Será difícil, atualmente, conseguir adquirir equipamentos que “durem” vários anos porque estamos a passar uma fase de grande mudança a nível de redes. Ou seja, as redes de 10Gbps e o Wi-Fi 6, estão a chegar ao mercado. Na última década o standard foi redes de 1000mbps e só o Wi-Fi é que evoluiu. Contudo, a nível de necessidade efetiva doméstica, uma rede interna a 1000mbps será o suficiente para 99% dos casos,… podendo pontualmente uma NAS ou algum PC necessitar ter velocidades superiores. Assim, acredito que por mais 10 anos, consegues ter os atuais equipamentos que referiste ainda em operação e sem necessidades maiores de mudança. Os switch da unifi também permitem agregação de portas, aumentando assim a velocidade máxima de comunicação com algum equipamento mais exigente.
Se já tens unifi e estás satisfeito, garantidamente, não vais ficar arrependido em continuar na mesma linha com outros produtos.
O DPI serve para inspecionar os pacotes e catalogar num quadro estatístico e eventualmente fazeres controlo do que é acedido e por quem.
O IPS e IDS servem para prevenir e detectar intrusão. Quanto mais tipo de ataques estiverem a serem controlados, maior a carga no router e mais lento fica. Melhor o router, melhor o cpu e melhor velocidade máxima.
Em termos de consumos, o usg pro faz cerca de 25w em normal funcionamento, podendo chegar aos valores de 40w em carga máxima, temperatura ambiente alta e com todas as portas em funcionamento.
O switch POE referido não sei. Contudo, o de 48 portas de 500w, sem APs e câmeras consome cerca de 50w. Por isso, será expectável o de 24portas portas consumir menos (possivelmente entre os 20-30w). O adicional de watts vai depender dos equipamentos que ligas. Os switchs, fazem poe passivo (injeta 24v no cabo, sem querer saber o que está do outro lado o que pode ser perigoso) ou poe ativo (negociei a voltagem a ser injetada com o equipamento antes) em diversas normas como o at e af.
Desconheçia que a NOS já colocava ONT em casa do clientes. Se for uma instalação igual a MEO ou Vodafone, será suficiente ligar o ONT ao router e configurar o mesmo para teres o serviço de internet e televisão para as boxes. No que respeita a telefone terá de ser utilizado configurações adicionais e equipamentos.
Para as instalações que conheço da NOS, o sinal chega por cabo coaxial até casa do cliente. Desta forma, necessitas colocar o router da NOS em modo bridge (normalmente, na porta 4) e ligar ao teu usg.
A ligação da fibra direta ao teu router, não é uma instalação normal devido ao nível de autenticação do serviço e cliente ficar no ONT.
Não é possível ligar um telefone tradicional ao switch. Necessita ser um telefone voip e ter configurado o servidor de pbx.
O AC pro não necessita ter 48v passivos a serem injetados. Ao ligares o AP ao switch ele irá negociar a voltagem ideal. O injetor que é fornecido com o equipamento serve para todos os cenários de cabos e distâncias. Contudo, não é a melhor forma de ligar o equipamento. Com o switch POE ficas mais bem servido e vais poupar em consumo e segurança da ligação.
Uma UPS era bem vinda a esse equipamento. Não só pelo motivo natural de sustentar falhas de corrente… mas, também para servir de estabilizador… o que irá prolongar a vida dos dispositivos ligados.