Ajuda na escolha de Router + Switch + Patch Panel

Bem, pelo que estive a ler numa primeira análise, não tendo um unifi controller a melhor opção será mesmo por um edgerouter… ainda que possa ter um pouco menos de perfomance…

É tudo 100% legal. Apesar de não parecer :wink:

No nosso fórum não é permitido qualquer tipo de partilha de informação que não seja legal.

Basicamente, o que referi é um sintonizador de TV de rede e um servidor para distribuição de sinal. Os conteúdos são os que estão contratualmente estabelecidos com o operador via sinal coaxial. Terás exatamente o mesmo que já tens… com a diferença de receberes por IPTV e ser controlado pelo HA.

1 Curtiu

Se puderes partilhar fotos do ONT da NOS e do router, poderá ser mais fácil ajudar.

Para a linha unifi o US-16-150W é possivelmente que seja a melhor opção no teu caso.

Para uma solução mais económica e sem grande nível de limitações para a tua atual velocidade o usg é suficiente apesar do formato não rack… podes comprar um adaptador conforme as fotos.

1 Curtiu

O hdhomerun é só sintonizador. Um equipamento muito simples e básico de configurar (é só ligar os cabos).

O tvheadhend é um servidor… que é muito leve e pode correr como container no HA. Depois de configurado para ligar ao ip do sintonizador (hdhomerun), basicamente faz de proxy para os clientes e gravação.

O Unifi Controller é um software grátis…

@palmatech completando o @j_assuncao… não só é gratuito o software do unifi controller como o hass.io tem um addon para instalar com um click.

O software não necessita estar sempre online, podes utilizar só para configurar os equipamentos. Contudo, como o mesmo pode residir no servidor do HA, será útil e muito prático estar sempre disponível para guardar estatísticas, interagir com a app no telemóvel no pc,…

Complementando a mim próprio e o @Luis_Andrade com o Controller podes passar muita informação da rede para o HA e usar essa informação em automações. Para além de que tbm serve de device tracker.

Então acha que seria melhor optar por um USG em vez do edgerouter?

Para teres tudo integrado num só ambiente de gestão… acho o usg melhor…

Não sou perito mas fica a minha experiência:

Eu comprei um switch Unifi com 4x POE e 2 APs também Unifi. Na altura não sabia da existência do USG e um amigo meu aconselhou-me a comprar um mini-PC com 4 interfaces de rede (Qotom) instalando-lhe o OPNSense que é Open Source. Depois de ter encomendado o Qotom soube do USG e fiquei com receio de que teria ficado melhor servido com o USG visto integrar com tudo o resto. No entanto acabei por adorar o OPNSense e não estou arrependido. Além de vir já com imensas funcionalidades de fábrica, tens a possibilidade de o extender através de plugins.

Dito isto, para mim a escolha seria sempre entre um USG (pela simples integração com o resto) ou um mini-pc com um router por software (pela versatilidade). E nunca por um router hardware de outra marca.

1 Curtiu

O raciocínio é lógico e concordo em absoluto.

A maior diferença é a versatilidade vs simplicidade… abdicando de um em favor do outro na decisão… sendo ambas soluções boas… para utilizadores com necessidades mais específicas e maior nível de conhecimento o pfsense é sem dúvida uma excelente solução.

O usg só se destaca pelo nível de integração no ecossistema da linha unifi e uma apresentação mais “bonita” em termos de gestão e imagem.

Para um utilizador residencial e sem ter necessidades muito específicas, mantendo um elevado nível de configuração… o usg é uma solução muito equilibrada.

1 Curtiu

Boa tarde @Luis_Andrade

Indicas que a velocidade e latência no USG são muito melhores…eu tenho MEO Fibra 500/100 Mbps e verificando a velocidade por vabo, pouco passo dos 100. Já li em vários fóruns sobre este problema e sinceramente ainda não o consegui resolver.

Tenho USG3p, US-24 e UAP-AC-LR

Tens o ONT ligado ao USG?

Optei pelo router USG Pro 4 e pelo patch panel de 24 portas em que se tem que cravar os fios com alicate krone. Já está a caminho…

Encomendei também uma prateleira para colocar o minipc e futuramente o ONT.

O próximo será o switch que em princípio será o sugerido pelo @Luis_Andrade Unifi US-16-150W

Mas antes disso quero a UPS. Quais as características a ter em conta?

Alguém tem alguma sugestão de algo bom e barato?

Pode ser formato rack 19" profundidade de 20cm ou formato normal para colocar no fundo do armário rack.

2 Curtiram

Por acaso tenho a porta 4 do FiberGateway do MEO em bridge ligada à porta WAN do USG. Será essa a diferença? Conseguiste maneira de configurar o telefone MEO num telefone IP ?

Obrigado

Utilizo ligação direta ao ONT… possivelmente, o teu bottleneck está no FiberGateway.

Para voip utilizo outros serviços e os números 30x gratuitos não geográficos, fornecidos pela MEO.

1 Curtiu

Boas novamente,
Este fds quero meter o USG com o AP da Ubiquiti a funcionar… Tenho Vodafone Fibra 100/100 com uma STB 4K e tenho um SAP112 da cisco para o VOIP. Neste momento tenho tudo a funcionar com algumas limitações ao nivel da STB, lentidao nos menus e opcao de backward… Antes da instalação do novo material gostava de conseguir as configurações mais correctas possiveis para “anular” as falhas na STB, para isso estava a ponderar usar o router do ISP e um pc com wireshark para perceber que informação é que circula da STB, alguem me pode dar algumas dicas para fazer isso? Eu já sei que a STB tem a VLAN 105 e o VOIP 101 e a net VLAN 100, mas penso que falta algo mais para o IPTV… Ou entao se alguem tiver informação das configurações que sao necessarias melhor… :slight_smile:

Obrigado.

Quantas STB’s tens ? já verifiquei que funciona com o USG ligado directamente na ONT, mas e para quem tem mais que uma STB? Basta atribuir a essa porta no switch o “perfil” IPTV ?

https://community.ui.com/questions/a0fb840b-8aad-4072-bf0e-279c53244475

Só tenho uma. Mas, como tenho uma vlan com uma subnet e dhcp só para as STB do operador… posso colocar várias, desde que tenha a porta do switch com esse perfil atribuído… ou, um switch sem gestão abaixo e ligar as demais a esse.

1 Curtiu

10 posts were split to a new topic: Problemas ao configurar Unifi USG


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade