Ajuda na escolha de Router + Switch + Patch Panel

Infelizmente a grande maioria esquece-se que se quer equipamentos wifi a funcionar sem falhas tem de começar por ter uma rede boa e estável antes de começar a instalar os equipamentos. E depois atribui-se as culpas do mau funcionamento ao equipamento…

@Glorifieg Para ligares o ONT da meo diretamente a um router que não seja o da meo, vais precisar de um router com suporte para vlan.
Configurares um router tipo o USG Unifi só para internet, ligado diretamente no ONT vai ser relativamente simples. Com a NOS, que é o meu caso, é só configurar a vlan 11 na WAN do USG e ficas com internet no router sem ser o da operadora.

O problema vai ser a ligação para a box de tv e o telefone… A ligação para a box de tv dizem que na meo é possivel configurar, para o telefone vais precisar na mesma do router da operadora.

O mais simples será colocar o router da operadora em bridge ligado na WAN por exemplo do router USG Unifi e fazeres a gestão de toda a rede a partir desse router.
No caso da NOS ao colocar o router da operadora em bridge a ligaçao para um router externo é feita na porta 4. Mantem-se o telefone e a box de tv ligados no router da operadora e desativa-se o wifi do router da operadora.

Isso é o que tenho neste momento (excepto telefone que nem o tenho ligado). Estava a tentar cortar num intermediário para optimizar a rede e não desperdiçar energia.

Dependendendo do tipo de router podes fazer de diversas formas. Contudo, como já foi referido anteriormente, o mesmo deve suportar vlans na porta de wan. No caso da MEO com ONT, deverás configurar a vlan12. Para ser ainda mais específico, podes utilizar um simples unifi usg e teres uma lan1 para net e lan2 para a box de tv… obtendo ainda maior segregação.

Estou à espera de um qotom para, com pfsense, ser o meu novo router. Quando chegar vou experimentar. Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade