Pretendia integrar no homeassistant o controlo de toda a iluminação de minha casa e estou a procura da solução que melhor se adeque com o meu cenário.
Tenho um sistema de domótica antigo instalado que permite controlo de luzes e tem integrados também sensores de Inundação, Fogo e Gás (Simon VIS).
Este sistema já estava instalado quando me mudei e nunca dei muito uso ao mesmo, até porque não tenho o comando de IR que permite controlar as luzes…
Inclusive tentei copiar o comando com um do vizinho para pelo menos ligar e desligar as luzes, mas não tive sucesso porque no broadlink aparecia sempre um codigo diferente para a mesma tecla (rolling code?!)…
Em relação ao sistema actual o funcionamento parece-me ser o seguinte:
• Os interruptores estão todos ligados directamente ao quadro a um modulo do sistema com o nome “Modulo de Entrada 24 V”, a cabelagem neste caso é com um fio mais fino…;
• As luzes do tecto estão também ligadas diretamente ao quadro ao modulo “Modulo de Salidas 230 V”, que neste caso tenho 2.
• Das luzes de tecto apenas o fio preto (fase) está ligado no modulo de saida e o neutro e a terra estão apenas nos barramentos (ps: não entendo nada de electricidade, mas parece-me ser isto );
• O sistema deve ter configurado que a entrada X activa a saida Y e sempre que ligo o interruptor faz-se luz na divisão certa…
As soluções que vi são com base em Interruptores Sonoff Touch mas penso que não é viável divido sistema que tenho instalado… certo?
Que outras soluções podia implementar que permitissem o controlo das luzes (on\off e saber o estado) com integração no home assistant, mesmo que tivesse de alterar a cabelagem da instalação?
Deixo algumas fotos do quadro e interruptores…