Aconselhamento para tornar uma casa inteligente

Boa tarde. Antes demais parabéns por este fórum bem ativo na ajuda à comunidade. Comecei à pouco tempo a ler coisas sobre automação e casas inteligentes e o resultado é um grande nó na cabeça. Sempre gostei de domotica mas é normalmente mais fechada e bastante dispendiosa. As dúvidas são muitas por qual a melhor maneira de ter uma casa inteligente e controlada por um só sistema? Cabos ou WIFI? segurança? Muita informação e linguagem para gerir. Por onde começar? Técnicos especializados? Falta neste fórum temas para totós na automação, como eu. Agradeço aconselhamento e continuação de bom trabalho de esclarecimento a todos. Obrigado

Já tens o mais importante , gosto e vontade de aprender.
Vai lendo muito e colocando duvidas a ti mesmo é um bom principio, as vezes conseguimos as respostas, qd não se consegue colocas aqui e a malta ajuda.

1 Like

Olá @Jorge_Monteiro bem vindo!

Se pesquisares aqui no fórum tens muita informação (e muitos tópicos com esta mesma pergunta) que te pode ser util para tirares algumas das tuas duvidas e, como deves imaginar, cada casa é um caso não havendo nenhuma solução universal que sirva a todos. O meu conselho é leres bastante aqui no fórum e pensares exactamente no que queres fazer e depois tirar duvidas, caso ainda as tenhas nessa altura, sobre como implementar o que queres.

Técnicos especializados só existem para aquelas soluções muito caras (KNX, DALI, Simon VIS e similares) também com preços/hora muito caros e para este tipo de domótica não há exactamente uma especialização. Há pessoas aqui no fórum que o fazem mas, por motivos óbvios, não damos os contactos.

Sugestões?

https://forum.cpha.pt/c/pedidos-de-tutoriais/18

1 Like

Ok pessoal vou começar a investigar, pois como vou iniciar construção em breve não quero começar torto. Obrigado pelas ajudas

2 Likes

Este tópico poderá interessar-te:

1 Like

Uma boa coisa é deixar tubos para todo o lado , mesmo que não os venhas a utilizar no imediato.
Imagina o que queres e onde queres colocar as coisas e deixa tubos.
Deixa tubos para varios fins nas paredes todas, amanha qd a "tua Srª " resolver virar a sala de pernas para o ar … está lá o sitio para ligar as coisas.
Em caminhos longos, deixa uma caixa pelo meio.
Um QE (Quadro electrico) por piso tb é boa opção.

1 Like

Se puderes evita os tubos corrugados, são mais praticos para instalar , mas podem dar mais problemas ao enfiar os condutores. Se tiver de ser corrugado que seja de parede interior lisa.
Dá preferencia a tubo VD rigido com uniões coladas de preferenciaou ou ERFE/isogris e seccões generosas. Os tubos devem ficar bem “cravados” ou fixos nas paredes/tectos/chão, para não “fazer mola” qd se enfia o condutores (especialmente comprimentos longos)
Mas isto um bom electricista sabe de certeza

1 Like

Hummm… Isso soa-me a experiência própria… :rofl:

Relativamente ao deixar tubos por todo o lado, é importante referir que cada coisa deve ir numa tubagem separada para evitar interferências. Electricidade vai num tubo, comunicações vai noutro tubo, TV vai noutro tubo, etc.

Por acaso já tinha deixado tubos por todo o lado, pk não tinhamos decidido a disposição das coisas.
Outra coisa é deixar uma tomada por baixo de cada interruptor, assim mesmo com o moveis encostads à parede, vais ter a certeza qiue numa divisão vais ter uma tomada livre para ligares qualquer coisa.

1 Like

Copyright © 2017-2020. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade