Bimby - Card status e consumos

Boa tarde,
seguindo sugestão do @RodolfoVieira no tópico Principiante em HA e Domotica decidi partilhar alguns dos pequenos projectos (se lhes podemos chamar assim) que tenho aplicados e alguns a decorrer.

Vou começar por o que está ainda em afinações, mas que foi o mais aceite pela esposa :smile:

Trata-se de ter no HA informação do estado da Bimby e poder desligá-la remotamente.
(Quem tem uma Bimby, sabe que das coisas mais irritantes é o barulho que ela faz quando termina, e fica a apitar indefinitivamente.)

O que estou a utilizar é uma tomada com medição de consumo (TP-Link HS110)

O card é baseado em um post no reddit, em que posteriormente quero fazer o mesmo para a máquina de loiça e de roupa.

A parte de saber o estado atual do equipamento (por enquanto apenas a Bimby mas será também aplicado à loiça e roupa) foi baseado em um post do Phil Hawthorne

Conforme o Phil Hawthorne, também criei um input_select com os vários estados possível da Bimby

input_select:
  bimby_status:
    name: Bimby Status
    icon: mdi:noodles
    options:
      - 'Off'
      - Standby
      - Idle
      - Running
      - Finished

O valor em euros, é o que a Bimby já consumiu no mês atual, baseado no post de contabilizar os custos de energia do user @dgomes

Os minutos é o tempo em que a Bimby esteve ligada no mês atual (Idle, Running ou Finished).

Em questão de automações com esta informação, após a Bimby passar de Running para Finished, é enviada uma push notifications para quem estiver em Casa e também para a TV da Sala.

Ainda estou em afinações neste pequeno projecto, pois há situações que o consumo da Bimby baixa e parece que já terminou mas ainda está a trabalhar.
Talvez adicionando mais algum delay antes de mudar de estado, para o caso dela voltar a aumento o consumo.

Espero que gostem e se quiserem mais alguma informação, digam. Assim como também agradeço se tiverem dicas.

5 Curtiram

Top! Mas top top mesmo era descubrir uma porta aberta na tm5/tm6 :smile:

boa tarde,
em vez do TP-Link HS110 posso usar o sonoff pow r2 ?

Sim, o processo é todo o mesmo


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade