Easy HAN ® E5 - Leitor WiFi da porta HAN

The channels have consecutive register addresses (address “+1” for Modbus data types
“1 Byte/2 Byte”. Address “+2” for Modbus data type “4 Byte”).

no caso da edpbox seria sempre +1.

Se pedires 2 vai responder com 8bytes

ok, achas que dá para usar?

Se não conseguires enviar um pedido completo em hex, provavelmente não.

Os Watts e kWh são 32bits.

Se não funcionar perdes o essencial.

ok, eu vou ver. em ultimo caso instalo o easyhan

Easy HAN E5.1


Easy HAN E5 Maker

Apenas PCB

Boas. Primeiro quero agradecer ao autor do projecto pelo ótimo trabalho. Boa iniciativa.

Gostava de saber se alguém já passou por isto: tenho o EasyHAN a trabalhar há cerca de meio ano sem problemas. Comercializador, GoldEnergy. No site da E-Redes fiz o pedido para acesso aos dados de contador, alguns dias depois meteram cá a porta HAN, paguei, e tem estado tudo OK até agora, com as leituras no HASS.

Há coisa de um mês ou dois, troquei de comercializador para a Galp. E hoje verifiquei que tenho o malfadado erro 81:

imagem

Pensei que deveria ter que ver com a troca de comercializador, conforme indicado aqui. Então voltei à página da E-Redes, mas agora não consigo pedir novo acesso aos dados de contador, não tenho pontos de entrega disponíveis.

Alguém com o mesmo problema, suponho que devido à mudança de comercializador? Sempre que mudam de comercializador têm de passar por este fado novamente?

Alguém com o mesmo problema, suponho que devido à mudança de comercializador? Sempre que mudam de comercializador têm de passar por este fado novamente?

Sendo o mesmo titular o mesmo, não devia, mas tem acontecido.

Resolve-se no apoio ao cliente

Obrigado. Acabei então por contactar a E-Redes através do Balcão Digital sobre o assunto, a ver o que me dizem.

Acabaram de me mandar mail:

Não sei se eles perceberam a minha questão, eu não estou a fazer leituras remotas, estou a tentar ler localmente na porta HAN. Vou tentar contactar através de um email que vi por aí, “Apoio.EntidadesTerceiras@e-redes.pt”, pode ser que tenha mais sorte.

Bem, entretanto dei de caras com o tutorial de upgrade de firmware para a v2. Fiz upgrade via OTA para a v2, apaguei os ficheiros que lá vinham listados no Github, meti os novos, e apaguei também uns .csv. Ou seja, fiquei no filesystem apenas com isto:


Depois de reiniciar a box, já lê! Não sei bem porquê, mas lê. E eu a pensar que era culpa da e-redes, por causa do erro 81.

Para a V2 não são esses ficheiros:

https://u.easyhan.pt/v2/setup-v2/EB1/

Pode ter sido temporário.
Mas o erro 81 é problema de configuração do contador

O screen é do teu github, os files saquei daqui: https://u.easyhan.pt/v2/setup-v2/HAN-V2.zip > folder EB1, são os correctos, presumo?

folder EB1, são os correctos, presumo?

Sim

1 Curtiu

Boas. Comprei um EasyHAN (E4.2) em maio e esta semana finalmente instalei. Comecei desde o início a ter problemas com o WiFi.

Quando configurei o MQTT inicialmente, usei “homeassistant.local”, em vez do IP. Quando o EasyHAN reiniciou não tinha qualquer ligação ao WiFi e tive de o desligar e voltar a ligar algumas vezes até ter ligação outra vez. Quando consegui a ligação por hotspot fiz reset, pensando que o problema era ter escrito “homeassistant.local” em vez do IP da máquina. Ao longo de várias tentativas, acho que consegui configurar o firmware v2 bem (mas é possível que esteja uma salganhada), mas os problemas com o WiFi continuam. Nomeadamente, o EasyHAN desliga-se do Home Assistant 1-2 horas após reiniciar. Normalmente é exatamente na 1 hora e fica desligado durante 2-9 horas.

Tenho uma hipótese que ele continua ligado mas sem ligação WiFi após desligar do Home Assistant mas não sei confirmar isso. Quando vou à app MEO Smart WiFi enquanto ele não está ligado ao Home Assistant, aparece como offline, mas com a última ligação há menos de 5 minutos, apesar de não registar dados no Home Assistant há horas.

Tentei procurar causas disto e vi online que Tasmota com ESP 82xx pode ter problemas com sinal WiFi fraco, com o canal de WiFi automático, e com redes mistas de 2.4GHz e 5GHz. O EasyHAN está num local com bom sinal, fixei o WiFi num só canal e defini no MEO Smart WiFi para só mostrar o 2.4GHz ao EasyHAN… Mas continuo com este problema.

Algo interessante é que se eu mudar o SSID da rede e depois mudar de volta ao original, o EasyHAN liga-se imediatamente e sem problema ao WiFi e o uptime volta a 0.

Agradecia qualquer ajuda nisto, e peço desculpa pela descarga de informação.

Update: Parece que o problema era com o router WiFi 6 da MEO. Após correr Wifi 3 na consola do EasyHAN, estabilizou e já vai em 64h de uptime.

Contacta-me via WhatsApp


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade