Principiante em HA e Domotica

Certo.

Estou a procurar ler o que anda no forum sobre o assunto…

Factores a ter em conta:

  • Não tenho nem uma nem outra solução, será sempre um investimento inicial (e aqui pende para o lado do NUC, pois não estaria a investir em algo para um dia trocar)

  • A casa é alugada e não está “preparada” para domotica, pelo que nunca será um projecto muito profundo, mas sim coisas relativamente básicas. ( e aqui parece que com o NUC estou a usar um canhão para matar uma mosca)

Muita leitura pela frente.

Obrigado a todos,
Gonçalo Pacheco

O NUC, para além da VM do HA, poderá ser utilizado para muitas outros serviços de rede ( NAS, media server, download, cloud pessoal, gravador de tv, voip e iptv server,…) e até ser reutilizado, mais tarde, para retro gaming, media center, pc, …

A parte de expansão (aumentar a RAM e armazenamento) poderá ser também uma mais valia.

Caso comeces a utilizar mais addons (grafana, influx, plex,… ) a carga no equipamento vai ser notória.

Contudo, nesta matéria, não é possível dizer da nossa parte qual será a tua melhor opção. Sempre depende da necessidade individual, prespectiva de futuro e disponibilidade orçamental pessoal.

Se pretendes arrancar já com o mínimo investimento possível, o rpi resolve, … ou, até melhor, um portátil antigo que esteja encostado … mas, tal como disse inicialmente, um acréscimo no investimento, resulta num ganho exponencialmente superior, com praticamente o mesmo impacto financeiro nos consumos energéticos.

1 Curtiu

Tudo depende de qual a tua expectativa de futuro. Aconselho a usar um portátil antigo com Ubuntassio agora de inicio.

A decisão posterior entre a compra de um Rpi ou de um NUC terá a ver, na minha opinião, com o se queres usar a domótica de um modo básico e ligar/desligar luzes, integrar tecnologias diferentes, etc (opção Rpi) ou se queres transformar a casa numa casa inteligente e apagar luzes quando não está ninguém em casa, ligar a climatização quando estás a chegar a casa, sugestão da hora a que sais de casa em função do transito e muito mais (opção NUC).

Mas tudo depende do teu orçamento e expectativas.

P.S.: Existem várias pessoas com NUC como solução e moram em casa alugadas. O mais importante é a tua opção por que tipo de dispositivos a utilizar.

Tudo o que o @j_assuncao descreveu para o NUC é perfeitamente passível de fazer no rpi, sem qualquer tipo de lag, na minha opinião… A vantagem do NUC virá mais do facto de o rpi usar um cartão SD, com os (grandes) problemas que isso traz e da rapidez com que consegues fazer testes e reverter eventuais asneiras… Além de que se quiseres câmaras, esquece o rpi…
Mas lá está, cada caso é um caso. Por exemplo, eu uso uma box (ex)android com software modificado e não podia estar mais satisfeito! :wink:

2 Curtiram

9 posts were split to a new topic: Problema na configuração de cameras

Boa tarde,

Peço desculpa pela ausência de respostas, mas alguns acontecimentos inesperados fizeram me afastar do mundo online.

Entretanto de volta ao tema, ainda sem decidir o que usar, apenas a parte do cc2531 esta tratada que entretanto já chegou.

Um abraço,
Gonçalo Pacheco

Boa tarde,

Já se passaram meses e nada avançou.

Vim cá apenas para dar razão à utilização do SonOff para controlar o aquecedor. Não chegou a nada do que se vê nas imagens, mas ia começar a esturrar.

Penso que o que teve na origem, foi uma mudança de local em que um fio saiu do sitio. Ainda assim, para mim já está inutilizado.

Agora estava a investigar a BroadLink SP3S-EU, para poder ligar e desligar à distância, para já com a respectiva aplicação.

Tendo em conta que o aquecedor tem três níveis 750W, 1250W, 2000W mas apenas é ligado no mínimo e que nas especificações diz que suporta até 3000W, penso que ainda tenho margem para o “factor cagaço”. Será?

Cumprimentos,
Gonçalo Pacheco

1 Curtiu

tenho também um aquecedor da agua que usa resistencias e consome 2000W constantes quando ligado.
Estou a usar neste momento este: https://www.blitzwolf.com/Blitzwolf-BW-SHP2-Wifi-Smart-Socket-EU-p-244.html
E para já sem problemas

Sim, com essa tomada já ficas com um coeficiente de cagaço razoável. Embora, para 2000W ou mais, eu optasse por um contactor e um Sonoff basic.

Bom dia,

Obrigado pelas opiniões. Dificilmente irá estar ligado acima dos 1250W e mesmo neste valor será acompanhado e não em “automático”.

Obrigado,
Gonçalo Pacheco

Eu atualmente estou a usar o que pretendes aplicar.

CC2531
Sensor Xiaomi Bluetooth TH (tenho também um Aqara)
E para o aquecedor, uma tomada 16A do IKEA.

No HA, configurei um Generic Climate e isto ficou um mimo.
Gasto menos energia e a casa está sempre com a temperatura confortável.

1 Curtiu

@denkyem o que acabaste de escrever, poderias publicar na categoria partilha de projectos isso que tens :slight_smile:

Vou pensar nisso.
Tenho também outro pequeno projecto a decorrer que deve ser interessante e até pode ser que o pessoal dê umas dicas, envolve uma bimby e uma tomada com medição de consumo.

Se amanhã tiver algum tempo, publico os 2

1 Curtiu

@denkyem é mais ou menos isso que tenciono montar, para já para o quarto da miúda.

Como ainda não decidi em que base vou montar o sistema, vou primeiro “brincar” com uma maquina virtual no portátil. Mas ontem percebi que me falta o debugger para o CC2531…

Abraço

Há uma Lista num tópico aqui no fórum com pessoas que podem flashar isso.

Boa tarde,

De volta a esta casa. Parece que dois anos depois a coisa está mais próxima de ser alguma coisa.

Muito resumidamente temos:

  • HA a correr em VM VirtualBox no meu portatil para “brincar”
  • 2 Sensores Temperatura Xiaomi Aqara (zigbee)
  • 1 Pen Conbee
  • 1 (são mais, mas só uma está integrada ainda) tomada broadlink SP4EU com capacidade para 2000W (chineses) que está a ligar o aquecedor nos 75W
  • 2 automações para ligar e desligar o aquecedor consoante a temperatura

Em imagens temos isto:

Por enquanto anda em fase de testes.

Tenho tido um desafio, porque ao fim de 4 horas mais ou menos deixa de responder no frontend e perde a connectividade com a Broadlink o que me leva a querer que está relacionado com o Wifi. Entrentanto já tinha o endereço reservado no router e hoje fixei também na VM. A ver…

O outro desafio era que queria colocar isto a mandar mensagem pelo telegram, mas preciso de editar o Configuration.yaml e não consigo instalar add-on porque no supervisor a loja de add-ons foi embora.

Abraço,

Ps: Fico a espera de receber a Pá D’Ouro pelo desenterranço do ano… :sweat_smile:

show

Serve esta?

1 Curtiu

Obrigado @j_assuncao :grinning:

Boas tardes a todos.

Parece que de vez em quando há uns avanços nesta thread.

Por agora a novidade foi passar o HA para uma box tanix tx3… por enquanto estável…

Para já só está a medir as temperatura e humidade com os sensores da aqara que já tinha.

Para “brincar” com mais qualquer coisa, tenho dois candeeiros de pé do Ikea, com duas lampadas (do género do abaixo apresentado) que queria tornar inteligentes (preferencialmente zigbee (conbee ii)) mas sem perder o controlo pelos interruptores (estes ou outros) senão a mulher dá-me cabo da cabeça.

Alguma ideia?

image

Obrigado

Os interruptores ZigBee do IKEA, mas também alguns de outras marcas, permitem fazer bind diretamente com uma lâmpada ou grupo de lâmpadas. Assim, caso a rede ZigBee esteja em baixo , quando carregas no botão a lâmpada acende sempre. Aliás é esse o comportamento por defeito dos equipamentos ZigBee do IKEA.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade