Obrigado @nikito7
O meu é um Kaifa MA109P com o led vermelho. Vou testar.
Boas,
Depois de quase 6 meses a tentar arranjar tempo e tentar várias combinações para ligar o contador ao home assistant, finalmente consegui que ficasse tudo a funcionar. Acho que vi esta thread para aí umas 500 vezes a tentar todos os padrões diferentes no script do tasmota, tentar diferentes pinos no D1 Mini e mais não sei o quê. Obrigado a quem ajudou, especialmente no discord.
Visto que usei muito esta thread achei que podia deixar aqui o que funcionou para o caso de alguém ter o mesmo contador que eu e principalmente cometer os mesmo erros que eu.
Contador é o Landys+ Gyr ZCXe110, a luz do PLC é verde (isto parece ser relevante para diferenciar, especialmente na pergunta que vou deixar no final).
O tutorial do Tiago deverá funcionar tal como está no repo, a unica coisa que tive que alterar foi o Baundrate para 9300. Tirando isso tudo o resto está igual.
Tentei inicialmente igual e não estava a funcionar, e mesmo alterar o baundrate nao funcionou, mas na altura ainda estava com conectores e nada soldado, imagino que possa ter sido mau contacto.
Usar os pinos TX/RX no D1 Mini de certeza absoluta que não funcionou comigo, não sei se o problema é o deste comentário, mas a verdade é que foi aqui que perdi mais tempo. Liguei estes pinos e tentei várias versões do script e nunca consegui resposta.
Neste momento tenho aquilo a correr com uma PowerBank o que não é o ideal porque aguenta pouco menos de uma semana com carga.
Já vi que o nikito/CPHA tem agora o projecto do EasyHAN e era aqui que gostava de saber se há alguma recomendação especial para isto.
O tutorial no YouTube do Francisco diz para não usar os 5V da porta HAN porque corremos o risco de a queimar, mas no Repo do nikito já tem lá indicação de que o EasyHAN funciona sem problemas em pelo menos 4 contadores, incluindo um Landys com PLC vermelha (diferente do meu). O modulo EasyHAN tem algo de diferente que controle a voltagem que vem da porta HAN? Ou de modo a testar posso ligar directamente o cabo de 5V da porta ao pino de 5V do D1 Mini?
Obrigado
So tem o chip usb serial
a menos.
Acho que qualquer esp8266 funciona.
Se a HAN tiver 4.99~5V deverá funcionar.
O ideal é que com o esp ligado fique a pelo menos 4.90V.
Abaixo disso não há garantias.
O ESP32 simplesmente crasha. A tensão da HAN fica a 4.5V.
Abusar
da HAN é da responsabilidade de cada um…
Seja como for, poderá ser mais prejudicial para a HAN, alimentação externa…
A energia da HAN é partilhada com o módulo PLC.
b)
Havia um utilizador que tinha 5V quase nos pins todos, por isso…
c)
O mais seguro para o contador, é só ligar o A e B.
d)
Só uso ESP-01S 4MB
e ESP-07S 4MB
.
Não faço ideia como se comportam os outros.
e)
A firmware Tasmota normal é demasiada pesada para o esp8266.
É preciso uma mistura entre Lite/Scripting/Sml.
Obrigado pela resposta.
Relativamente ao e), eu estou a usar a tua build do Tasmota que tens no Repo mas imagino que continua a ser Tasmota “normal”?
Em relação ao resto, acho que vou simplesmente experimentar ligar os 5V e assim que consiga testar em condições reporto aqui.
Em ultimo caso têm mais cliente do EasyHAN. Pensei que ia ser facil aguentar com uma PowerBank com 15000mA e que duraria na boa uma semana e tal mas se tenho que estar sempre a carregar de 5 em 5 dias não compensa.
É baseado no Tasmota lite
Se quiseres valores em tempo real é complicado.
Mas por exemplo 5/5min podia-se usar o DeepSleep
Alguma dica de como alimentar o ESP pela porta HAN?
Liguei o 5v da porta ao 5v do ESP, o ground partilhado entre o ground do ESP e o Ground que está ao lado do A e B da placa RS485.
O ESP não liga e se medir a tensão entre o G e 5v (com tudo ligado) só tenho 0.3v, na porta HAN tenho 5.0v certinhos.
Obrigado.
Alimenta só o esp e logo vês .
Ou verifica esse gnd to gnd
Consegui testar isto hoje e o D1 Mini também não ligou se ligar os 5V da porta HAN.
Já agora, na tua placa, tens por lá um condensador. Qual a finalidade? Aguentar uns picos de consumo? Filtro?
Como é que é ligado? Entre o Ground e +5V que vêm da porta HAN?
E por último, um condensador eletrolítico de 6.3v e 220uF ou 470uF serve? São os que tenho em stock…
Obrigado.
(Devias ter posto o anúncio mais cedo, eu não tinha o trabalho, o custo é quase igual e o aspeto final é muito melhor)
E um 100uf 6.3v.
Na realidade pouco ou nada faz.
Já o tive nos 5V. Agora costumo usar nos 3.3v.
Como o condensador carrega instantaneamente, ainda pode ser pior se for grande.
Mas 100uf “nao aquece, nem arrefece”
Idealmente era ter um botão a fazer delay do boot do esp.
Nunca cheguei a fazer.
Se consumo do esp for maior do que a han fornece só resolve temporariamente.
Sleep 75, ip fixo, deve ajudar
Ora bem, só para confirmar algumas coisas, para fazer o Sleep 75 qual a melhor forma de o fazer?
Estiver a ver na Wiki do Tasmota e pelo que percebi pode ser tanto no >B como no >BS? Portanto seria acrescentar ao script actual depois do >D
>B
Sleep 75
É isto?
Relativamente ao cabo, disseste que pelo menos o Cat5e é obrigatorio. Como segui o tutorial do Tiago tenho um RJ-12 com cabo não enterlaçado, é melhor arranjar um cabo Cat5e? (tipo este)
Na consola, uma única vez.
Cat5e sólido. Apenas recomendo
Esse cabo só tem 4 contactos.
Depende ae queres tentar alimentar direto ou não
Para ter um “Easy HAN” basta:
Reset ao tasmota
mandar esta linha toda (adaptar se quiserem)
Backlog MqttHost 10.1.0.78; MqttUser edpbox-dev; MqttPassword edpbox123; Topic edpbox3; WebLog 4; SerialLog 0; OtaUrl http://ota.ssn.pt/han/tasmota4M.bin.gz; Hostname Easy-HAN-EBx; MqttClient Easy_HAN_%06X; Template {"NAME":"Easy HAN","GPIO":[1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1],"FLAG":0,"BASE":18}; WifiConfig 2; SaveData 1; Delay 200; Restart 1; Print eof;
ativar o template
fazer upgrade ota url
usar o ultimo script
https://github.com/nikito7/edpbox/blob/dev/tasmota/script-eb1-mono.js
ok, obrigado pela info. vou ver as alteraçoes que consigo fazer e testar novamente.
Eu já tenho o meu a funcionar, com o tutorial/script do Tiago Freire. Pelo que vi tem menos opções que o do Nikito.
Tenho que estudar como fazer o upgrade.
O meu problema da falta de alimentação, é o cabo da porta HAN que me deixaram. Não faz bem contacto, daí não dar os 5v certos e quando media diretamente na ficha fêmea, ter sempre os 5v. Dei um empurrão nos contactos e por agora funciona.
EDITED: Já fiz o update para a versão do Nikito e funciona bem.
OBRIGADO
Já devia ter feito isto há mais tempo. Já deu para descobrir que “algures” deverei ter uma fuga de água, lenta, mas que vai esvaziando o vaso de expansão e de meia em meia hora faz a bomba do furo arrancar um minuto…
Agora é descobrir a fuga.
Se tiveres o power factor a 0.70 compras um condensador AC. Nao sei dimensionar.
Só para o furo. O condensador nao pode estar sempre ligado.
Sempre que o motor do furo arranca, o Fator de Potência baixa para perto dos 0.7
Mas, em BTN (doméstico) trará alguma vantagem o uso de condensadores, visto que a energia reativa não é paga?
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