Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Partilho o conceito de integração entre dispositivos EDP Box (contadores inteligentes) com um HUB de domótica a executar Home Assistant.

Esta integração permite ler diretamente do contador várias informações em tempo real, por exemplo, tensão, corrente, potência ativa, energia consumida, tarifa atual, et al.

É possível graças à porta de comunicação HAN que está disponível internamente nos contadores inteligentes. É também proposto neste repositório um procedimento para requisitar formalmente o acesso a esta porta.

São propostas duas alternativas distintas possíveis para integração:

  1. Integração indireta com Home Assistant, usando um microcontrolador ESP8266 com firmware Tasmota, através de MQTT.
  2. Integração direta com Home Assistant, com o seu componente nativo para protocolo MODBUS.

Os tutoriais atualizados estão aqui: https://github.com/tiagofreire-pt/Home_Assistant_EDP_Box

PS: Para os mais aventureiros, é possível fazê-lo também em Node-Red, sem necessidade de Home Assistant.

22 Curtiram

Bom trabalho @ReDaLeRt :star::star::star::star::star:

1 Curtiu

Excelente!!! :smiley: :smiley: :smiley:

10 estrelas. obrigado pelo excelente trabalho…

Excelente. Já fiz o meu pedido. Aguardemos :slight_smile: Obrigado pela ajuda detalhada.

Top ! Parabéns pelo projecto !
Obrigado, pedido feito.

Obrigado a todos.

Periodicamente, vou actualizando os tutoriais, à medida que vou amadurecendo as integrações. Por ora, estou mais focado no método indirecto. Mas tenciono evoluir o directo nos próximos tempos.

Caso detectem alguma necessidade de melhoria, estou aberto ao vosso contributo! :wink:

3 Curtiram

Bom dia,

@ReDaLeRt, para deixar o meu ESP Alimentado com transformador a 220V tenho duas opções:

(Contador fica a 10M +/- no Quadro eléctrico que está dentro de casa, ao lado da ATI onde está o router)

Opção 1: Fazer um cabo RJ12 com os 10M e fico sem problemas no WIFI, e fica tudo dentro do Quadro Eléctrico dentro de casa da distribuição eléctrica.

Opção 2: Fazer cabo Electrifico Levar 220V até a caixa do Contador e deixar tudo dentro da caixa do Contador .

Qual acham, a melhor Opção?

Obrigado, Boa Semana :+1:

1 Curtiu

Podes estender o cabo RJ12 até casa. Não custa tentar.

No limite, o mesmo cabo poderá servir para alimentar o ESP junto do contador, caso hajam falhas de comunicação com ele tão distante.

1 Curtiu

Podemos usar os 5v que temos no PIN 6 da ficha do contador ?

Não recomendo, deixei isso explicito no tutorial, pois há o risco de queimar o contador no seu interface modbus. Só debita 150 mA, o que pode ser pouco para ESP e o seu conversor.

O risco fica com cada qual.

1 Curtiu

Estou com dificuldade em colocar a funcionar. Segui os passos do método indirecto (Wemos d1 com tasmota). Testei com e sem resistencia de 120 Ohm. O contador que tenho é o da marca ZIV. Vejo o LED TX no modulo rs-485 / TTL a piscar a intervalos de uns 5 segundos, mas o LED do RX não pisca. O modulo rs-485/TTL é igual. Na página do tasmota os valores estão todos a zeros.

Verifique as ligações todas, se não trocou por exemplo o A+ com o B-, pois a ficha da EDP Box tem 2 pares desses.

Caso não consiga comunicação, ligue o VCC do conversor, invés de ser ao pino de 3.3V do Wemos, ao pino de 5V.

Caso se mantenha o problema, experimente outro conversor.

Obrigado pela resposta. Fiz a alteração de alimentar o modulo do conversor com os 5V mas continua a não comunicar. Retirei também a resistencia e também não funciona.

fotos das ligações:

O script tenho como indicado no github.
A configuração tenho assim:

contador

Coloque fotos para melhor verificar a ligação na tomada RJ12, conectada ao conversor, sff.

Confirmei a voltagem entre o pino do 1 (GND) e 6 (VDC) e mede +5.5V.

Será que quando vem um tecnico da EDP ligar o cabo é necessário configurar alguma coisa para dar acesso e terá ficado esquecido?

1 Curtiu

É provável que esse contador não tenha a porta ativada ou o controlador esteja avariado.

Também tive inicialmente esse contador, igualzinho, e acabaram por trocá-lo pelo JANZ C3801 porque o primeiro não comunicava com o EDP re:dy, que usa exatamente o mesmo princípio que isto.

Também tenho este contador, vai dizendo como as coisas correm

@ReDaLeRt, tudo me parece excelente.
Apenas uma dúvida porque ninguem está a ver … como é que do GUI do tasmota consegues aceder ao edit script que não me aparace quando do menu principal acedo a configuration? :smirk:

Obrigado

Mais info, aqui: https://github.com/tiagofreire-pt/Home_Assistant_EDP_Box/blob/master/Tasmota/README.md


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade