Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

4 pinos chegariam, mas são os 4 do centro (2 B + 2 A).

Se queres 5V nao funciona.

De resto basta o A e B.

Eu queria testar alimentar o esp, mas não é essencial. No entanto, não é preciso ligar o ground ao modulo conversor?

Em princípio não. Depende do cabo

Já havia tentado isso e se bem me lembro dava maioritariamente zeros, em formato hexadecimal, tipo 00 00 00…mas de vez em quando lá aparecia uns números e letras, mas quase só zeros. Depois deixou de dar fosse o que fosse.

Entretanto desmontei tudo, vi continuidades, refiz ligações e soldaduras e nada.
Voltei a desmontar e trouxe para casa para testar ligando ao PC via conversor série usb e tenho estado a tentar ensaiar experimentando c/softwares de ensaio modbus.

Estou a ficar com algumas dúvidas quanto ao conversor TTL-485, se estará bom, pois o led RX acende com um brilho muito fraco. Se calhar vou ter de comprar mais hardware para despistar essa possibilidade. Não sei onde, mas lembro-me de ter visto algures uma solução de hardware tua, pcb com o teu nick, etc. É uma solução chave na mão? Está para venda?

Important to all using tasmota on esp8266
You must use hardware serial port or it misses a lot of data as timings get garbled using softserial that shares timers with wifi.

Use port 3 RX and 1 TX like bellow:
+1,3,m,0,9300,EB,1,…

Some devices (eg. wemos mini) need to unsolder the resistor close to the RX port or it gets stuck high.

1 Curtiu

Já veio cá a e-redes colocar a extensão HAN indicada e o técnico até levou a extensão de telefone que cá deixaram, a dizer que ia pendurar lá até aparecer o inteligente que cá a veio colocar!

Entretanto, actualizei o meu ESP (d1 mini) que já estava pronto há meses. Liguei, testei e funcionou logo à primeira. Lê todos os dados bem, mas ao fim de uns segundos deixa de funcionar por completo. Nem a página do tasmota, nem pinga, nada…
Liguei com uma Powerbank, que ainda não passei o cabo de rede do contador para casa.

O que poderá ser? O ESP já o tinha usado antes e nunca deu problemas…

O esp consume pouco, e o power bank desliga

Pode ser… tenho que esticar uma extensão enquanto não passo o cabo UTP.

Boas!
Antes de mais queria agradecer a todos que contribuíram para este projeto.
Eu segui as instruções do github e ficou tudo a funcionar. Só tenho um pequeno problema: sempre que ligo o wemos todos os valores voltam a 0 até receber novas informações do contador. Isto não seria um problema se os valores a zeros não fossem enviados para o Home Assistant, mas infelizmente são e dão resultado a gráficos como este:

A minha questão é se há alguma maneira de impedir que os valores voltem a 0 depois do boot do wemos ou usar algum tipo de delay de 1 minuto (tempo que demora a receber novamente os valores do contador) antes de comunicar com o HA. Qualquer ajuda é bem vinda.

PS
O meu contador é um Sagemcom CX1000-6S e deixo o meu script caso seja relevante:

D

BS

smlj=0
tper=60

=>sensor53 r

S

if upsecs>20
and upsecs<30
then
smlj=1
endif

M 1

+1,14,m,1,9600,EB,5,50,0104006C,01040079,0104007A,0104007F,01040026,01040027,01040028,0104000B,01040084

1,=hVALORES TÉCNICOS
1,010404UUuuxxxx@i0:10,Tensão,V,Tensao,17
1,010404xxxxUUuu@i0:10,Corrente,A,Corrente,17
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i1:1,Potência ativa,W,Potencia_Ativa,16
1,010406xxxxxxxxUUuu@i2:1000,Fator de potência,pu,Fator_de_Potencia,19
1,01040aUUuuxxxx@i3:10,Frequência,Hz,Frequencia,17
1,=h‍
1,=hTOTALIZADORES DE ENERGIA
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i4:1000,Vazio (1),kWh,Energia_Vazio_1,17
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i5:1000,Ponta (2),kWh,Energia_Ponta_2,17
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i6:1000,Cheia (3),kWh,Energia_Cheia_3,17
1,=h‍
1,=hESTADOS
1,010406uuxxxxxxxx@i7:1,Tarifa,Tarifa,16
1,010406uuxxxxxxxx@i8:1,DCP,DCP,16

if upsecs==55
then
smlj=1
endif

+1,14,m,1,9600,EB,5,50,0104006C,01040079,0104007A,0104007F,01040026,01040027,01040028,0104000B,01040084

9 registers * 5s = 45s loop completo

,50, = 5s

HA 2022.6

mqtt:
  sensor:
#

###
###

- name: "EB1 T1 Vazio"
      unique_id: EB1_TotEneT1
      state_topic: "tele/edpbox1/SENSOR"
      value_template: >-
          {% set x = value_json.EB1.TET1|float(0) %}
          {% if x > 0 %}
            {{ x }}
          {% endif %}
      unit_of_measurement: "kWh"
      device_class: energy
      state_class: total_increasing

- name: "EB1 T2 Ponta"
      unique_id: EB1_TotEneT2
          {% set x = value_json.EB1.TET2|float(0) %}
          {% if x > 0 %}
            {{ x }}
          {% endif %}

- name: "EB1 T3 Cheias"
      unique_id: EB1_TotEneT3
          {% set x = value_json.EB1.TET3|float(0) %}
          {% if x > 0 %}
            {{ x }}
          {% endif %}

###
###

1 Curtiu

Depois de muitos testes, confirmo que o problema era que eu estava a usar o discovery em vez de configurar os sensores no configuration.yaml. Por alguma razão o discovery faz bypass do smlj=0. Usei a tua configuração @nikito7 e ficou tudo a bombar. Obrigado!

1 Curtiu

Para o kWh recomendo usar o yaml.

Se quiserem simplicidade mais vale esphome.

Estou num impasse com a integração do contador… depois das dificuldades que foi ter acesso à porta HAN, agora é como ligar tudo.
O contador fica no exterior, a 18 metros do quadro. Fui tentar passar uma guia, para puxar um cabo de rede, mas a guia não passa. O tubo, que até é bem largo, estará esmagado, a guia chega a um ponto e não passa, sai molhada e suja de terra!

Também poderia optar por meter o ESP junto do contador, mas teria de ter uma antena externa para o wifi e depois há o problema da alimentação…

Alguém sabe se é permitido fazer um furo na caixa do contador para passar o cabo da antena para fora ou passar alimentação para o esp?

Seria solução colocar algum tipo de bateria e painel solar para alimentar o esp, em conjunto com a alimentação do próprio contador?

Alguma sugestão?

Discord

1 Curtiu

Obrigado @nikito7

O meu é um Kaifa MA109P com o led vermelho. Vou testar.

Boas,
Depois de quase 6 meses a tentar arranjar tempo e tentar várias combinações para ligar o contador ao home assistant, finalmente consegui que ficasse tudo a funcionar. Acho que vi esta thread para aí umas 500 vezes a tentar todos os padrões diferentes no script do tasmota, tentar diferentes pinos no D1 Mini e mais não sei o quê. Obrigado a quem ajudou, especialmente no discord.

Visto que usei muito esta thread achei que podia deixar aqui o que funcionou para o caso de alguém ter o mesmo contador que eu e principalmente cometer os mesmo erros que eu.

Contador é o Landys+ Gyr ZCXe110, a luz do PLC é verde (isto parece ser relevante para diferenciar, especialmente na pergunta que vou deixar no final).
O tutorial do Tiago deverá funcionar tal como está no repo, a unica coisa que tive que alterar foi o Baundrate para 9300. Tirando isso tudo o resto está igual.

Tentei inicialmente igual e não estava a funcionar, e mesmo alterar o baundrate nao funcionou, mas na altura ainda estava com conectores e nada soldado, imagino que possa ter sido mau contacto.
Usar os pinos TX/RX no D1 Mini de certeza absoluta que não funcionou comigo, não sei se o problema é o deste comentário, mas a verdade é que foi aqui que perdi mais tempo. Liguei estes pinos e tentei várias versões do script e nunca consegui resposta.

Neste momento tenho aquilo a correr com uma PowerBank o que não é o ideal porque aguenta pouco menos de uma semana com carga.
Já vi que o nikito/CPHA tem agora o projecto do EasyHAN e era aqui que gostava de saber se há alguma recomendação especial para isto.
O tutorial no YouTube do Francisco diz para não usar os 5V da porta HAN porque corremos o risco de a queimar, mas no Repo do nikito já tem lá indicação de que o EasyHAN funciona sem problemas em pelo menos 4 contadores, incluindo um Landys com PLC vermelha (diferente do meu). O modulo EasyHAN tem algo de diferente que controle a voltagem que vem da porta HAN? Ou de modo a testar posso ligar directamente o cabo de 5V da porta ao pino de 5V do D1 Mini?

Obrigado

1 Curtiu

So tem o chip usb serial a menos.

Acho que qualquer esp8266 funciona.

Se a HAN tiver 4.99~5V deverá funcionar.

O ideal é que com o esp ligado fique a pelo menos 4.90V.

Abaixo disso não há garantias.

O ESP32 simplesmente crasha. A tensão da HAN fica a 4.5V.

Abusar da HAN é da responsabilidade de cada um…

Seja como for, poderá ser mais prejudicial para a HAN, alimentação externa…

A energia da HAN é partilhada com o módulo PLC.

b)

Havia um utilizador que tinha 5V quase nos pins todos, por isso…

c)

O mais seguro para o contador, é só ligar o A e B.

d)

Só uso ESP-01S 4MB e ESP-07S 4MB.

Não faço ideia como se comportam os outros.

e)

A firmware Tasmota normal é demasiada pesada para o esp8266.

É preciso uma mistura entre Lite/Scripting/Sml.

Obrigado pela resposta.
Relativamente ao e), eu estou a usar a tua build do Tasmota que tens no Repo mas imagino que continua a ser Tasmota “normal”?

Em relação ao resto, acho que vou simplesmente experimentar ligar os 5V e assim que consiga testar em condições reporto aqui.

Em ultimo caso têm mais cliente do EasyHAN. Pensei que ia ser facil aguentar com uma PowerBank com 15000mA e que duraria na boa uma semana e tal mas se tenho que estar sempre a carregar de 5 em 5 dias não compensa.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade