Como flashar um Sonoff Basic com Tasmota

Master,

Não sei se o ficheiro está alterado mas no user_config alterem para:

#define MQTT_POWER_RETAIN 1 // [PowerRetain] Power status message may send retain flag (0 = off, 1 = on)

Assim após reboot do HA ele actualiza o estado actual do Sonoff.

1 Curtiu

Boas
Também flashei um agora.
Está a funcionar quer em basic mode, quer em S20 mode.
Apenas o led não está aceso quando está na tomada, ligam os dois (verde e azul) quando é accionado
queria o verde aceso quando na tomada em off e os 2 (verde e azul) quando ligado em on.

confS20

ou

s20

Boas,
sou novo nisto e provavemente devo ter feito algo errado…

Será que podias fazer upload das imagens com melhor definição?

Tive o seguinte erro:

Arduino: 1.8.5 (Windows 10), Placa:“Generic ESP8266 Module, 80 MHz, ck, 26 MHz, 40MHz, DOUT, 1M (no SPIFFS), v1.4 Prebuilt, Disabled, None, 115200”

Archiving built core (caching) in: C:\Users\carlo\AppData\Local\Temp\arduino_cache_566475\core\core_esp8266_esp8266_generic_CpuFrequency_80,ResetMethod_ck,CrystalFreq_26,FlashFreq_40,FlashMode_dout,FlashSize_1M0,LwIPVariant_Prebuilt,Debug_Disabled,DebugLevel_None____,UploadSpeed_115200_a4161d449c8eed92e65d0fd09c3dc707.a
O rascunho usa 531968 bytes (51%) do espaço de armazenamento do programa. O máximo é 1023984 bytes.
Variáveis globais usam 52472 bytes (64%) de memória dinâmica, restando 29448 bytes para variáveis locais. O maximo é 81920 bytes.
warning: espcomm_sync failed
error: espcomm_open failed
error: espcomm_upload_mem failed
error: espcomm_upload_mem failed

This report would have more information with
“Show verbose output during compilation”
option enabled in File -> Preferences.

Obrigado
CB

@Carlos_Biscaia fizeste download do zip que coloquei certo?
Já exprimentaste a trocar os fios tx rx?

Aparece esta mensagem semelhante a fazer a verificação:

Archiving built core (caching) in: C:\Users\carlo\AppData\Local\Temp\arduino_cache_566475\core\core_esp8266_esp8266_generic_CpuFrequency_80,ResetMethod_ck,CrystalFreq_26,FlashFreq_40,FlashMode_dout,FlashSize_1M0,LwIPVariant_Prebuilt,Debug_Disabled,DebugLevel_None____,UploadSpeed_115200_a4161d449c8eed92e65d0fd09c3dc707.a
O rascunho usa 531968 bytes (51%) do espaço de armazenamento do programa. O máximo é 1023984 bytes.
Variáveis globais usam 52472 bytes (64%) de memória dinâmica, restando 29448 bytes para variáveis locais. O maximo é 81920 bytes.

Parece-me que está ok, mesmo assim não está fazer upload.

Aqui vai uma foto das ligações:

Experimenta trocar o Tx com o Rx no Sonoff

@j_assuncao ele diz que o erro da a verificar. @Carlos_Biscaia copia a pasta que descompactaste do zip e coloca no ambiente de trabalho e tenta novamente pff.
Caso ainda assim nao de. Instala um programa chamado team viewer para nos combinarmos uma hora para eu aceder remotamente e ver.

Ahhh… É o que dá ler à pressa… Já vejo melhor quando chegar a casa

Quais são as definições de ligação que tens no Arduino IDE?

E por curiosidade qual é o Sonoff? Basic?

Sim ele tem o basic. Agora que vi melhor não existe erros. Tira uma foto à tela do pc sff. E mostra me o erro que da quando tentas flashar.
Lembro…deves ficar com o dedo a pressionar o botao do sonoff e só depois ligares ao pc e só depois escolhes a porta.

Não, o procedimento correcto é:

  • Ligar o conversor ao PC com todos os fios ligados ao Sonoff EXCEPTO o fio dos 3.3V,
  • Escolher a porta no Arduino IDE,
  • Por fim, ficar a carregar no botão do Sonoff e SÓ DEPOIS ligar o fio dos 3.3V

Pode ser que funcione eu sempre faço como referi.
Vamos esperar que funcione.

1 Curtiu

Não havia ai umas versões de sonoff com um firmware que não era possível flashar?
Será disso?

Carlos Biscaia, caso o teu sonoff tenha a versão 1.6 ou inferior, podes tentar flashar o sonoff basic através deste método: https://www.youtube.com/watch?v=ONFhXM5R-t4 . A comunicação com o sonoff é por wifi e apenas é necessário a instalação de software. Já tenho 4 sonoffs flashados assim. Alguma dúvida estou disponível para ajudar.

2 Curtiram

@RodolfoVieira
@j_assuncao
Não tive oportunidade de responder à mais tempo, mas o problema era mesmo com o conversor…

Pedi um emprestado e resolveu, entretanto já mandei vir um do Wish que veio bastante rapido.

Obrigado a ambos :wink:

1 Curtiu

@azougado
Entretanto já consegui resolver com a troca do conversor.

Obrigado

Boa tarde,
Também sou novo nisto e estou exatamente com o mesmo problema.
@RodolfoVieira e @j_assuncao será que podem dar uma ajuda?:):smiley:
Obrigado

E qual é exactamente “o mesmo problema” @PedroBatista?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade