Aconselhamento para tornar uma casa inteligente

Boa tarde. Antes demais parabéns por este fórum bem ativo na ajuda à comunidade. Comecei à pouco tempo a ler coisas sobre automação e casas inteligentes e o resultado é um grande nó na cabeça. Sempre gostei de domotica mas é normalmente mais fechada e bastante dispendiosa. As dúvidas são muitas por qual a melhor maneira de ter uma casa inteligente e controlada por um só sistema? Cabos ou WIFI? segurança? Muita informação e linguagem para gerir. Por onde começar? Técnicos especializados? Falta neste fórum temas para totós na automação, como eu. Agradeço aconselhamento e continuação de bom trabalho de esclarecimento a todos. Obrigado

Já tens o mais importante , gosto e vontade de aprender.
Vai lendo muito e colocando duvidas a ti mesmo é um bom principio, as vezes conseguimos as respostas, qd não se consegue colocas aqui e a malta ajuda.

1 Curtiu

Olá @Jorge_Monteiro bem vindo!

Se pesquisares aqui no fórum tens muita informação (e muitos tópicos com esta mesma pergunta) que te pode ser util para tirares algumas das tuas duvidas e, como deves imaginar, cada casa é um caso não havendo nenhuma solução universal que sirva a todos. O meu conselho é leres bastante aqui no fórum e pensares exactamente no que queres fazer e depois tirar duvidas, caso ainda as tenhas nessa altura, sobre como implementar o que queres.

Técnicos especializados só existem para aquelas soluções muito caras (KNX, DALI, Simon VIS e similares) também com preços/hora muito caros e para este tipo de domótica não há exactamente uma especialização. Há pessoas aqui no fórum que o fazem mas, por motivos óbvios, não damos os contactos.

Sugestões?

https://forum.cpha.pt/c/pedidos-de-tutoriais/18

1 Curtiu

Ok pessoal vou começar a investigar, pois como vou iniciar construção em breve não quero começar torto. Obrigado pelas ajudas

2 Curtiram

Este tópico poderá interessar-te:

1 Curtiu

Uma boa coisa é deixar tubos para todo o lado , mesmo que não os venhas a utilizar no imediato.
Imagina o que queres e onde queres colocar as coisas e deixa tubos.
Deixa tubos para varios fins nas paredes todas, amanha qd a "tua Srª " resolver virar a sala de pernas para o ar … está lá o sitio para ligar as coisas.
Em caminhos longos, deixa uma caixa pelo meio.
Um QE (Quadro electrico) por piso tb é boa opção.

1 Curtiu

Se puderes evita os tubos corrugados, são mais praticos para instalar , mas podem dar mais problemas ao enfiar os condutores. Se tiver de ser corrugado que seja de parede interior lisa.
Dá preferencia a tubo VD rigido com uniões coladas de preferenciaou ou ERFE/isogris e seccões generosas. Os tubos devem ficar bem “cravados” ou fixos nas paredes/tectos/chão, para não “fazer mola” qd se enfia o condutores (especialmente comprimentos longos)
Mas isto um bom electricista sabe de certeza

1 Curtiu

Hummm… Isso soa-me a experiência própria… :rofl:

Relativamente ao deixar tubos por todo o lado, é importante referir que cada coisa deve ir numa tubagem separada para evitar interferências. Electricidade vai num tubo, comunicações vai noutro tubo, TV vai noutro tubo, etc.

Por acaso já tinha deixado tubos por todo o lado, pk não tinhamos decidido a disposição das coisas.
Outra coisa é deixar uma tomada por baixo de cada interruptor, assim mesmo com o moveis encostads à parede, vais ter a certeza qiue numa divisão vais ter uma tomada livre para ligares qualquer coisa.

1 Curtiu

Olá,

Estou a pensar comprar:

Raspberry pi 4 59,99€
Raspberry pi scree 7"
Caixa para Raspberry Pi 4 e Display touch 7
Cartão de memório 32 Gb

Mas gostaria de saber algumas coisas.
De momento tenho em casa

Sensor de Porta Xiaomi
Sensor de movimento Xiaomi
Lampada yeeligth
Lampada Xiaomi Phillips

Isto tudo conectado ao hub da Xiaomi.
Como comprei Mijia CMSXJ11A precisei de comprar um hub xiaomi versão chinesa.

Sendo que vou aumentar futuramente a minha coleção de domótica, para já com a compra da campainha Ring 3 e uma fechadura inteligente (tenho de descobrir se a da xiaomi é à prova de água).

O que me falta ter para usar o smart assistant? Vou precisar de um sensor zigbee para ter marcas diferentes no mesmo sistema, ou basta ser conectavel?

Se tiverem ideias para campainha e fechadura inteligente sou todo de ouvidos ![:p]

Sendo que tenho 0 de experiência em HA mas vou adorar aprender

Benvindo á CPHA Rui.

Uma pergunta , porque o display 7?
O preço que colocaste do PI já inclui fonte de alimentação?

Se vais começar como o HA, a compra do cartão SD é uma má opção… se perderes um tempo a lêr aqui no fórum irás entender o porque.
A compra de um SSD fará mais sentido.

A compra da tua camera CMSXJ11A que eu tenha conhecimento, não integra com o home assistant.
Não sei qual o HUB que tens ligado a esses sensores, para te poder dizer se o poderás manter para integrar no Home Assistant.

Não sei se querias dizer Home Assistant invés de smart assistant. Para instalares o Home Assistant só precisas em termos de equipamento a solução que tens ideia de comprar, mas sem ecran que não precisas para nada, e em vez do cartão, um disco ssd.

Voltei a não compreender muito bem , mas decifrando o que querias perguntar, caso queiras ter várias marcas de equipamentos zigbee, o gateway que já tens não servirá, terás que comprar outro equipamento que pode ir dos 10 eur aos 40 ±.

Para aprenderes, tás no sitio certo, lendo muito e com muita paciência aqui no fórum encontrarás muito boa informação, caso queiras aparecer no discord também o poderás fazer.

Olá Rodolfo.

Obrgiado pela ajuda.

Seria para ter um controlo do HA, mas ja verifiquei que não dá, certo?

O valor do PI é do Mauser e acho que não tem, mas basta um transformador e um cabo tipo C, certo?

Pois também vi depois sobre o cartão SD, vou ter de procurar um ssd de jeito.

é a versão 2 do hub da xiaomi.

Ou seja eu não consigo integrar tudo, existem produtos especificos, tinha a ideia que com o HA conseguiria utlizar a Alexa para tudo dentro do sistema HA.

Vou ler sim o forum todo para aprender :smiley:

O que não dá? O equipamento que queres comprar dá. Apenas como te disse não precisas do ecran de 7, e em vez do SD um SSD, com isso já podes instalar o HA.

A unica coisa que tens em casa que não integra é a camera que tens.
Do resto tudo funciona, podes tirar uma foto ao HUB que tens frente e costas?

O transformador podes comprar este:

O HA e a Alexa casam perfeitamente.

é o modelo DGNWG05LM

também vou querer comprar o aspirador o purificador a ventoinha e as tomadas de controlo de AC haha.
A Alexa funciona bem, mas os produtos mesmo dentro do HA tem de ter alexa availability native certo?

Esse gateway há quem o tenha a funcionar no HA, aqui no fórum encontras procedimentos como o integrar. Não , não precisam de ter alexa availability o HA faz magias :slight_smile: Podes ligar/desligar equipamentos com firmwares alternativos.

1 Curtiu

Porquê a recomendação por um SSD em vez do microsdcard?

@Flink pelo simples facto da escrita e leitura constante que um cartão Sd sofre.
Existem muitos relatos que simplesmente o cartão deixa de funcionar , e o utilizador tem que recomeçar de novo toda a instalação.

1 Curtiu

@RodolfoVieira tive agora um problema que talvez saibas ajudar… :confused:
Chegou me agora um hub Aqara versão chinesa para conseguir usar uma câmera que comprei da Xiaomi para a rua para ver os meus cães quando estiver a trabalhar…mas … As minhas luzes yeelight não funcionam por serem europeias…
Qual será a melhor solução?
Comprar o RP 4 e SSD para fazer integração?
Mas não conseguirei automatizar do estilo o sensor da porta de casa quando abrir ligar a luz do hall (que não está inserido na mi APP) ou com o HA consigo?

O hub que me mostraste anteriormente deve ter as portas fechadas e tens que recorrer a algumas soldaduras para conseguires por o mesmo a comunicar como o HA, so depois disso consegues por os sensores a serem lidos no HA que por sua ves consegues fazer as automações que quiseres posteriormente a isso.

Quanto às luzes existe no HA uma integração para elas… deduzo que lhe tenhas que sacar o token tens no fórum uma tópico de como fazer.
Quanto à camera já te disse que não a consegues integrar no HA.

Dizes que te chegou um novo hub… penso que estas a gastar dinheiro mal gasto… na minha opinião poderias vender esses hubs mais a camera e comprares depois uma camera exterior para teres no quintal (exemplo) reolink e compravas um hub zigbee para os teus sensores. Não sei a dimensão da tua casa, mas se calhar como estás no inicio um cc2531 servirá e é barato. Tens alternativas melhores mas ou são mais complicadas para um iniciante…ou mais caras…

Rodolfo és awesome, obrigado pela ajuda.

foi este que comprei
https://www.amazon.es/gp/product/B07ZVT177B/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o01_s00?ie=UTF8&psc=1

O que curti da camera que comprei é que era batery power e nao tinha de fazer ligaçoes eletricas…

ja vi que vou ter de fazer scrap de tudo e comprar o cc2531 o raspberry pi e o ssd .

Aconselhas algum ssd ou pode ser o mais barato?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade