Não é novidade para muitos que, para flashar o sonoff mini não é necessário ( embora seja também possível ) soldar fios nem ligar ao nosso PC através de um ftdi.
O que venho mostrar é que agora o processo de flashar “over the air” (OTA) ficou mais simples e já sem necessidade de criar um hotspot nem sequer de ter um PC com wifi.
Então vamos começar:
Primeiro
- Ir à app ewelink para actualizar o firmware para a versão 3.5 ( depois disto já não
será mais necessário ir à aplicação )
( Com esta versão também já não é necessário colocar o jumper (shunt) que vem na caixa.
Segundo
-
Pressionar durante 5 segundos o pequeno botão do sonoff
- desta maneira o sonoff perdeu o emparelhamento com a app
-
Pressionar novamente durante 5 segundos o botão do sonoff ( até o led ficar a piscar sempre com a mesma frequência )
- agora o sonoff entou em modo AP ( acess point )
-
irá aparecer uma rede wifi com o nome do aparelho ITEAD-xxxxxxxx, em que a password por defeito é : 12345678
-
Colocar o seguinte link num computador ou telemóvel ligado à vossa rede doméstica: http://10.10.7.1/
-
Uma vez nesse link ( pode ser preciso mais de uma tentativa ) colocam as credenciais da vossa rede wifi.
- se o sonoff ficar a piscar dois piscas rápidos é sinal que se ligou à vossa rede. Só um pisca é sinal que não se ligou.
Todos estes passos neste segundo ponto podem ter que ser repetidos, nesse caso terão sempre de ser feitos todos os pontos por ordem
Terceiro
- Agora sacam este firmware: Tool
Ao instalarem o firmware o vosso mini terá de aparecer, como na imagem que mostro. Aqui em cima, testem se ele responde aos comandos on/off . Se estiver tudo bem, escolham a opção “firmware flash” e irá aparecer a seguinte janela:
Agora aqui só podem colocar um ficheiro com menos de 508kB, eu flashei um com a ultima versão do tasmota-lite.bin e outro com a versão 6.6.0 que ainda se chamava sonoff-basic.bin, sem problemas. Não coloquem a versão minimal.
Uma vez com o tasmota no vosso mini , podem depois actualizar para outra versão mais “pesada” se quiserem.
Sugestão:
Cada vez gosto mais destes mini,s, pelo preço e pelas funcionalidades que o tasmota lhe dá, principalmente o que explica neste tutorial
Eu, se calhar exagerei, mas soldei mais dois fios ao botão fisico do mini, e então assim em teoria fico com 6 funções, Esta parte ainda vou experimentar, mas tenho já um instalado a funcionar em que tenho as 3 funções que explica neste tutorial que coloquei o link.