Ajuda para controlo iluminação

Pretendia integrar no homeassistant o controlo de toda a iluminação de minha casa e estou a procura da solução que melhor se adeque com o meu cenário.
Tenho um sistema de domótica antigo instalado que permite controlo de luzes e tem integrados também sensores de Inundação, Fogo e Gás (Simon VIS).
Este sistema já estava instalado quando me mudei e nunca dei muito uso ao mesmo, até porque não tenho o comando de IR que permite controlar as luzes…
Inclusive tentei copiar o comando com um do vizinho para pelo menos ligar e desligar as luzes, mas não tive sucesso porque no broadlink aparecia sempre um codigo diferente para a mesma tecla (rolling code?!)…

Em relação ao sistema actual o funcionamento parece-me ser o seguinte:
• Os interruptores estão todos ligados directamente ao quadro a um modulo do sistema com o nome “Modulo de Entrada 24 V”, a cabelagem neste caso é com um fio mais fino…;
• As luzes do tecto estão também ligadas diretamente ao quadro ao modulo “Modulo de Salidas 230 V”, que neste caso tenho 2.
• Das luzes de tecto apenas o fio preto (fase) está ligado no modulo de saida e o neutro e a terra estão apenas nos barramentos (ps: não entendo nada de electricidade, mas parece-me ser isto :blush: );
• O sistema deve ter configurado que a entrada X activa a saida Y e sempre que ligo o interruptor faz-se luz na divisão certa…

As soluções que vi são com base em Interruptores Sonoff Touch mas penso que não é viável divido sistema que tenho instalado… certo?
Que outras soluções podia implementar que permitissem o controlo das luzes (on\off e saber o estado) com integração no home assistant, mesmo que tivesse de alterar a cabelagem da instalação?
Deixo algumas fotos do quadro e interruptores…

Cada módulo dos que tens no quadro liga a quantos interruptores? 4?

Se assim for podes pensar no Sonoff 4ch Pro

https://www.itead.cc/sonoff-4ch-pro.html

Os interruptores estão todos ligados no mesmo modulo “Modulo de Entrada 24 V”, depois as luzes das divisões estão repartidas pelos 2 modulos “Modulo de Salidas 230 V 10A”. O funcionamento suponho que depois é como descrevi em cima…

Para utilização do Sonoff 4ch Pro, como ficariam as ligações? Ligava 4 interruptores no Sonoff 4ch Pro e as luzes das respetivas divisões?
Como seria o esquema das ligações? Pelo site do produto não percebi…

@s3Pol tens AQUI o esquema de ligações de como ficaria o 4ch pro

Nesse esquema não está a ligação com os interruptores, certo?
Como poderia ser feita essa ligação?

Iu4nrFs

@Mervoes podes ajudar?

Se tiverem jeito para soldar podem soldar um fios e ligar interruptores em paralelo com os existentes

Bom dia, acabo de acordar para ir trabalhar… São 5h da manha, assim por alto e lido o tópico na diagonal, posso dizer que o que ai tem é fácil de integrar no Home Assistant substituindo esses módulos da simon pelos sonoff 4ch.

Logo depois do trabalho já leio melhor o tópico e ajudo no necessário.

2 Curtiram

16 mensagens foram divididas em um novo tópico: Duvida sobre iluminação

Olá,
por acaso tens o software do SimonVis?
Comprei uma casa exactamente com isto instalado e o funcionamento, dentro do que entendi, é exactamente como descreves.
Problemas:
1- não me deixaram software para modificar configuração, ou seja, não tenho qualquer controlo
2- as luzes da sala, apenas as embutidas, deixaram de acender, e talvez tenha algo com a configuração do mesmo, não sei

Podem me ajudar?
Obrigado

Já conseguiste o software da SimonVis?

Nada de nada. Já procurei por todo o lado e não encontro o software, se por acaso conseguires apita, está me a fazer muita falta, não tenho qualquer controlo naquilo.

O software está online mas numa página protegida. Estou farto de andar às voltas e não encontro noutro sítio.

pois… já percorri a net toda e não consegui arranjar também. Se por acaso conseguires algo diz me pff.
Estou quase a ir para a solução de retirar o sistema e colocar o ‘normal’.
Obrigado

Pelo que estive a ver sai mais barato colocar KNX do que isso que tens. É uma diferença brutal…

quando comprei a casa, segunda mão, já estava instalado este… neste momento apenas precisava de poder controlar aquilo, liga algumas coisas luzes à hora X, a luzes de encastre na sala deixaram de acender… basicamente queria ser eu a controlar e não ‘ele’.
Tecnico cobra 400€ só para lá ir a casa, software mais 150€, cada modulo no quadro são 250€… por menos mando retirar e colocar ‘normal’, digo eu.

Depende do que chamas normal… Pelo que vi o software não faz nada de especial e nem interface gráfica tem.

normal, quero dizer retirar a domotica e os fios e colocar o que uma casa normal têm.
Sim, o software não faz nada de especial, só quero trocar as ordens que tem, por exemplo, não acender as luzes à hora X. Eu neste momento basicamente não tenho acesso nenhum, nenhum interface, nada…

Nem consegues aceder por PuTTY? Nem por modem?

Isto está na página do tal Cristiano Carvalho…

“A programação do módulo de controlo efectua-se, facilmente, com base no principio de pergunta/resposta. Não é pois necessário que o utilizador tenha experiência em programação e menos ainda em línguas de programação. A ferramenta de programação pode ser um terminal standard ANSI ou um simples PC provido com o “Software” de terminal”


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade