Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Obrigado @nikito7

O meu é um Kaifa MA109P com o led vermelho. Vou testar.

Boas,
Depois de quase 6 meses a tentar arranjar tempo e tentar várias combinações para ligar o contador ao home assistant, finalmente consegui que ficasse tudo a funcionar. Acho que vi esta thread para aí umas 500 vezes a tentar todos os padrões diferentes no script do tasmota, tentar diferentes pinos no D1 Mini e mais não sei o quê. Obrigado a quem ajudou, especialmente no discord.

Visto que usei muito esta thread achei que podia deixar aqui o que funcionou para o caso de alguém ter o mesmo contador que eu e principalmente cometer os mesmo erros que eu.

Contador é o Landys+ Gyr ZCXe110, a luz do PLC é verde (isto parece ser relevante para diferenciar, especialmente na pergunta que vou deixar no final).
O tutorial do Tiago deverá funcionar tal como está no repo, a unica coisa que tive que alterar foi o Baundrate para 9300. Tirando isso tudo o resto está igual.

Tentei inicialmente igual e não estava a funcionar, e mesmo alterar o baundrate nao funcionou, mas na altura ainda estava com conectores e nada soldado, imagino que possa ter sido mau contacto.
Usar os pinos TX/RX no D1 Mini de certeza absoluta que não funcionou comigo, não sei se o problema é o deste comentário, mas a verdade é que foi aqui que perdi mais tempo. Liguei estes pinos e tentei várias versões do script e nunca consegui resposta.

Neste momento tenho aquilo a correr com uma PowerBank o que não é o ideal porque aguenta pouco menos de uma semana com carga.
Já vi que o nikito/CPHA tem agora o projecto do EasyHAN e era aqui que gostava de saber se há alguma recomendação especial para isto.
O tutorial no YouTube do Francisco diz para não usar os 5V da porta HAN porque corremos o risco de a queimar, mas no Repo do nikito já tem lá indicação de que o EasyHAN funciona sem problemas em pelo menos 4 contadores, incluindo um Landys com PLC vermelha (diferente do meu). O modulo EasyHAN tem algo de diferente que controle a voltagem que vem da porta HAN? Ou de modo a testar posso ligar directamente o cabo de 5V da porta ao pino de 5V do D1 Mini?

Obrigado

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So tem o chip usb serial a menos.

Acho que qualquer esp8266 funciona.

Se a HAN tiver 4.99~5V deverá funcionar.

O ideal é que com o esp ligado fique a pelo menos 4.90V.

Abaixo disso não há garantias.

O ESP32 simplesmente crasha. A tensão da HAN fica a 4.5V.

Abusar da HAN é da responsabilidade de cada um…

Seja como for, poderá ser mais prejudicial para a HAN, alimentação externa…

A energia da HAN é partilhada com o módulo PLC.


b)

Havia um utilizador que tinha 5V quase nos pins todos, por isso…

c)

O mais seguro para o contador, é só ligar o A e B.

d)

Só uso ESP-01S 4MB e ESP-07S 4MB.

Não faço ideia como se comportam os outros.

e)

A firmware Tasmota normal é demasiada pesada para o esp8266.

É preciso uma mistura entre Lite/Scripting/Sml.

Obrigado pela resposta.
Relativamente ao e), eu estou a usar a tua build do Tasmota que tens no Repo mas imagino que continua a ser Tasmota “normal”?

Em relação ao resto, acho que vou simplesmente experimentar ligar os 5V e assim que consiga testar em condições reporto aqui.

Em ultimo caso têm mais cliente do EasyHAN. Pensei que ia ser facil aguentar com uma PowerBank com 15000mA e que duraria na boa uma semana e tal mas se tenho que estar sempre a carregar de 5 em 5 dias não compensa.

É baseado no Tasmota lite

Se quiseres valores em tempo real é complicado.

Mas por exemplo 5/5min podia-se usar o DeepSleep

Alguma dica de como alimentar o ESP pela porta HAN?

Liguei o 5v da porta ao 5v do ESP, o ground partilhado entre o ground do ESP e o Ground que está ao lado do A e B da placa RS485.

O ESP não liga e se medir a tensão entre o G e 5v (com tudo ligado) só tenho 0.3v, na porta HAN tenho 5.0v certinhos.

Obrigado.

Alimenta só o esp e logo vês .

Ou verifica esse gnd to gnd

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Consegui testar isto hoje e o D1 Mini também não ligou se ligar os 5V da porta HAN.

Um Sleep 75 no tasmota deve ajudar qualquer coisa

Já agora, na tua placa, tens por lá um condensador. Qual a finalidade? Aguentar uns picos de consumo? Filtro?

Como é que é ligado? Entre o Ground e +5V que vêm da porta HAN?
E por último, um condensador eletrolítico de 6.3v e 220uF ou 470uF serve? São os que tenho em stock…

Obrigado.

(Devias ter posto o anúncio mais cedo, eu não tinha o trabalho, o custo é quase igual e o aspeto final é muito melhor)

E um 100uf 6.3v.

Na realidade pouco ou nada faz.

Já o tive nos 5V. Agora costumo usar nos 3.3v.

Como o condensador carrega instantaneamente, ainda pode ser pior se for grande.

Mas 100uf “nao aquece, nem arrefece”

Idealmente era ter um botão a fazer delay do boot do esp.

Nunca cheguei a fazer.

Se consumo do esp for maior do que a han fornece só resolve temporariamente.

Sleep 75, ip fixo, deve ajudar

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Mais, cabos curtos. Cat5e no mínimo

Janz

Sagemcom

Ora bem, só para confirmar algumas coisas, para fazer o Sleep 75 qual a melhor forma de o fazer?
Estiver a ver na Wiki do Tasmota e pelo que percebi pode ser tanto no >B como no >BS? Portanto seria acrescentar ao script actual depois do >D

>B
Sleep 75

É isto?

Relativamente ao cabo, disseste que pelo menos o Cat5e é obrigatorio. Como segui o tutorial do Tiago tenho um RJ-12 com cabo não enterlaçado, é melhor arranjar um cabo Cat5e? (tipo este)

Na consola, uma única vez.

Cat5e sólido. Apenas recomendo

Esse cabo só tem 4 contactos.

Depende ae queres tentar alimentar direto ou não

Para ter um “Easy HAN” basta:

  • Reset ao tasmota

  • mandar esta linha toda (adaptar se quiserem)

Backlog MqttHost 10.1.0.78; MqttUser edpbox-dev; MqttPassword edpbox123; Topic edpbox3; WebLog 4; SerialLog 0; OtaUrl http://ota.ssn.pt/han/tasmota4M.bin.gz; Hostname Easy-HAN-EBx; MqttClient Easy_HAN_%06X; Template {"NAME":"Easy HAN","GPIO":[1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1],"FLAG":0,"BASE":18}; WifiConfig 2; SaveData 1; Delay 200; Restart 1; Print eof;

  • ativar o template

  • fazer upgrade ota url

  • usar o ultimo script

https://github.com/nikito7/edpbox/blob/dev/tasmota/script-eb1-mono.js

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ok, obrigado pela info. vou ver as alteraçoes que consigo fazer e testar novamente.

Eu já tenho o meu a funcionar, com o tutorial/script do Tiago Freire. Pelo que vi tem menos opções que o do Nikito.
Tenho que estudar como fazer o upgrade.

O meu problema da falta de alimentação, é o cabo da porta HAN que me deixaram. Não faz bem contacto, daí não dar os 5v certos e quando media diretamente na ficha fêmea, ter sempre os 5v. Dei um empurrão nos contactos e por agora funciona.

EDITED: Já fiz o update para a versão do Nikito e funciona bem.

OBRIGADO

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Já devia ter feito isto há mais tempo. Já deu para descobrir que “algures” deverei ter uma fuga de água, lenta, mas que vai esvaziando o vaso de expansão e de meia em meia hora faz a bomba do furo arrancar um minuto…
Agora é descobrir a fuga.

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Se tiveres o power factor a 0.70 compras um condensador AC. Nao sei dimensionar.

Só para o furo. O condensador nao pode estar sempre ligado.

Sempre que o motor do furo arranca, o Fator de Potência baixa para perto dos 0.7
Mas, em BTN (doméstico) trará alguma vantagem o uso de condensadores, visto que a energia reativa não é paga?


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