Como flashar um Sonoff Touch Single e Sonoff Touch Dual com Tasmota

ATENÇÃO NOS COMENTÁRIOS DESTE POST TEM COMO FLASHAR A VERSÃO TOUCH DUAL

Hoje o sonoff touch é daqueles equipamentos baratos que quase toda a gente gosta ou gostaria de ter nas paredes para substituir os interruptores antigos.
Mas nem todos ainda exprimentaram a flashar ou não sabem como…
Existe vários firmwares todos eles até agora estáveis, hoje vou partilhar contigo como podes usar o firmware tasmota já uso há bastantes meses e nunca tive problemas.

Ok vamos lá.
Material necessário:

Sonoff Touch
touch1

Conversor cp2102 ttl
conversorttl

Jumper Wires Macho Femea

As ligações entre o Sonoff e o Conversor são simples.

NOTA 1: O FIO PRETO (GND) QUE LIGA AO GPIO0, ESTE FIO PRECISA DE ESTAR LIGADO ANTES DE LIGARES O CONVERSOR Á PORTA USB, SENÃO O SONOFF NÃO ENTRA EM PROGRAM MODE.

NOTA 2: AO FAZEREM O PASSO ACIMA SE NOTARES QUE O LED AZUL PISCA, QUER DIZER QUE ALGO ESTÁ ERRADO, VERIFICA AS LIGAÇÕES NÃO PODE PISCAR.

**NOTA 3: AINDA ASSIM CASO NA CONSOLA DO ARDUINO APAREÇA O ERRO: espcomm_upload_mem failed **
TROCA O FIO AZUL COM O VERDE (ALGUNS CONVERSORES FUNCIONAM DE MANEIRAS DIFERENTES)

Para fazeres essas ligações não precisas de soldar nada…
O sonoff na placa onde estão os pinos 3.3v, gnd, tx, rx tem uns furos , basta tu com o Jumpers Macho forçares a entrar, caso não entre com uma limazinha das unhas ou outra,limas um bocado até entrar justo para fazer contacto.

O fio que vai preto do gnd do conversor ao sonoff eu uso duas pontas macho fiz um “xunt” isto porque é necessário como disse acima, ter o GPIO0 ligado quando conectamos o conversor ao pc.
Toma nota que sem soldar nada, as tuas mãozinhas vão ter que segurar em tudo.

De seguida fazes download do seguinte zip.

Já tem tudo pronto basta depois configurar como mostro mais abaixo.



Após tudo tar devidamente configurado validas/compilas primeiro para ver se não tem nenhum erro… clica no visto (primeiro icone do lado esquerdo e aguardem ate ao fim)
Caso não tenha dado erro nenhum, porreiro passemos a fase seguinte… flashar,

Agora já com o sonoff com os fios todos ligados, e com o fio preto que vai do conversor ao chip do sonoff,podes ligar o conversor ao computador, ao ligares se vires que algum led azul pisco é porque algo esta errado, pois não está a entrar em flash mode.

Caso tenham algum erro reporta que tentamos ajudar.

Ok, flashou com sucesso? apareceu 100%?

Ok agora verifica no teu router qual foi o ip que ficou atribuido ao sonoff de seguinda mete esse ip no teu browser vai te aparecer a seguinte imagem:

Clicas em CONFIGURATION

Depois vai te aparecer esta:


Clicas em CONFIGURE MODULE

Depois vai te aparecer esta:


Aqui onde diz MODULE TYPE selecciona a opcão que diz: sonoff touch
e fazes SAVE

Configuração do lado do home assistant:

No teu configuration.yaml colocas:

mqtt:

  broker: 127.0.0.1
  port: 1883
  username: VOSSO USERNAME MQTT
  password: VOSSA PASSWORD MQTT
  keepalive: 60

switch:

  - platform: mqtt
    name: "aquario"
    state_topic: "stat/aquario/POWER"
    command_topic: "cmnd/aquario/Power"
    availability_topic: "tele/aquario/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"

NOTA: aí na configuração acima onde nas linhas:
state_topic, command_topic, availability_topic onde diz: aquario tens que mudar para o nome que deste ao sonoff mqtt topic. se nao sabes o nome vais novamente ao teu browser metes o ip novamente

e quando te abrir a janela clicas em INFORMATION depois vai te aparecer a imagem que se segue, e podes ver o nome que tens lá a seguir a seta verde.
Neste caso trocarias onde diz aquario no state_topic, command_topic, availability_topic por sonoff108

No teu groups.yaml colocas:

default_view:
  view: yes
  icon: mdi:home
  entities:
    - switch.aquario

LIGAÇÃO AO INTERRUPTOR ANTIGO.
Normalmente os interruptores apenas têm dois fios isto é apenas tem a fase e o retorno,

Precisas de um terceiro fio ou seja de o NEUTRO.
Podes ver na imagem abaixo uma ilustração de como o sonoff touch funciona.

Alguma dúvida não hesites em perguntar, tenho noção para quem está a dar os primeiros passos que isto parece um bicho de 7 cabeças…mas se nós soubessemos tudo não andavamos cá a fazer nada.

:warning: :warning: :warning: :warning: :warning: :warning: :warning: :warning:

Para te facilitar podes usar o esquema acima, mas podes flashar seguindo o tutorial abaixo, o arduino IDE não é necessário.

Video de exemplo de como entrar em flashmode no Sonoff Touch Dual T1 R2 EU

2 Curtiram

Olá a todos.
Tenho um sonoff Touch 2 botões e tem algumas diferenças.

Para começar parece que é uma versão diferente da board “SonoFF T1 R2 EU TOUCH BOARD VER: V1.0”

A maneira de entrar em modo de programação é diferente deste apresentado na medida em que não é necessário ligar o GND ao GPIO0.

Para entrar em modo de programação devemos ligar os cabos apenas ao GND/VCC/RX/TX e ligar ao PC.
Podem ver aqui:

----> Para quem nunca fez, não se esqueçam que o TX da placa deve ligar ao RX do sonoff e o RX ao TX. Se não funcionar troquem de um dos lados os cabos TX/RX

De seguida ligam ao PC e deixam arrancar. Ao contrário dos restantes não é possível entrar em modo de programação antes de o sonoff touch arrancar (válido para a minha versão)
1º Tocar no botão 1 (ver foto2) e manter pressionado
2º Carregar no botão “reset” (marcado com um círculo na foto2) e manter os dois pressionados.
3º O sonoff vai reiniciar em modo de programação. Depois de apagar a luz do wifi podem largar os dois botões.
4º Upload do tasmota da mesma maneira que as outras versões.
5º Dentro do tasmota escolher módulo: Sonoff T1 2CH

A nível de configuration.yalm tem uma diferença relativamente ao de 1 botão. Cada botão tem o seu command e state topic pelo que devem colocar o número relativo a cada um no final.

- platform: mqtt
  name: “Cozinha Bancada”
  command_topic: "cmnd/sonoff/power1" 
  state_topic: "stat/sonoff/POWER1" 
  qos: 1 
  payload_on: "ON" 
  payload_off: "OFF" 
- platform: mqtt
  name: “Cozinha Tecto”
  command_topic: "cmnd/sonoff/power2" 
  state_topic: "stat/sonoff/POWER2" 
  qos: 1 
  payload_on: "ON" 
  payload_off: "OFF" 

Aos moderadores: Não consegui colocar as imagens no meio do texto (certamente por problema meu) por isso peço-vos que o façam de modo a facilitar a leitura.

Boas configurações :wink:

4 Curtiram

Boa tarde Tiago. Obrigado pela informação sobre a tua versão do Sonoff Touch.

Para colocares as fotos da imgbb (ou outros serviços online) basta veres a foto no serviço online, clicares com a tecla do lado direito do rato na imagem e escolheres a opção “copiar o link da imagem” (o texto poderá ser diferente conforme o browser). Depois basta colares o endereço na caixa de texto que o sistema insere automaticamente a foto.

@tmarquespt obrigado pelo teu contributo excelente partilha.

1 Curtiu

Vou ser sincero. No início vi que pediram para colocar as imagem fora e fiz isso. Mas fiz o post à pressa e não tive “tempo” para ir ver como se inseriam as imagens :smiley:. No próximo já vejo com mais calma as formatações.

Obrigado por teres tido essa preocupação. Quantas mais imagens forem inseridas directamente no forum (transferência de imagens através do botão upload), mais espaço ocupam e mais caro vai sair o alojamento…

Para inserires a imagem, como estavas a fazer, basta mesmo colares o link da imagem, o sistema faz o resto. Se a foto não aparecer logo na caixa de pré-visualização do lado direito (na versão desktop), certifica-te que o link tem um espaço acima e abaixo.

Assim:

blá-blá blá

http://enderecodaimagem.com/img.jpg

blá-blá blá

E não assim:

blá-blá blá
http://enderecodaimagem.com/img.jpg
blá-blá blá

Bom topico eu tenho o meu sonoff T1 2CH flashado com tasmora OTA mas ficou super lento e já nem se liga ao wifi e quando liga fica super lento tentei mudar a versão mas nada funciona, já me tinha acontecido a 1 sonoff pow fashando de novo por cabo corrigiu.
Estou a tentar fazer o mesmo a este mas não está fácil sempre que carrego no sonoff no botão do touch 1 e no reset era suposto eu ouvir alguma coisa no windows a dizer que liguei algo diferente ao pc?É porque no meu caso isso nao acontece! Já tentei também no serial monitor na porta 74880 que diz na [wiki] (https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Sonoff-T1-UK-and-T1-EU) mas sem sucesso.

@marine1988 o @tmarquespt é que já flashou um ele pode ajudar, mas eu penso que tu tens que clicar como ele refene no post deles nos botões, e só depois é que ligas o flash ftdi ao pc. já exprimentas-te isso?

@marine1988 e esta info também pode ajudar segundo o wiki deles:

sim eu ja vi eu acho que o meu problema e que a minha board já tem tasmota

isso não tem nada a ver, podes querer flashar outro firmware, mas se tem tasmota, tu pondo o ip dele não consegues aceder a ele?

Não ele nem se esta a ligar ao wifi agora está como teve o o meu sonoff pow não sei se te lembras.

tens que ir tentando, verifica os fios as ligações se nao tens o tx e rx trocado, basta um passo falhar para aquilo já não funcionar.

Senhores como faço a conexão nesse modelo de placa, o meu eh touch US.

@CarlosMartins cria um novo tópico sobre essa tua dúvida.

não isso que se conecta é a placa pequena de cima!

Tinhas o wifi em wps ou manager?
Eu coloco sempre em manager porque assim quando nao se consegue ligar ao wifi arranca com AP e podemos ir la dentro corrigir (se for caso disso)
@CarlosMartins

1 Curtiu

penso esta manager o meu problema é ele estar ligado ao wifi e mesmo asim nao conseguir fazer nada dele esta super lento nao manda nada por mqtt quando vou a console não tem la nada. instalei 1 versão de firmware mais antiga e ficou na mesma voltei a meter esta e esta super lento.

@tmarquespt eu penso que o problema dele está no modo em como carrega nos botões para ele entrar em flash mode…explica lá bem a ele como fizeste isso as vezes o texto que escreveste pode não ter sido claro no teu tutorial.

Eu sequi a wiki do tasmota. tenho de ligar ao pc depois carregar no touch 1 e reset até desligar a luz o wifi e largar os 2 logo a segui a isso posso fazer um video por volta das 21h


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade