Como flashar um Sonoff 4ch PRO

O sonoff 4ch pro é mais um excelente equipamento que dispõe de 4 relés, é mais um produto da família dos Sonoff e tem muitas características que podem consultar: Aqui

ALERTA: ATENÇÃO QUE DENTRO DA GAMA SONOFF 4CH HÁ VÁRIOS MODELOS EU AQUI VOU TE ENSINAR A FLASHAR O MODELO ====> sonoff 4ch pro

Existe no mercado:

  • Sonoff 4ch
  • Sonoff 4ch r2
  • Sonoff 4ch pro
  • Sonoff 4ch pro r2

Todos eles flasham-se com a mesma configuração apenas o que muda é a forma como se o coloca em FLASH MODE. (mais a frente falo-te um pouco disso)

Ok vamos lá.
Material necessário:

Sonoff 4CH PRO

Conversor cp2102 ttl

Jumper Wires Macho Femea

As ligações entre o Sonoff e o Conversor são simples.

NOTA 1: O FIO PRETO (GND) QUE VAI DO CONVERSOR ATÉ AO PINO 2 DO CHIP, ESTE FIO PRECISA DE ESTAR LIGADO ANTES DE LIGARES O CONVERSOR Á PORTA USB, SENÃO O SONOFF NÃO ENTRA EM PROGRAM MODE.

NOTA 2: AINDA ASSIM CASO NA CONSOLA DO ARDUINO APAREÇA O ERRO: espcomm_upload_mem failed TROQUEM O FIO AZUL COM O VERDE (ALGUNS CONVERSORES FUNCIONAM DE MANEIRAS DIFERENTES)

Para fazeres essas ligações não precisas de soldar nada…
O sonoff na placa onde estão os pinos 3.3v, gnd, tx, rx tem uns furos , basta tu com o Jumpers Macho forças a entrar, caso não entre com uma limazinha das unhas ou outra,limas um bocado até entrar justo para fazer contacto.

O fio que vai preto do gnd do conversor ao CHIP do sonoff eu uso duas pontas macho fiz um “xunt” isto porque é necessário tanto teres o gnd ligado na placa como teres o gnd ligado no pino 2 do CHIP ligado quando conectamos o conversor ao pc.
Toma nota que sem soldar nada, as tuas mãozinhas vão ter que segurar em tudo.

De seguida fazes download do seguinte zip.

Já tem tudo pronto basta depois configurar como mostro mais abaixo.

Caso não consigas flashar com a placa “generic 8266 module” altera para “generic 8285 module”
Não te esqueças tambem de alterar a porta em que o teu pc detectou o conversor.


Após tudo tar devidamente configurado validas/compilas primeiro para ver se não tem nenhum erro… clicas no visto (primeiro icone do lado esquerdo e aguardem ate ao fim)
Caso não tenha dado erro nenhum, porreiro passemos a fase seguinte… flashar,

Agora já com o sonoff com os fios todos ligados, e com o fio preto ligado ao pino2 do chip podes clicar no icone da seta para começares a flashar, nota que isto é um processo que pode demorar uns 2 a 10 min.

Caso o flash tenha sido concluído com sucesso podes desligar todos os fios menos o fio 3.3v que vai do conversor ao sonoff e menos o fio gnd que vai do conversor ao sonoff.

Caso tenhas algum erro reporta que tentamos ajudar.

Ok agora verifica no teu router qual foi o ip que ficou atribuido ao sonoff de seguinda mete esse ip no teu browser vai te aparecer a seguinte imagem:

Clicas em CONFIGURATION

Depois vai te aparecer esta:


Clicas em CONFIGURE MODULE

Depois vai te aparecer esta:


Aqui onde diz MODULE TYPE selecciona a opcão que diz: sonoff 4ch
e fazes SAVE

Configuração do lado do home assistant:

No teu configuration.yaml colocas:

mqtt:

  broker: 127.0.0.1
  port: 1883
  username: VOSSO USERNAME MQTT
  password: VOSSA PASSWORD MQTT
  keepalive: 60


switch:
     
  - platform: mqtt
    name: "aquario1"
    state_topic: "stat/sonoff/POWER1"
    command_topic: "cmnd/sonoff/POWER1"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true    
    
  - platform: mqtt
    name: "aquario2"
    state_topic: "stat/sonoff/POWER2"
    command_topic: "cmnd/sonoff/POWER2"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true    
    
  - platform: mqtt
    name: "aquario3"
    state_topic: "stat/sonoff/POWER3"
    command_topic: "cmnd/sonoff/POWER3"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true    
    
  - platform: mqtt
    name: "aquario4"
    state_topic: "stat/sonoff/POWER4"
    command_topic: "cmnd/sonoff/POWER4"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true

NOTA: aí na configuração acima onde nas linhas:
state_topic, command_topic onde diz: sonoff tens que mudar para o nome que deste ao sonoff mqtt topic. se nao sabes o nome vais novamente ao teu browser metes o ip novamente

e quando te abrir a janela clicas em INFORMATION depois vai te aparecer a imagem que se segue, e podes ver o nome que tens lá a seguir a seta verde.
Neste caso trocarias onde diz sonoff no state_topic, command_topic por sonoff108

No teu groups.yaml colocas:

default_view:
  view: yes
  icon: mdi:home
  entities:
    - switch.aquario1
    - switch.aquario2
    - switch.aquario3
    - switch.aquario4

Esta seria então as ligações para isso tudo funcionar, neste caso mostro aqui lampadas, mas podes ligar o que quiseres desde que não seja muito potente, não te esqueças de ver as especificações.

