Múltiplos cliques em Interruptores de Mola (Firmware Tasmota com Rules)

Quem está a a construir, a remodelar ou simplesmente a melhorar a sua casa, não pode esquecer-se que uma das coisas mais usadas são interruptores.

Existem no mercado, vários, para todos os gostos. Aqui não pretendo falar dos mais apropriados ou dos mais bonitos mas apenas dos interruptores chamados de Interruptores de mola, vulgo, campaínha.

Para tornar estes interruptores ditos normais, em inteligentes, podemos comprar no mercado vários dispositivos, tais como: Shellys , Sonoff Mini, Bhonfre, entre outros.

Nesta publicação quero partilhar convosco de como podemos tirar o máximo partido destes dispositivos WIFI com o uso directo de um ou mais interruptores de Mola.

Nesta abordagem vamos nos focar num firmware especifico, com o nome de Tasmota.

Qual é então o foco?

O foco é usar apenas um interruptor para várias acções, isto é (uso de cliques):

1 Clique executa função A
2 Cliques executa função B (states=2)
3 Clique pronlongado executa função C (states=3)

(Contudo, nem todos os dispositivos referidos acima são capazes de fazer todas essas 3 funções)

Dito isto, vamos começar!

Shelly 1

1 Clique
Clique Pronlongado

Para que essa funções funcionem , é necessário alterar alguns parametros no firmware.

CENÁRIO 1:

1 clique activa o relé do Shelly.
Clique prolongado controla outro device para fazer X coisa. (exemplo ligar/desligar luz garagem)

Na consola devemos escrever os seguintes parametros…

CENÁRIO 2:

1 Clique controla outro device que NÂO o que está ligado ao shelly. (Exemplo luz do quarto)

Clique Prolongado controla também outro device. (Exemplo ligar/desligar luz piscina)

Sonoff Mini

Com o sonoff mini podes activar 3 funções (1 Clique, 2 Cliques, Clique Prolongado)
Terás que ligar o interruptor ao s1 e s2, no módulo escolher Generic e usares estes parametros: GPIO 04 : button2 (18)

CENÁRIO 1:

1 clique activa o relé do Sonoff Mini
2 cliques controla outro device para fazer X coisa. (exemplo ligar/desligar focos cozinha)
1 clique prolongado controla outro device para fazer X coisa. (exemplo ligar/desligar focos quintal)

Na consola terás que activar:

BH OnFre

Com o BHOnfre podes activar 3 funções também(1 Clique, 2 Cliques, Clique Pronlogado)
Para o BHOnfre vais usar este template:

{“NAME”:“BHOnofrebyCPHA”,“GPIO”:[255,148,255,149,21,22,0,0,17,18,255,255,255],“FLAG”:15,“BASE”:18}

E configurar os Gpios desta forma:

Caso o teu interruptor apenas seja de uma tecla podes configurar apenas o gpio12 caso seja de duas deves também configurar o gpio13.

O gpio 12 e o gpio 13 são os gpios onde vais ligar os fios do teu bhonfre ao interruptor.

CENÁRIO 1:

1 clique activa o relé ou os relés do BhOnfre
2 cliques controla outro device para fazer X coisa. (exemplo ligar/desligar luz garagem)
1 clique prolongado controla outro device para fazer X coisa. (exemplo ligar/desligar luz suite )

Na consola terás que activar:

:warning: O exemplo acima é para controlares 3 devices diferentes num interruptor, mas se tiveres um interruptor duplo ligado ao BHonfre podes controlar mais 3 devices. Basta para isso criar uma nova rule. O mesmo se aplica a interruptores triplos ou quadrupulos…
Apenas tens que configurar os button no módulo como te mostrei acima, e posteriormente mais rules. Rule1, Rule2, Rule2, Rule4 etc…

Dúvidas? Comenta :slight_smile:

Feito com o apoio de @Maddoctor

4 Curtiram

Comprei casa agora e tenho lâmpadas inteligentes que quero trocar por interruptores. Esses de mola parece me uma boa ideia e ao ocupam tento espaço na caixa pelo que vi? Onde se compra isso? Pelo que vi o bhonofre é o que funciona melhor certo?

Bom dia.

Esses botões de pressão vendem-se em qualquer casa de electricidade, ou lojas de bricolage. A profundidade deles varia de fabricante para fabricante pois botões de pressão ou interruptores são exactamente iguais a nível de dimensões.

Eu ainda não experimentei os bhonofre (mas cada vez tenho mais vontade de o fazer) mas parece-me que com esses a ligação é mais fácil de fazer para ter 6 sinais diferentes . Com o sonoff mini também consegues ter 6 sinais diferentes, com um botão de pressão duplo podes ligar um ao s1/s2 e se soldares 2 fios aos contactos do botão físico ( que é o button1 na consola) do sonoff mini podes ligar o outro botão de pressão e ter assim mais 3 sinais.

Existe algum interruptor deste género sem ser preciso flashar e que permita várias acções?

Os interruptores da Shelly permitem várias acções e integram directamente no HA.

Bom dia.

Embora já seja um tópico com 2 anos ainda continua válido e muito útil. Tenho uma questão em relação à utilização de rules para controlar o próprio device, é possível? Passo a explicar a situação, onde estou a utilizar um shelly 2.5 e botões de pressão:

Para subir e descer o estore é necessário que cada interruptor esteja sempre pressionado. A ideia seria que quando fosse detetado o clique prolongado o estore subisse, ou descesse, mediante o botão que estivesse a ser clicado.

Obrigado pela ajuda.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade