Como flashar um Sonoff Basic com Tasmota

Viva,

Vou seguir este excelente tutorial para flashar um sonoff com tasmota, mas tenho conhecimentos de eletrónica muito próximos de ZERO, pelo que pedia a vossa ajuda, para ter a certeza que vou ter o material certo para a tarefa.

Portanto, do que li no tutorial, conseguem pf confirmar se é este o material que preciso ou se tenho algo em falta? Já que estou a adquirir para iniciar, eventualmente um múltimetro dara jeito?

O site em si não é relevante, mas queria era ter a garantir que adquiria o equipamento mais indicado.

Sonoff:

Conversor cp2102 ttl
https://www.amazon.co.uk/UART-CP2102-Module-Serial-Converter/dp/B00AFRXKFU

Jumper Wires Macho Femea
https://www.amazon.co.uk/Demarkt-Female-2-54mm-Jumper-Dupont/dp/B072B9YC2N/ref=sr_1_15?s=computers&ie=UTF8&qid=1546616297&sr=1-15&keywords=jumper+wires+male+female

Depois de receber o material, vou ler detalhadamente o fórum, instalar o software, mas certamente que vou recorrer à vossa preciosa ajuda!

Obrigado!

usb para ttl, eu compraria antes este:
https://www.aliexpress.com/item/USB-to-TTL-converter-UART-module-CH340G-CH340-3-3V-5V-switch/32831329095.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.27424c4dNjtsie
os CP2102 podem ser clones e depois tens stresses com os drivers…

Vais comprar um sonoff? Mas não tinhas shelly?
Quanto a jumper wires o ideal para este uso era serem Macho-fêmea e não fêmea-fêmea…

O multímetro dá jeito para tudo. Agora esse conversor não me convence, na descrição diz que dá para 3V3 e 5V mas na foto só tem saida de 5V. Na minha opinião devias optar por este:

https://www.ebay.com/itm/FT232RL-3-3V-5-5V-FTDI-USB-to-TTL-Serial-Adapter-Module-for-Arduino-Mini-Port/392172427198?hash=item5b4f4c57be:g:2ckAAOSwoZJb6qmt:rk:5:pf:0&LH_BIN=1

Até que para flashar Sonoffs tem de ser a 3V3…

Quer o do @j_assuncao, quer o “meu” seriam boas opções… depois é mais uma questão de quereres um que ligue directamente ao USB ou use cabo… :wink:

@mfrodrigues eu até te aconselharia a comprar tanto o ftdi como os jumpers no OLX, porque se não ó vais por as mãos à obra daqui a um mês ou mais… isto se tiveres com pressa claro.

@RodolfoVieira @mfrodrigues por acaso tenho um ftdi aqui encostado, posso vendê-lo

@ricreis394 seccao de vendas sff…

Ricardo, se for um dos que me descreveram aqui, diz-me pf algo por msg privada. Obrigado.

Obrigado @j_assuncao, @Maddoctor e @RodolfoVieira.

Vou seguir a vossa recomendação e de facto tenho mesmo que comprar no OLX ou similar porque não quero esperar um mês para testar isto!

Eu encomendei um shelly1 e shelly2 que infelizmente não chegaram hoje :frowning:
O shelly2 é para experimentar com os estores. O shelly1 é para ver como corre em alguns interruptores simples onde não tenho acesso fácil às lâmpdas e quero colocar na caixa da luz.

A minha ideia de comprar um sonoff é porque se queimar a fazer, isto sempre perco menos $. E como é mais barato, nos locais, onde tenho um candeeiro onde consiga encaixar o sonoff penso que acaba por ser mais valia.

Depois de experimentar sonoff, shelly1/2, tenho de me decidir, para substituir(ou instalar em) todos os interruptores de luz e depois nos interruptores de estores.

A desvantagem dos sonoff que eu conheço é que são gigantes e não cabem atrás das tomadas.

Como é um investimento grande, queria testar todas as hipóteses para ter a certeza que funciona tudo bem.

Se tiverem sugestões, alternativas ao sonoff e shelly para instalar na caixa de luz, o vosso feedback será mt bem vindo!

Obrigado mais uma vez pela preciosa ajuda!

Boas!

Alguém que tenha experimentado flashar o Sonoff Basic em 2.6.1? Já experimentei todas as maneiras e feitios e não tenho sucesso. Uso um FTDI232 e já experimentei em Mac com Atom e Platformio, Arduino IDE, ESPtools, experimentei em Windows com Arduino IDE, ESPEasy, NodeMCU PyFlasher, nada…

Obrigado!

E isso quer dizer o quê? Tens erros a compilar, a flashar, a correr no Basic? Quais são exactamente o(s) erro(s)?

O problema é na escrita. Um dos problemas no terminal dava espcomm_open failed por exemplo. Experimentei também com um Sonoff T1 em 2.7.1 e a história é a mesma, entra em modo de programação, faço teste à porta, está tudo bem, na hora de escrever, não consegue. Os erros que dão são de ligação. Daí perguntar se alguém já teria conseguido flashar sonoff’s com firmwares de origem acima dos 2.6.0.

Estás a compilar o bin ou descarregaste do GitHub do Tasmota?

Descarreguei do GitHub

Que configurações estás a usar no NodeMCU PyFlasher e como estás a ligar o FTDI ao Basic?

@philder passa no nosso canal do discord para vermos isso mais ao detalhe sff

Boas,

Flashei ontem o meu Sonoff Basic com tasmota, correu tudo normal sem stress. Agora ao ligar à corrente o Sonoff nao faz nada, se ligar com o FTDI tambem não faz nada, nao cria a rede AP nem nada.

Já flashei novamente o .bin do sonoff podia ter ficado alguma coisa mal, mas o resultado é o mesmo, flash com sucesso mas nao consigo aceder. Já tentei tambem os 4 short click’s no botao para obrigar a entrar em AP mode mas nada.

O sonoff basic é o o R2.

Com que software é que flashaste e que opções usaste?

Utiliza este tutorial:

📑 Como flashar de forma simples qualquer ESP

Esse sonoff tem o ESP 8285!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade