Estores elétricos - Controlo wi-fi + espelho físico + controlo RF

Boa tarde,

Em primeiro lugar, apresento o meu agradecimento aos fundadores deste fórum pela iniciativa de criarem e manterem esta knowledge base que se está a revelar fundamental para quem pretende ter uma casa inteligente. Será ainda mais no futuro pelo crescendo da domótica.

Tive a oportunidade de investigar um pouco os vários tópicos de modo a perceber se encontrava uma solução directa e eficáz mas não consegui encontrar nada que fosse direto conforme pretendo, deste modo exponho a minha dúvida.

Estou recentemente a remodelar a minha casa, que tem estores. Felizmente, tenho a possibilidade de colocar estores eléctricos sem abrir muitos roços para colocar interruptores, quais não dispenso pois cabo é cabo (requisito 1). Contudo, pretendo iniciar desta forma a minha casa inteligente. Para o efeito pretendo também instalar o meu Home Assistant num Synology e assim ter o meu hub, não descurando a minha privacidade e segurança (requisito 2).

Adicionalmente, pretendo ter um controlo remoto físico RF (requisito 3) e controlar via HA (Requisito 4), todos os estores. Do que tenho lido, necessito sempre de conjugar soluções e adquirir equipamentos distintos para fazer tudo isto. Comprar um Shelly, comprar um Sonnoff bridge, comprar comandos RF para falar com o Sonnoff bridge, etc. Encontrei algo bastante interessante que faz tudo isso mas funciona com Tuya (viola o requisito 2): controlador zemismart/LoraTap com Wi-Fi + RF.

Em suma, o que pretendo é:
1. Ter um espelho para controlo dos estores através de botão;
2. Garantir a privacidade e segurança dos meus equipamentos inteligentes, ou seja, independência de cloud/internet;
3. Controlo por comando RF; (não dispenso pois a praticidade de ter um comando na mesinha de cabeceira ou secretária é excelente)
4. Controlar via HA, ou seja, ligação por Wi-Fi sem intermediários.

A casa tem 3 pisos e a cobertura será garantida por Wi-Fi através de powerline (poderei ter problemas de interferências com os controladores, como por exemplo com um shelly 2.5?). Por este motivo, temo que Sonnoff bridge venha a ser uma solução cara pois teria de comprar os shelly, os controlos RF e ainda comprar bridges Sonnoff para colocar em vários locais da casa. O ideal seria um Shelly com RF integrado, que no fundo é o que esse zemismart/LoraTap faz.

O flash de controladores para colocar Tasmota (nunca o fiz) é uma opção viável desde que o RF continue a funcionar (será que ao fazer no Zemismart/LoraTap continuará a funcionar após um possível flash com Tasmota? (isto se der para flashar))

Alguém me consegue direccionar ou dar algum palpite?

Cumps.

1 Curtiu

Bem vindo.

Eu pessoalmente dispenso essa parte. Simplesmente porque o equivalente ao comando RF que uso é o telemóvel.
Além de fechar e abrir os estores, controla as lâmpadas e tenho tudo num único device.
Pensa nesta possibilidade. Simplifica mais a instalação e aumenta a versatilidade…
Senão é mais um comando para estar a apanhar pó.
A outra vantagem do telemóvel é que a cara metade pode ter outro “comando”.

Relativamente ao WIFI por power line, ainda vai ser adquirido ou já o tens?
Tenho lido opiniões completamente opostas sobre essa tecnologia. Eu pessoalmente não o implementaria se fosse um novo investimento.

Olá João.

Agradeço a tua rápida resposta.

Notar o seguinte: jamais dispensarei o smartphone. Mas também não pretendo dispensar o controlo RF pelo menos em algumas divisões. Por experiência noutras casas, é uma solução muito mais prática em certas circunstâncias.

Ainda não tenho a solução Wi-Fi por powerline mas é a solução mais viável para o que preciso pois entre betão, paredes e alguma amplitude que a casa tem terei de investir em muitos equipamento para fazer Mesh que com powerline muito provavelmente não terei.

Olá, benvindo à CPHA.
Relativamente à tua questão e uma vez que estás a remodelar a tua casa aconselharia a leitura deste Tópico.

Estores Electricos…pois bem, é um assunto que muito já aqui foi debatido e cada caso é um caso , existe uma data de factores que dependem das nossas escolhas… mas nos estamos aqui para aconselhar.
Eu recentemente converti os meus estores manuais para eléctricos e depois de algumas opiniões trocadas decidi aproveitar o facto de colocar os estores para no mesmo device colocar sensores, minimizando assim o custo e tirar maior partido do equipamento.

O meu conselho, é para já esqueceres os Shellys 2.5, porque? pela falta de poderes adicionar mais funcionalidades muito interessantes.

Primeiro: Interruptores
Não sei se sabes ou não existe no mercado interruptores de pressão vulgo campainha de variadissimos fabricantes… os mais comuns/baratos e recomendados são da EFAPEL.
Contudo se vais colocar estores, recomendo que começes bem…

Interruptores de pressão , se leres este Tópico irás entender o porque desta recomendação.

Interruptores de pressão permitem que “ganhes” variadissimas funções que um interruptor dito normal não tem.

Exemplo:

Se carregares no botão para cima

image

O estore sobe se carregares para baixo o estore desce…

Mas… se clicares duas vezes seguidas no botão para cima ou duas vezes no botão para baixo podes executar outras funções…
Por exemplo… subir ou descer todos os estores da casa , ou acender luzes, ou o que a tua imaginação te permitir.

Um clique longo no botão da esquerda podes por exemplo ligar o alarme a casa, e um clique longo do botão da direita desligar o alarme.

Existe também a possibilidade de instalares estes interruptores:

image

Quantos mais botões mais funções…

Agora…porque não o shelly 2.5 aqui? preço…e como disse falta de funções…
O que podes instalar? Caso tenhas espaço dentro da tua caixa de estore e uma vez que preferes cabo…recomendo que uses um Wemos ou um Nodemcu estupidamente barato , com uma placa dupla de relés tambem estupidamente barato.
Se avariar? Fácil substituição.

Vantagens?
Muitas e boas :slight_smile: , tal como me recomendaram a mim, podes usar o gpios disponives no wemos para nessa mesma divisao onde tens os estores, colocares um sensor de Luminosidade, e um sensor de temperatura e humidade.
Ou seja talvez por menos de 6, 7 euros tens isso tudo e TOP.

Comando RF, sugestão… se é para teres na mesinha de cabeçeira, recomendo um botão zigbee da xiaomi
image

Colocas uma lampadas zigbee na mesinha de cabeçeira e acendes e apagas com esse botão,
como usas o mesmo tambem com cliques para subir ou descer o estore.
Informação BÓNUS: Durante a madrugada quando clicares no botão pode acender a luz mais fraca isso fazes com uma automação.

Casa grande? Compra de um cc2538+2592 ou dois para dar conta bem do recado no que diz respeito a rede zigbee.

Dúvidas? Podes lêr e reler mais o fórum que encontras muita informação útil ao que aqui foi falado,
Questões flash? Passa no nosso discord

1 Curtiu

Olá Rodolfo.

Muito obrigado pela tua resposta. Foi muito completa e abriu bastante o espectro, pois estou ainda a marinar ideias. Fiquei muito mais lúcido quanto às hipóteses que tenho em mão.

Tentando dar uma resposta a algumas dúvidas pertinentes que lançaste ao longo do teu raciocínio por não ter partilhado com exactidão certos detalhes:

  • Estou a pensar colocar interruptores de pressão da Legrand, para ficar compatível com todos os restantes espelhos que já possuo na casa;
  • Actualmente tenho janelas e estores com caixas de estore de madeira, super largas pelo que ao substituir terei de rematar e tenho muito espaço para deixar uma caixa de distribuição adicional com espaço para colocar equipamento e não só na caixa do interruptor, o que é um plus;

Vantagens?
Muitas e boas :slight_smile: , tal como me recomendaram a mim, podes usar o gpios disponives no wemos para nessa mesma divisao onde tens os estores, colocares um sensor de Luminosidade, e um sensor de temperatura e humidade.
Ou seja talvez por menos de 6, 7 euros tens isso tudo e TOP.

Gosto deste ideia. Contudo, o sensor de luminosidade, temperatura e humidade ficariam ligados ao wemos de que forma? Cabo, Wi-Fi ou Zigbee? Pergunto pois, se for por cabo teria de sair da possível caixa de distribuição algum tipo de cabo para ligar ao sensor? O sensor ficar dentro da caixa não é adequado, pois assim os indicadores não serão correctos para a respectiva divisão. Esta dúvida é talvez fruto de inexperiência.

Obrigado.

Bom, primeiro que tudo é necessário que consigas ter 220v dentro da caixa dos estores…
Uma foto dessa caixa ajudaria a perceber como são…
Eu não sei se já tens estores térmicos ou não… se já os tiveres, dentro da caixa terás muito espaço para teres lá os equipamentos necessários.

image
image
image

O esquema será identico a isto:
image

Podes usar um cabo de rede, para levar os fios do wemos até ao interruptor…
O sensor de temperatura eu coloquei no buraco onde a antiga fita entrava para dentro da caixa…
O sensor de luminosidade consegui passar pelo aluminio e está na rua juntinho à janela… mas também o podes por directamente no interruptor se fizeres um furo de 2 ou 3mm.

Dá um bocadinho de trabalho, mas o resultado final é muito bom…
O @Maddoctor poderá acrescentar mais alguma coisa, pode me ter escapado algo e a ideia surgio dele, o @tmarquespt implementou o sensor de luminosidade no interruptor poderá também te mostrar algumas fotos.

Rodolfo, assumo que estes três equipamentos correspondem não só ao controlador como ao sensor de luminosidade, temperatura e humidade, correcto?

Poderei sempre ter a chance de implementar só o controlador para Wi-Fi + Zigbee (em detrimento do RF) e posteriormente implementar os restantes sensores, diria.

Algumas imagens das minhas caixas de estore, sendo que do lado direito ou esquerdo poderei sempre colocar uma caixa para colocar todos os equipamentos necessários lá e por onde os cabos dos motores do estore e do interruptor passam por lá. Estas caixas vão desaparecer e ao preencher os excessos que actualmente tenho à esquerda ou direita, deixo a dita caixa. Os actuais estores são térmicos.

Cumps.

O sensor de temperatura não coloquei nas fotos anteriores, mas será este que poderas colocar:
image

É um sensor de pressão,humidade, temperatura, e poderas o colocar aqui:
image

Quando tirares a fita, fica exposto ai um buraco e poderás colocar aí.
Depois fazes uma tampinha 3d para tapar, ou mandas fazer.

O sensor de luminosidade é isto:
image

É algo muito pequeno.

Se essas caixas vão desaparecer, poderás eventualmente fazer umas ai perto, tipo de derivação para que consigas ter os equipamentos todos ai dentro.
Não te esqueças que os fios do motor terão que ir para dentro dessa caixa que irás fazer… pois os fios vão ligar aos relés… e do wemos sai um cabo de rede até ao interruptor, quando fizeres o roço já que o vais fazer faz logo para medida de 20… já que vais partir a parede mais vale espaço a mais do que a menos… ninguém preve o futuro.

A caixa será significativa. Contudo, não irei abrir roços. Tenho forma de ligar o estore a uma caixa de derivação já existente que nas imagens que enviei não consta mas está um pouco ao lado. Irei aproveitar o tubo que vai dessa caixa para interruptores de iluminação e consequentemente abrir mais 1/2 buracos para colocar interruptores para os estores.

Fiquei sem perceber o seguinte: “e do wemos sai um cabo de rede até ao interruptor”. Necessita realmente de ser um cabo de rede?

Não necessita de ser um cabo de rede… necessita que leves para lá pelo menos 3 condutores se fores usar um interruptor duplo.
1fio que é o comum, 1 que sobe, e 1 que desce.
Quando te falei de um cabo de rede, era no sentido de se quiseres por o sensor de luminosidade no proprio interruptor, teres lá mais condutores disponiveis.

Rodolfo, agradeço a tua ajuda.

Irei pensar melhor nas diversas dicas e soluções que apresentaste. Diria à primeira vista que será uma solução com um pouco mais de tempo e trabalho mas de mais baixo custo no geral.

Obrigado.

Não só de baixo custo… como algo interessante de implementar ficas com tudo wired, a excepção do “wifi” e com sensores que posteriormente os podes usar nas automações que poderás criar.
Como subir ou descer estores consoante a luminosidade na área, ou até mesmo consoante a temperatura.
Uma vez que vais “remodelar” não perdes nada, antes pelo contrário poupas dinheiro face a outras soluções que irias usar pilhas…e mais caras.
Mas isto é só uma ideia… “eu” no teu lugar era o que faria… Mas concerteza que poderás encontrar aqui alguém que te apresente soluções muito melhores.

1 Curtiu

@RodolfoVieira, não me deixei alongar muito até ter mais dúvidas, visto que continuo a ler e investigar. Nos próximos tempos irei talvez tirar dúvidas mais específicas no vosso Discord. Contudo, para já, visto que o tópico poderá ser uma boa referência para pessoas que no futuro venham a ter as mesmas dúvidas, continuo a questionar por aqui dúvidas pertinentes da solução que tenho agora em mãos.

Algumas questões:

  • Significa, portanto, que os controladores para os sensores e estores que antes apresentaste não suportam Zigbee e que estes controladores cc2538+2592 que sugeres fazem a ponte entre o Zigbee e o Wi-Fi, correcto?
  • Consegues dar um exemplo de um dispositivo desses que eventualmente de adquiririas?
  • Onde colacarias estes dispositivos? Também numa das possíveis caixas de derivação que irei colocar ou terá de ser num outro local da casa?

Mais uma vez obrigado.

Podemos continuar a conversa no discord.

Boa tarde
Aproveitando este topico, estou a criar um projecto semelhante com esp+relés duplo mas quero manter o meu interruptor duplo mecanico da efapel.
Qual o melhor sistema de ligação? O que está no esquema? Fiquei com a dúvida se o interruptor do esquema estava a comutar 5v nos pinos do ESP?

Obrigado

E porque não um Shelly 2.5 @Deltamike?

Preço e tenho alguns ESP32 e relés duplos em casa. Pelo preço de um Shelly 2.5 faço dois estores com ESP.
Por acaso não preciso de mais sensores ligados ao ESP mas se quisesse era possível, coisa que com o Shelly não permite.

1 Curtiu

Olá Daniel,

Eu optei pelos Shelly 2.5

A decisão foi simples: disponibilidade para o DIY e também porque a minha Maria também mora cá.

Solução cara? Talvez. Contudo, funciona 5*


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade