Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

error function code: 0x84 exception: 129

Erro 81

129 = 0x81

E que traduzindo para texto, significa?

  • Ligar para a e-redes
    • Erro 84 e 81

Resultado: Troca de contador

Mas há malta que já teve sucesso com este contador, não será necessário apenas alterar alguma configuração no contador?

Esse erro pode afetar qualquer contador.

Só se resolve com a troca

De qualquer maneira tens de telefonar

1 Curtiu

Achas que devo verificar com a versão Tasmota, ou é seguro de que o problema está mesmo no contador ?
Só tenho acesso ao ESP ao final do dia, se tivesse a certeza que o problema era do contador, já telefonava para a E-Redes. Ontem ainda testei mudar algumas configurações, pins RX TX, baudrate, etc, e nada.

Obg.

edit:
1.Já agora, o led PLC do contador está a vermelho.
2.Lembrei-me que o meu contador KAIFA é o modelo trifásico (MA109P), e estou a usar a versão mono do ESPhome.

Essa imagem está do teu github, do que se trata?
Erros 84 ??
Que configurações provocaram esses erros?

Obg

Trocar de contador.

Se descobrires outra solução avisa

Tweak for Serial RTU 32bits

Olá

Eu tenho uma KAIFA MA109P e consegui comunicar com ele hoje, à primeira.

Segui e usei o descrito no github do tiagofreire, com Tasmota. De hardware usei uma Placa de desenvolvimento WiFi ESP8266 (ESP12E) - CH340 NodeMCU V3 Lua e um conversor UART TTL< > RS485.

Ainda foi só ensaio no local, com cabos curtos e power bank, agora tenho pensar como vou fazer em definitivo.

Não sei se há alguma versão de script mais actualizada, pois a original dá potência 0 quando estamos a injectar na rede.

Não percebo muito disto, mas se puder ajudar mais diz.

Joao

Boa noite.
Curiosamente chegou há dois dias um novo conversor ttl》rs485 e um módulo lua para experimentar não vá os outros que tenho estarem com problemas. Vou tentar logo que tenha um tempo livre. No entanto tenho uma dúvida. No meu caso o contador tem já o módulo GPS da eredes pois tenho painéis solares de autoconsumo.
Liguei para a eredes a saber se era necessário efectuar o pedido de acesso à porta HAN e disseram que não pois já estaria habilitada para o módulo gprs. Será mesmo assim? Será por isso que não consigo conectar? O acesso não estará habilitado?
Desde já agradeço a quem souber esclarecer.

Liga só o A e B

  1. Gnd
  2. A
  3. B
  4. B
  5. A
  6. 5V

Boa tarde a todos.

Finalmente consegui ligar ao meu KAIFA MA109P.
image
mas tive que ligar nos pinos 2 e 4 onde indica “nao usada”.

image

Estou a usar ESPhome no Home Assistant.

1 Curtiu

Por facilidade de cravar até uso o 1 2 3

Não quer dizer que funcione em todos os contadores

Mas ambos os A e B estão ligados

Eu também tenho painéis e de facto quando mudaram o contador, deixaram já um chicote RJ12 para a porta HAN e a funcionar. Não precisas de fazer pedido nem de gastar dinheiro.

PS: Só agora li que já foste bem sucedido. Tu quando injectas na rede dá-tte alguma potência? A mim dá-me 0 . É o único valor obviamente incorrecto.

Boa tarde.

No meu caso tudo parece funcionar correctamente.

Quando exporto o campo EB1 Potencia activa Export mostra o valor em W e o EB1 Potencia activa mostra 0W.

No momento da imagem acima estou a importar 2421W e a Exportar 0W.

Docas,

Eu tb tenho Tasmota, as entidades aparecem certinhas. O problema é que o MQTT não retém os valores e apenas me dá uma grandeza de cada vez.

Como fizeste para ultrapassar isto?

Obrigado

Consola: SensorRetain 1


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade