Como Regar as Plantas dos vasos automáticamente

Hoje quase toda a gente ou a maioria dos casados… as mulheres gostam muito de plantas…
Mas… o tempo por vezes não é aquilo que gostariamos que fosse e as nossas queridas que tanto gostam de plantas esquecem-se de as regar… isso acontece comigo.

Uma alternativa que arranjei para as plantas que tenho da varanda foi com os seguintes ingredientes.

1 sonoff basic
1 rolo daquelas mangueiras de aquario
1 motor daqueles de aquario
1 caixinha com varios T (podem encontrar tambem naqueles lojas de aquarios ou de agricultura, aki,leroy)
1 caixinha de aspersores iguais aos da foto amarelos ou outros (podem encontrar tambem naqueles lojas de aquarios ou de agricultura, aki,leroy)

A ligação é simples mas requer um truque como a boca da saída do motor é bem maior que o diametro da mangueira do aquario, vocês terão que ir reduzindo a medida, eu usei vários bocadinho de mangueira que arranjei na horta do meu pai.
Depois e so irem interligando conforme a imagem

Automação para o sonoff:

  - alias: Regar Plantas
    trigger:
      - platform: time
        at: '18:20:00'
    condition:
      - condition: time
        weekday:
          - mon
          - wed
          - fri
          - sun
    action:
      - service: switch.turn_on
        data:
          entity_id: switch.regar_plantas_varanda
      - delay: 00:01:00
      - service: switch.turn_off
        data:
          entity_id: switch.regar_plantas_varanda

Esta automação vai ligar o sonoff às 18:20 durante 1 minuto segundas quartas quintas e domingos.

Caso tenha mais ideias partilhem com a malta :wink:

5 Curtiram

Boas…
vi por aí um vídeo para fazer algo parecido mas para o jardim e usando um Sonoff 4 CH PRO. Assim conseguiria regar várias zonas!
o vídeo é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=_ymyczBpmec&t=15s

Algum utilizador tem algo parecido e que possa dar umas dicas de como fazer?? é que eu de electricidade e afins só sei uma coisa: apanhar choques! :cry:

Se calhar uma alteração que fazia ao vídeo era colocar o firmware Espurna, para não estar dependente dos servidores do Sonoff

Ao colocares o tasmota não ficas dependente dos servidores da china tal como tambem não ficas se colocares Espurna. Vou vêr esse vídeo.

Já vi o video, e irei fazer um tutorial de como flashar o sonoff 4ch pro , mas podes me adientar que equipamentos tens para ligar a cada rele?

como disse acima…o que percebo disto é 0,00001%… só vi este projecto e decidi partilhar para tentar depois fazer igual. de momento ainda não tenho nada. visto só entretanto (daqui a umas semanitas) começar a fazer o jardim. mas estava a pensar ligar electroválvulas ao Sonoff e para as poder controlar. sempre fica mais em conta um sonoff do que um programador

penso que aqui tem explicado o projecto do video:

Ok , segundo entendi queres fazer um projecto igual mas não sabes como faze-lo tudo bem.
Como disse irei fazer um ainda hoje se nada falhar um tutorial onde ensino como se flasha,como se configura e como se liga os equipamentos depois ao sonoff irei usar umas lampadas como exemplo… Mas depois concerteza que podes adaptar as electrovalvulas nos 4 relés que tens disponíveis neste equipamento.

@rui20andre Ve se te ajuda

1 Curtiu

Caso o local onde estão as plantas receber água da chuva, seria interessante também adicionar isso a automação, para que quando estiver chovendo as plantas não sejam regadas.

Ou utilizar um sensor de humidade no solo.

1 Curtiu

@RodolfoVieira Estás a tirar água de um “balde” certo? Já pensei em fazer isto, mas tinha de ser a bateria/solar porque não tenho electricidade na varanda. Tipo Isto: https://www.ebay.com/itm/Fountain-Pool-Water-Pump-Garden-Plants-Watering-Kit-Solar-Power-Battery/332620444087?hash=item4d71b931b7:g:~tIAAMXQrNtR3h5k

Se alguém quiser ligar à rede de água (no quintal) podem substituir a bomba por uma electrovalvula deste género: https://www.adafruit.com/product/997

Sim tou a tirar com um balde. Ja tive uma bomba dessas so que não tem força para subir a agua. Terás que ter sempre essa bomba acima do nivel das plantas para a agua ir descendo. E com essas placas só funciona mesmo quando o sol incide.

Excelente tutorial @RodolfoVieira :slight_smile:

Tenho é uma dúvida. Eu como não percebo nada de electronica, daí este forum ajudar-me imenso. Sabes como meter algo que indica que o nosso recipiente está com falta de agua. Isto para não correr o risco de queimar o motor ou os motores dos aquarios já tem essa proteção (suponho que não)?

Podes ver isto link

Excelente ideia :wink: Nesse caso em especifico, o que fizeste, foi ver quando os fios deixam de tocar na agua, muda o estado certo?

Sim… contudo ja lhe fiz um update, comprei uma boia e liguei aos contactos do sensor…porque os fios apodreciam passado uns tempos.

Por a caso vi que o sensor da Shelly Flood dá para alterar quando tem ou não agua. Não sei é se será boa ideia de ter este dispositivo quase 24 sobre 24 dentro de agua. E o custo dele também é mais elevado.

Ia pela solução mais barata com boia…

E a boia ligaste directamente ao sensor da xioami ou ligaste a um arduino para mandar os dados para o teu home assistant?

A boia liguei directamente ao sensor da xiaomi… não faria sentido ligar a um arduino.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade