Viva,
Sou recentemente chegado ao mundo do Home Assistance e da Domotica em geral.
O mais proximo disso que tenho (e na altura já foi com base em leituras aqui pelo forum), foi um SonOff com sensor de temperatura, para tentar controlar o aquecedor no quarto da minha pequena com eWeLink.
Nunca funcionou muito bem a funcionar com intervalos de temperatura, penso que pelo facto do sensor ficar relativamente baixo fazia com que para detectar a diferença de temperatura fosse necessário aumentar bastante a temperatura do quarto em geral.
Então, agora queria começar a fazer umas brincadeiras com o HA.
Para já tenho apenas instalado numa maquina virtual, para ir ambientando e percebendo do que se fala. O proximo passo será comprar e colocar no RPi.
Para iniciar, queria apenas medir temperaturas das divisões (quatro) da casa e do exterior.
Posteriormente, controlar o dito aquecedor consoante a temperatura.
Aqui começa a primeira dúvida: tendo em conta que a casa é alugada, não quero andar a passar fio e gostava que fossem “autoalimentados”
Pelo que vi, os sensores da Aqara resolvem o meu problema. Gostava de os utlizar com alternativa à gateway (zigbee2mqtt?!?).
Malta experiente, será esta a melhor opção?
Obrigado por qualquer ajuda que possam dar. Já percebi que isto é um mundo e as opções são muitas.
Cumprimentos,
Gonçalo Pacheco