Neste tópico vou descrever os equipamentos que tenho vindo a adquirir para a base do meu mini servidor que esta com proxmox, com uma VM com Ubuntu minimal a correr o hass.io e um container LXC com ubuntu para o controlador UniFi.
No futuro pretendo vir a ter mais uma VM para o OpenMediaVault mas para isso vou ter de adicionar discos externos ao minipc.
Conforme for adicionando equipamentos vou atualizando o tópico…
Antes de começar este projeto já tinha uma ideia do que quero como resultado final, não sabia era bem por onde começar e quais os equipamentos mais adequados. Para isso recorri aqui ao fórum para ir lendo os vários tópicos e tirar as dúvidas que iam surgindo.
Regra geral quem começa no home assistant começa pelo raspberrypi. Eu optei por saltar essa parte e partir logo para uma base mais solida de maneira a que não venha a ficar limitado no futuro.
- Armário Rack
Começando pelo armário rack. Embora eu não tenha limitação de espaço no local onde coloquei o rack, acabei por optar por um rack de 19” de 12U com profundidade de 300mm que tem menos aspeto de caixote.
Ter em atenção que nem todos os equipamentos cabem num rack de 300mm de profundidade. Grande parte dos switch não cabem. Só vim a descobrir isso mais tarde quando ia para adquirir um switch unifi de 16 portas POE de 150W. Acabou por não ter influência porque descartei a compra devido ao barulho das FANs.
Link para o Armário rack mural 19’ 12U 570x300x655mm
- Patch Panel
De seguida o patch panel… Optei por um de 24 portas para o rack de 19” e altura 1U.
Estou a utilizar o patch panel para ligar todos os cabos de rede e telefone que vão para as divisões da casa, incluindo o cabo de rede que vai para um acess point unifi que tenho no teto da casa. Descrição mais para a frente…
Link para o Patch panel de 19” 24 portas Cat.6
- Alicate Krone
Caso optem por um patch panel deste tipo vão precisar de um alicate krone para cravar os fios.
- Régua de tomadas para Rack
Para ligar todos os equipamentos que vão ficar dentro do rack não há muito por onde escolher. Ou uma régua de 8 tomadas com interruptor, ou uma régua de 9 tomadas sem interruptor.
Eu optei pela de 8 tomadas com interruptor.
Link para régua de 8 tomadas com interruptor.
- Prateleiras para Rack
Prateleiras que possam fazer falta para colocar equipamentos. Para rack com profundidade de 300mm e mais difícil encontrar. Os preços das existentes a venda são um exagero… Caso tenham possibilidade construam vocês mesmo. Eu acabei por comprar uma para rack de 450mm de profundidade, (não havia stock para 300mm de profundidade) e cortei-a para caber no meu rack.
Como passo muito tempo fora de Portugal, na altura que precisei não tive tempo para construir a prateleira, mas fica a informação de que com o dinheiro que gastei nesta prateleira podia ter construído 5 e ainda sobrava dinheiro.
Link para a prateleira que tive de cortar…
- MiniPC
MiniPC para instalar proxmox e correr VMs para o hass.io e outros serviços que venham a necessitar.
Optei pelo MSI Cubi N5000 com 8Gb RAM DDR4 e SSD M.2 2280 Kingston A1000 240GB 3D TLC NVMe
Comprei na PCDiga. Fui pessoalmente a loja e já não tem o material disponível no site deles para colocar links. Penso que ficou por volta dos 230 euros. De momento não tenho as faturas comigo…
O meu vem com processador N5000 e suporta DDR4.
Link para as características do MSI Cubi N
- Equipamentos de rede
No que toca a equipamentos de rede, depois do que fui lendo pela net e da ajuda que recebi aqui no fórum, optei pela linha Ubiquiti UniFi.
Uma das principais vantagens que encontrei foi a facilidade de configuração, utilizando o software UniFi Controller que se pode instalar num computador Windows, ou num container LXC no proxmox, podemos configurar todos os equipamentos UniFi que tivermos na rede sem termos de estar a aceder a cada equipamento independente.
- Gateway
Para gateway a dúvida era entre o USG e o USG Pro4. Depois de ler que no USG Pro 4 as FANs faziam algum barulho, pensei que não fosse incomodativo devido a ter uma divisão da casa só para o rack e quadro elétrico.
Como dava preferência ao formato rack, acabei por encomendar na amazon o USG Pro 4 pensando eu que o barulho que ele ia fazer não era problema, até ao momento em que o liguei… O barulho das FANs é demasiado estridente, durante a noite ouve-se bem pela casa. Ainda comprei duas FANs Noctua NF-A4X20 mais silenciosas, mas mesmo assim não fiquei satisfeito.
Acabei por devolver tudo e comprei o USG normal.
- Switch
Quanto ao switch Unifi o de 16 portas POE não cabia dentro do meu rack devido a profundidade, e depois de ouvir o barulho das FANs do USG Pro 4 também não ia arriscar com o switch, por isso optei por dois switch de 8 portas e 60W fanless. Cada um tem 4 portas POE.
De seguida ficam umas fotos do suporte para rack 1U de 19” que construi para colocar os dois switch unifi. Fiz adaptação para ligar um só cabo de alimentação. Tenho a LAN1 do USG ligada a um switch e a LAN2 do USG ligada a outro switch.
Ficam as fotos para caso alguém queira tirar ideias…
- Suporte USG para rack
Como não tive tempo para construir o suporte do USG comprei um já feito na amazon. Uma bela porcaria… Não sei que medidas utilizaram para construir o suporte, mas o espaço para o USG é grande, como se pode ver por uma das seguintes fotos. Tive de colocar um pedaço de cartão a preencher o espaço. Para fixar o USG tive de utilizar abraçadeiras serrilha. A tinta do suporte salta toda… Enfim… Não devolvi porque já não tive tempo para construir um…
Fica o link para o que NAO devem comprar…
- Acess Point
Quanto ao acess point optei por um UniFi UAP-AC-Pro alimentado por uma das portas POE do switch UniFi.
Ainda não acertei com a configuração dos canais wireless de 2.4ghz e 5ghz. Em modo automático o telemóvel e o computador teimam em utilizar os 2.4ghz, não passando a velocidade da ligação dos 30mbits. Se forcar a potência dos 5ghz para o máximo e os 2.4ghz para o mínimo já consigo ligação em 5ghz passar os 250mbits, mas os equipamentos como os sonoff perdem a ligação aos 2.4ghz.
Alguém que utilize o UniFi AP-AC-Pro que possa partilhar as configurações dos rádios de 2.4ghz e 5 ghz…
De momento ainda tenho o router da NOS para poder utilizar o telefone, e o USG ligado na porta 4 em modo bridge.
Vou comprar o cisco SAP112 para ver se consigo por a funcionar o telefone e eliminar de vez o router da NOS.
Aspeto atual do rack com o pouco tempo que tive para montar tudo.
Só em Outubro posso adicionar a UPS, uma prateleira para os cabos coaxiais que vão para as divisões da casa e começar a adicionar camaras POE.
Ate la só acesso através da VPN do USG diretamente do Japão.
Obrigado a todos que me ajudaram neste tópico e que participam no forum.
Conforme for fazendo alterações vou atualizando o tópico.