Alguma dúvida não hesites em perguntar, tenho noção para quem está a dar os primeiros passos que isto parece um bicho de 7 cabeças…mas se nós soubessemos tudo não andavamos cá a fazer nada.

:warning: :warning: :warning: :warning: :warning: :warning: :warning: :warning:

Para te facilitar podes usar o esquema acima, mas podes flashar seguindo o tutorial abaixo, o arduino IDE não é necessário.

2 Curtiram

Boas.
Estive ontem a flashar um sonoff 4ch r2 e vou colocar aqui algumas notas de duvidas que fiquei com o guia.
Para colocar em flash mode tive que pressionar o 1º botão (sonoff 4ch r2).
Para flashar fiquei com duvidas em qual das páginas devia estar. Pela análise aos ficheiros parece.me que deve estar na sonoff.
Caso seja definido um IP no ficheiro de configuração, não é necessário procurar no router o ip que foi atribuido.

2 Curtiram

Uma mensagem foi dividida em um novo tópico: Automatização da rega

Ainda tenho aqui o meu por flashar a ver se é este fim de semana. :slight_smile:

Utiliza o tutorial abaixo que serve para qualquer ESP.:

https://forum.cpha.pt/t/como-flashar-de-forma-simples-qualquer-esp/880

O ideal é teres já preparado o comando de backlog se utilizares o tasmota.

1 Curtiu

O link não está disponivel.

Conseguem confirmar se o CH4 PRO 3 também dá para flash? Já tentie over the air, sem sucesso (nao aparece a rede finalstage) e por FT232RL não connecta.

Obrigado

Quando dizes que usando o FTDI não conecta, podes dar mais detalhes? que programa estás a usar? Como estás a colocar o equipamento em flash mode?

Over the air,
-Utilizando o mirko/SonOTA, fico pela mensagem “** AFTER the first download is COMPLETE, with in a minute or so you should connect to the new SSID “FinalStage” to finish the process.”

Calculo que seja pela versão do sonoff ch4pro r3 ser a 3.4.0

FTDI
Adquiri o FT232RL, soldei (pela primeiva vez na minha vida) um “connector” como vi na internet, como explicado em vários manuais, e utilizei o tasmotizer.
Quando ligo o USB, carrego no botão ch1, nenhuma luz na placa acende, mas no Tasmotizer aparece sempre a mensagem: “Failed to connect to ESP8266: Timed out waiting for packet header”.

Fiquei sem ideias, a minha proxima tentativa é acionar a opção LAN e bloquear o acesso a este dispositivo à internet…




numbers remove duplicates

Esses pontos de soldadura não parecem muito bem e apenas o segundo parece bem soldado.

Experimenta dar um pouco de calor com o ferro em cada um deles de modo a que a solda cubra todo o olhal. Faz com calma, por vezes a solda demora um pouco a espalhar.

Já está :smiley: :smiley: :smiley:
Dei solda na ponta dos cabos e nos pinos como @j_assuncao aconselhou.

Vamos ver qual os próximos problemas/duvias

1 Curtiu

Após efectuar o tasmotizer, iniciei a configuralçao no HASS (tamoadmin e mqtt), o que acontece é que agora o sonoff 4ch pro, parece que faz reeboot (no router vejo que o tempo de nunca passa os 9 segundos).

Também não consigo aceder à pagina através do IP (tenho a certeza qual o ip), fazendo novamente tasmotizer, consigo aceder à página de configuração, no entanto, ao colocar os dados da minha rede, o sonoff fica inacessivel.

O que aconselham?

Eu aconselho acima de tudo de te certificares de uma coisa muito simples: que tenhas a certeza absoluta que a tua rede que serve os dispositivos de IoT (sonoffs, shellys, etc.) funciona apenas na frequência de 2.4GHz e não em 2.4 + 5GHz.

A grande maioria, para não dizer a totalidade, dos equipamentos de IoT não conseguem utilizar a frequência de 5Ghz do wifi e aparentemente ligam-se mas não conseguem falar com a rede, sendo o esse “liga-desliga” constante um dos sintomas.

Consegui resolver a questão não sei bem como (entre restaurar o FW e colcoar o tasmota), no entanto, a minha rede está com a opção “Dual-Band Smart Connect (2.4 GHz and 5 GHz)”

Se o problema contecer, já testo ter uma rede própia.

Esse é quase de certeza o problema. Embora não queira agourar, vais voltar a ter esse problema quando o equipamento perder a ligação ou que faças um reboot ao router.

Tens razão, já voltei a ter o mesmo problema. Criei uma rede 2.4 para este feito. Já agora, preciso de configurar um botão tipo “pulse”, ou seja, liga e passado 1segundo desliga-se (comando da garagem).

Qual a melhor forma para fazer?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade