocar sonoff 4ch para toda a iluminação, e sonoff dual para os estores.

2 Curtiram

Ou seja, optaste por interruptores tradicionais com sonoff’s no quadro para os controlares no HA?

Se fosse eu, tubagens ao quadro. Depois dos interruptores ao quadro até pode ser cabo de rede (*)
Interruptores burros, e comando no quadro.
Tens muito mais flexibilidade, e não dependes de WiFi para ter dispositivos a funcionar. Menos consumo de esps (ou similares) ligados 24/7 à espera de receber 2 comandos por dia, mais firmwares, mais updates, mais bugs… Enfim :roll_eyes:

Se os fios das lâmpadas vierem do quadro de forma independente, e os dos interruptores tb, não ficas dependente de 50+ equipamentos

Se um dia não quiseres o sonoff como o mervoes, ou o shelly 4ch, metes um PLC. Um mundo de possibilidades… Eu infelizmente comprei a casa já com estuque nas paredes :tired_face:

1 Curtiu

A Martin Jerry tem uns interruptores com dimm espetaculares…pena não dar para as caixas de cá… :sleepy:

No cenário de teres os equipamentos de controlo no quadro, deves ter em referência determinados conceitos e princípios.
O conceito de ter atuadores (lâmpadas, tomadas,…) e sensores ( interruptores, sensores presença, temperatura,…) não obriga a que tenhas necessariamente de colocar muitos mais tubos (2,3,4 vezes mais). Podes utilizar a instalação tradicional, só com um tubo de maior diâmetro (ex: iluminação mesa sala, tv, sanca,…) o que necessitas é ter fases separadas para cada ponto de luz (um cabo com mais fios, no mesmo tubo) diretamente ao controlador. O mesmo princípio serve para os sensores (interruptores,…).
A principal diferença para o sistema tradicional é que os sensores não estão ligados diretamente aos atuadores. Ficas com redes separadas e depois são “unidos” pelo equipamento de controlo.
Quanto mais afastado estiver o quadro principal, maior o comprimento dos tubos e cabos. Será sempre recomendado centralizar e/ou distribuir por vários quadros e interligar os mesmos com rede estruturada ou bus, dependendo da escolha do sistema.

A minha ideia passa por não gastar muito, até porque a construção da casa já me vai deixar algo depenado.

Por isso a minha ideia passava por interruptores sonoff ou então por dimmers fibaro ou qubino por exemplo. Depois a nível de sensores pensei em utilizar os da xiaomi por terem uma boa longevidade a nível de pilha, mas não descarto sensores ligado por fio.

O cenário que o Luís descreveu parece-me ser um cenário para ser montado por alguém que entenda da matéria.

Cheguei a pedir um orçamento de knx e o valor foi aos 13.000€ sem a componente elétrica. Isto fez com que abandonasse a ideia e fazer-me voltar para o home assistant, tentando fazer as coisas por mim de forma muito mais barata. Sei que não vou conseguir ter tudo cablado como deve ser (exemplo dos interruptores), mas queria fazer o melhor possível.

Podes optar por colocar um duplo sistema para ligar/desligar e dim. Por exemplo: um sonoff touch (vai ligar o circuito da lâmpada) e uma lâmpada com dim (Philips, ikea,…). Neste cenário de iluminação em grupo, nunca vais ficar dependente da parte central (HA) para ligar uma lâmpada. Caso pretendas fazer o dim podes colocar outros interruptores que vão enviar informação ao HA que por sua vez envia o dim para a lâmpada.

1 Curtiu

O cenário mais económico é ter shelly ou sonoff nos interruptores, com uma instalação tradicional elétrica.
Uma solução de compromisso poderá ser conforme o @Mervoes apresentou.
A título de investimento um sistema knx será sempre mais caro. Contudo, a valorização do imóvel poderá refletir o valor.

Utilizar interruptores standard e depois aplicar shelly/sonoff também é uma opção válida.

Uma questão: Os sonoff dual r2 para controlar os estores foram descontinuados? Não os consigo encontrar em lado nenhum. Só encontro sonoff pow R2.

Google is your friend…

https://www.ebay.com/p/Sonoff-Dual-R2-Wireless-WiFi-Smart-Switch-Module-Remote-Control-Automation-Home/10020327409

Não tinha encontrado no ebay. Obrigado!
Os outros já tinha visto, mas como não dizem R2 pensei que não fossem o mesmo modelo. Onde tenho lido fazem questão de dizer que tem mesmo de ser o modelo R2 para permitir controlar os estores.

Não és o único à espera das versões europeias da da mj :sunglasses:

1 Curtiu

Aquilo que eu te aconcelho e foi o que eu fiz na altura de pensar construir, foi ir às compras ao Chinês. Isto é AliExpress e comprei vários sonoff para testar, wemos d1 nodemcu sensores, etc etc e comecei a fazer testes em bancada até chegar a uma conclusão.

1 Curtiu

Obrigado pela dica @Mervoes.
No entanto wemos d1 e nodemcu ainda são coisas que não fazem parte do meu vocabulário. Pelas várias coisas que já passei, estas ainda não me passaram pela frente.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade