Ajuda na escolha de Router + Switch + Patch Panel

A post was merged into an existing topic: Problemas ao configurar Unifi USG

Boa tarde @Luis_Andrade,
Ja tenho um “pacote” completo de unifi :), ou melho quase, USG - Switch POE e UAP-AC-PRO, neste momento falta o CK que está a caminho…
Consigo ter as coisas a funcionar a nivel de internet, o USG liga-se a net sem problema, wifi etc…
O problema está na TVBox, nas configurações que tinha no OpenWRT (Tp-Link C7) tinha o switch configurado da seguinte forma:
Porta WAN tagged a vlan 100, 101(VOIP) e 105(IPTV) e depois untagged 100 duas portas para net, a 3 untagged 105 (box) e 4 untagged 101 (VOIP).

Como consigo replicar isto para o USG?

Pormenor, se eu ligasse um pc com dhcp activo na porta 3 (de IPTV) ele recebia um ip privado dum servidor dhcp totalmente dispar da gama de rede que tinha no router…

Estou completamente perdido por onde poderei ir mais…

Obrigado

Sim. Não vejo motivos em não conseguires meter o usg a fazer o mesmo.

A ck é queimar dinheiro, na minha opinião. Podes instalar o controller em equipamentos mais baratos… ou, utilizar algum já existente (como o servidor do HA).

O PC irá receber o ip para a vlan que configuras. Agora, depende como vais configurar a porta no switch.

O único problema que identifico é teres equipamento da unifi com capacidade para ligares um telefone analógico numa porta fxs.

Não precisas do CK, o Hassio tem um addon para o Unifi Controller.

Boa tarde,
@Luis_Andrade, o telefone seria secundário mas penso que seria viável com o equipamento da Cisco que já possuo.
Quanto ao IPTV continua a não conseguir, tenho aqui uns esquemas com as configurações que tenho e com o que pretendo. Penso que o que me falta é mesmo a configuração para as ligações do IPTV na porta LAN2.


Configurações no TP-Link:

Objectivo final…

A solução que colocas aparenta ser viável a nível dos equipamentos unifi.

Contudo, o tipo de questão que colocas é específico do operador e dentro de um tema que ainda não está definido como conteúdos específico do fórum.

Sugiro que passes pelo nosso Discord onde este e outros tipos de temas “satélites” são discutidos. Posso desde já adiantar que tenho conhecimento de vários utilizadores a funcionar exclusivamente com unifi sem o router do operador para o meo com ont e que encontraram resposta no nosso discord com o apoio de outros membros da nossa comunidade.

3 Curtiram

2 posts were split to a new topic: Rack para Home Assistant e equipamentos de rede

Boa tarde,

Vivo neste momento numa apartamento e estou bastante descontente com a performance da minha rede domestica.

Tenho Fibergateway da MEO mais um AP noutra divisão.

Estava neste momento a pensar adquiri um router Ubiquiti EdgeRouter X e um Access Point Ubiquiti Unifi AC Lite. Tenho neste e noutros foruns ouvido falar bem da Ubiquiti e até da linha Unifi. A escolha pelo o router Edge sera para poupar uns €€.

Neste momento estou também a começar a reconstruir uma moradia onde iria adicionar mais 1/2 APs e um switch.

Acham que é uma escolha indicada ou estou a comprometer a performance poupando uns €€s?

Neste momento tenho também um powerline ligado a um router/wifi AP no escritório. Como poderia melhor esses equipamentos para ter acesso a funcionalidades como VLANs?

Obrigado.

A vantagem de utilizarmos tudo da linha unifi é a parte da gestão centralizada, coisa que deixas de ter (parcialmente) ao colocares um equipamento da linha edge. Os equipamentos da ubiquiti são muito conhecidos pela sua qualidade, robustez, versatilidade,… contudo o preço acompanha também as qualidades. Como alternativa tens a mikrotik, que apesar de ser uma excelente alternativa tem um nível de interação um pouco mais técnico e menos user friendly. Uma coisa é certa, caso optes por unifi muito dificilmente ficas arrependido (só se for pelo preço).

Caso os equipamentos não tenho capacidade de layer 2, não podes utilizar vLANs.

Pois o preço é um factor. Diferença entre 60€ e e 120€. Pelo que percebi em termos de funcionalidade são iguais, contudo o Edge pode dar mais trabalho em configurar (e não é centralizado).

Contudo depoi se comprar um Switch que não seja Unifi (por causa do preço) já vou ter de fazer diferentes configurações.

Pois, o equipamento que tenho escritório é um router wireless baratinho. Teria de comprar um Switch. Qualquer um daria para resolver. A minha ideia era apenas investir neste momento em hardware que depois tivesse utilização na moradia que estou a construir.

Podes até poupar o dinheiro do router e colocar o pfsense numa VM como o HA no proxmox.

Usaria equipamento de Layer 2 para para ligar os devices? Ligo uma VM com o PFSense e o Router MEO em bridge (por exemplo) a esse switch?

O problema disso é o que já tenho agora com o PiHole. Volta e meia algo falha aqui e perco o acesso ao proxmox. Lá se vai a net aqui de casa e a mulher fica triste :smiley:

Boas,
Vou usar este topico para nao ter que criar outro e porque penso que se enquadra.
Estou remodelar a rede, tenho de comprar um router com wireless e um AP ou um router e dois APs. Dito isto e depois de ver muito do que ha no mercado, estou muito inclinado para uma soluçao EdgeRouter X + 2 UAP-AC-M. Qual é a minha duvida aqui, até agora estava a pensar colocar o HA numa Pi3+ que ja tenho, mas ao colocar o controlador dos unifi fica curta e ia comprar uma Pi4 4GB, será que a Pi3+ se aguenta com o HA e a integraçao com o controlador da unifi? assim ia para a USG com o dinheiro que poupava na Pi4 :smiley: o que dizem? o HA vai ter cerca de 8 interruptores sonoff, 5 estores com sonoff dual e mais meia duzia de reles e sensores

Vivam,

Apesar de não ter HA, quero contribuir para estar discussão de routers e afins…
Em casa tenho Meo fibra com ONT ligado diretamente a um Draytek 2860. Este router faz 50 VPNs… Uso algumas por outros motivos.
Com o ONT ligado diretamente à WAN do Draytek tenho tudo a trabalhar: Internet, televisão e telefone geográfico 2xxxxx.

Cumprimentos

os PI mal correm o HA (*) colocar o controlador da unifi em cima parece-me uma péssima ideia independentemente do modelo.

Podes sempre comprar o USG, manter o PI3 para o HA e instalar o controlador num PC. Obviamente que qd o controlador estiver desligado perdes métricas, mas se for para usar apenas para configuração dos equipamentos/alterações serve perfeitamente.

Atenção às velocidades máximas permitidas pelo USG com IDS/IPS e DPI activados que caem consideravelmente.

mas tens o router da meo ligado ao draytek ou conseguiste saber a autenticação de SIP? :thinking:

Obrigado @tmarquespt depois de pesquisar mais um bocado acabei por ir para uma soluçao mista, assim comprei um HEX S e dois UAP-AC-M

sobre o unifi e o HA para ja vou repartir pelas RASPs, no futuro breve vou adoptar um i3 de um escritorio que vai remodelar equipamentos e vou montar ai um servidor

Tenho o router Draytek ligado diretamente ao ONT… O router da meo, sempre esteve arrumado e lá continuará… O local daquilo é no lixo :smiley: :smiley: :smiley: Sim, consegue-se saber a autenticação SIP :wink: :wink: Não o vou dizer em público para a MEO não cortar a mama, mas garanto que dá.

1 Curtiu

É dificil acabarem com isso se querem continuar a passar a autenticação da ONT para o router na configuraçao inicial :smiley:

Antes de mais obrigado por este tópico. Já tirei várias ideias após descobrir que ando nisto da automação como o caranguejo e só agora estou a perceber a importância da estrutura de rede de base.
Adiante, e pedindo desculpa por desenterrar este comentário, não consigo ligar o ONT da MEO diretamente a nada que não seja o router Thomson da MEO. Se o ligar a outro router ou ao pc não apanho nada via DHCP.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade