Flashar Sonoff mini via OTA, novo método

Screenshot_70

Não é novidade para muitos que, para flashar o sonoff mini não é necessário ( embora seja também possível ) soldar fios nem ligar ao nosso PC através de um ftdi.
O que venho mostrar é que agora o processo de flashar “over the air” (OTA) ficou mais simples e já sem necessidade de criar um hotspot nem sequer de ter um PC com wifi.

Então vamos começar:

Primeiro

  • Ir à app ewelink para actualizar o firmware para a versão 3.5 ( depois disto já não
    será mais necessário ir à aplicação )

( Com esta versão também já não é necessário colocar o jumper (shunt) que vem na caixa.

Segundo

  • Pressionar durante 5 segundos o pequeno botão do sonoff

    • desta maneira o sonoff perdeu o emparelhamento com a app
  • Pressionar novamente durante 5 segundos o botão do sonoff ( até o led ficar a piscar sempre com a mesma frequência )

    • agora o sonoff entou em modo AP ( acess point )
  • irá aparecer uma rede wifi com o nome do aparelho ITEAD-xxxxxxxx, em que a password por defeito é : 12345678

  • Colocar o seguinte link num computador ou telemóvel ligado à vossa rede doméstica: http://10.10.7.1/

  • Uma vez nesse link ( pode ser preciso mais de uma tentativa ) colocam as credenciais da vossa rede wifi.

    • se o sonoff ficar a piscar dois piscas rápidos é sinal que se ligou à vossa rede. Só um pisca é sinal que não se ligou.

Todos estes passos neste segundo ponto podem ter que ser repetidos, nesse caso terão sempre de ser feitos todos os pontos por ordem

Terceiro

  • Agora sacam este firmware: Tool

Ao instalarem o firmware o vosso mini terá de aparecer, como na imagem que mostro. Aqui em cima, testem se ele responde aos comandos on/off . Se estiver tudo bem, escolham a opção “firmware flash” e irá aparecer a seguinte janela:

Screenshot_72

Agora aqui só podem colocar um ficheiro com menos de 508kB, eu flashei um com a ultima versão do tasmota-lite.bin e outro com a versão 6.6.0 que ainda se chamava sonoff-basic.bin, sem problemas. Não coloquem a versão minimal.
Uma vez com o tasmota no vosso mini , podem depois actualizar para outra versão mais “pesada” se quiserem.

Sugestão:

Cada vez gosto mais destes mini,s, pelo preço e pelas funcionalidades que o tasmota lhe dá, principalmente o que explica neste tutorial

Eu, se calhar exagerei, mas soldei mais dois fios ao botão fisico do mini, e então assim em teoria fico com 6 funções, Esta parte ainda vou experimentar, mas tenho já um instalado a funcionar em que tenho as 3 funções que explica neste tutorial que coloquei o link.

4 Curtiram

Bom dia e boa Páscoa. Tenho bastantes Sonoff Mini e sempre os flashei soldando os fios. Quando apareceu a possibilidade de os flashar sem soldar experimentei e falhei. Agora com esta forma mais fácil, voltei a tentar com 3 que aqui tinha guardado. Ainda não vai ser desta. Corre tudo bem até ao momento em que devia aparecer a barra de percentagem. Mantem-se a zero indefenidamente. Nada a fazer. Vou voltar à solda. Vi na net que há pessoas com o mesmo problema. Uns dizem que poderá ter a haver com a versão do Windows, outros com o firewall.Vou continuar à espera para ver se aparece novo método.

Não vou alterar ou apagar o poste anterior porque pode de alguma forma ajudar. Houve alguma evolução mas ainda nada de concreto. Desativei o antivirus, permiti no firewall do windows que o tool_01DIY85 corresse e assim já grava o firmware. Depois com 192.168.4.1 ponho SSID e Pass. Tudo bem. O problema é que agora dos três sonoff mini nenhum deles assume a rede WIFI. Depois disso soldei fios num deles e foltei a flashá-lo já com uma versão mais recente do tasmota. Continua a não assumir a rede. Das duas uma: ou já traziam problema ou quando os flashei com OTA danifiquei-os.

Boas , @sslopes , foi com pena que li o teu primeiro post, é verdade que também li alguns tópicos onde algumas pessoas se queixavam de problemas ao usar a tool, aliás o que li mais foi o pessoal a queixar-se que não aperecia o device na tool , sinceramente não li ninguém que não tivesse conseguido flashar , uma vez conseguindo aceder à tool,( apesar de ter uma história parecida, já conto) mas de certeza que haverá muita gente com esse problema, pois em vários estágios deste procedimento tudo parece muito frágil .

Eu tinha só um sonoff mini que flashei por ftdi, pois na altura não tinha PC com wifi, e agora ao comprar mais três e tendo o meu ferro de soldar já com a ponta muito estragada ( estou à espera de um novo ) lembrei-me do procedimento antigo com a versão 3.3 . Ao instalar a nova versão ( 3.5 ) não sei a que momento vi que já não era igual e fui à procura de solução, até que segui o procedimento até à parte em que já tinha o sonoffmini ligado à minha rede. Não sei porquê pensei que já não dava pela tool , e por isso nem sequer experimentei, até que vi no forúm do discord do tasmota alguém com a versão 3.5 mas que estava a tentar pelo método antigo, ajudeio-o e disse-lhe que já não era assim, ele experimentou e depois disse-me que conseguiu flashar usando a tool, e eu fiquei parvo de não me ter lembrado de ir à tool.

Fui experimentar na tool e na primeira vez também ficou bloqueado nos 0%, mas depois fechei tudo, a tool inclusive , e depois já consgui.

À dois dias atrás também estive a ajudar alguém num forúm do HA brasileiro e na altura ele teve o mesmo problema que tu, entretanto alguém lhe disse para desactivar o firewall e o antivirus e depois de mais duas ou três tentativas , lá conseguiu. Não me lembrei de colocar isso no tutorial, mas pelos vistos faz lá falta.

Eu demorei dois dias a fazer este tutorial porque queria acrescentar uma outra maneira de flashar sem ser pela tool, que também vejo montes de gente a queixar-se que não consegue , mas que na realidade é a “oficial” . Que é por Http request. Como já passas-te essa fase não vou dar mais promenores ( hoje é páscoa e queria dar atênção ao pessoal aqui de casa ).

Não falei nisso no tutorial porque tentei por esse método e nunca consegui, mas deixo aqui os links , o oficial e o post onde falam sobre isso.

sonoff diy mode

forúm onde falam sobre isto

Agora o problema que falas já depois de enviares o firmware é que para mim é mais esquesito, eu flashei dois sem problemas desse, quando ainda era sonoff tive de repetir alguns passos.

Qual foi o .bin que instalas-te ? Quando te cria o AP do tasmota metes a tua rede e depois consegues vê-lo na tua rede no router ?

Espero mesmo que te safes, estou ao dispôr para qualquer duvidas que tenhas, embora nesta fase e pelo que já conheço de ti, acho já te safas melhor do que eu.

Mas qualquer coisa apita.

Obrigado @finipini. Se queres que te diga já não sei. Para tirar as teimas flashei um shelly 2.5 novo que tinha aqui e também não assume o ip. Já reiniciei o USG e nada. Não sei se atingi algum parâmetro que não me deixe ultrapassar um certo número de devices. Neste momento tenho aqui 4 equipamentos novos que não assumem o wifi.

Boa Páscoa com a tua família. Depois temos oportunidade de conversar.

Não terás alterado nada na tua rede Wi-Fi? Como por exemplo o Band steering (unir as 2 redes)?

Nunca tive problemas em flashar os sonoff mini, e nunca precisei de soldar.
Tenho uns 17 em casa a funcionar!

A única vez que soldei, foi por andar a inventar com um mini, e mandei-lhe um tasmota-lite.bin, e depois tive de recorrer ao flash por solda, mas isto porque andei a inventar.

Sempre que faço o procedimento correto, enviando o bin completo, funcionou sempre bem

@max-men Se te referes a ter a 2.4 e 5 G. Sim, normalmente tenho. Só as separo quando tenho que emparelhar um device com o eWeLink mas depois volto a junta-las. O bin que usei foi o tasmota-lite.bin e talvez tinha sido esse o problema. Dei apenas importância ao aspecto de ter menos de 508kb. Depois disso, com fios soldados consegui recuperá-los. Neste momento não tenho mais nenhum novo para continuar a fazer experiências mas mal possa volto a tentar pois é bem mais pratico.

1 Curtiu

O problema esta no .bin, ser o lite, não pode sr.
Assim que tiveres mais algum, testa com o tasmota.bin, e vais ver que tudo funciona

Boas.

A questão de ser o lite.bin também não será o problema, eu fiz com o tasmota-lite.bin V. 8.2 e foi à primeira, e antes tinha feito com o sonoff-basic.bin V. 6.6.0 e foi só à segunda.

Vocês não estarão a confundir com a versão minimal.bin ? Essa é que dizem que não convém já que não vem sequer com a opção de fazer upgrade via ota já dentro do tasmota

O primeiro que flashei com sonoff-basic.bin., uma vez no tasmota fiz o upgrade para o sonoff.bin sem stress.

A questão do limite de 508k é não só o que diz a sonoff, mas também as várias comunidades que tenho seguido em vários fóruns. Se resulta com algo mais pesado? Acredito que sim, mas sinceramente não vi ainda ninguém a falar nisso.

Tenho andado é a tentar fazer o flash por http request, mas não tive sorte ainda, consigo comunicar e fazer toggle, mas o flash é mais cpmplicado. Ontem saiu um vídeo sobre isso no YouTube do “not enought tech” mas foi pouco conclusivo nesse aspecto.

Eu os últimos 3 que flashei, coloquei a versão lite e deu problemas, tive de soldar fios para os recuperar.
Nos restantes, sempre coloquei a versão normal, e nunca tive problemas.

Flashei tudo sempre com a versão 3.3

Ok, bom saber então.

Sabes o tamanho desse ficheiro? É o sonoff.bin v.3.3 então ?

Eu ainda tenho um por flashar, posso depois tentar com um ficheiro mais pesado então.

Eu antes de flashar com o tasmota, actualizava os sonoff para a versão 3.3.0, só depois fazia o resto.
A atualização era feita com o tasmota.bin (flashei sempre com a versão doris)

Será que este método ainda funciona ? Aqui diz que não para firmware 3.5 ou superior.

Sim funciona , pelo menos na versão 3.5. Mas realmente não é a maneira oficial, embora funciona haja vários feedbacks de que funcionou.

Depende sempre se a tool reconhece ou não o sonoff, muitas das vezes não reconhece por causa do firewall.

Tentei pela método oficial, através de http post , mas consegui tudo menos a parte de arranjar um servidor onde o sonoff fosse buscar o firmware.

Tentaste o xampp ? Eu sou um “sortudo” que tem um NAS com um web server que serviu pelo que não tentei.

tb flahsei há uns meses e se bem me lembro estava na versao 3.6


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade