Aconselhamento para tornar uma casa inteligente

De momento não conheço nenhuma camera com bateria que integre directamente no HA.
Possivelmente atráves do Motion eye, surveillance station etc …consigas um feed, não sei …requer pesquisa.
Atenção ao cc2531, e ao tamanho da tua casa.
Em relação ao SSD com 25 eur ja deves arranjar um… não te posso aconselhar marcas.
Lê algumas reviews, dos que pensas em comprar.

Okok vou dar um olho nesses sites, mas era por facilidade, vou seguir o teu conselho e comprar aquela.
hmm okok
Eu comprei casa recentemente ela tem 120 m2 com dois andares, achas que chegam ou invisto já num melhor?
SSD 25 euros? tive a ver na amazon ssds externos sao tipo 60/70

@RodolfoVieira @Rui_Fernandes

Esse assunto é completamente offtopic ao que se está a tratar.

Olá @j_assuncao

Mas existe algum problema?

Eu estou a fazer algumas perguntas sobre a minha realidade, sou iniciante neste mundo e pensei que não existiria problemas.

Bom dia,
mais umas duvidas:

Queria colocar um mini Pc a fazer de “nuvem” cá em casa e em simultâneo colocar o HA.
Pelo que entendi tenho de instalar o Prox MOX e depois o HA.

alguém tem opiniões sobre este? limitações?
CHUWI Herobox Intel Gemini Lake N4100

Para colocar o sistema HA a trabalhar vou necessitar de um Zigbee inteligente gateway hub correto? este dá? recomendam algum?

Pretendo controlar os A/c fora de casa, pelo que necessitarei de um equipamento para fazer a Passagem de WIFI para IR, encontrei estes 2 que me parecem interessantes
1- Broadlink RM mini3
2- SwitchBot Hub Mini
Alguém os tem a trabalhar e verifica alguma desvantagem/vantagem?

antes de mais obrigado

Só vais necessitar de um hub zigbee, se quiseres usar no HA devices zigbee. Esse link que colocaste em concreto não é aconselhado para usares com o HA.
Se queres algo fácil e barato tens o Sonoff Zigbee Bridge, caso queiras mais caro tens a conbee2.
Mas sem isso, consegues na mesma usar o HA, isso é apenas um complemento para se quiseres usar uma rede zigbee.

Para controlares os AC´s dependem de que AC´s estás a falar existem modelos no mercado já com integração que não necessitas do Infravermelhos, verifica se o modelo do comando do teu AC está nesta Lista, se sim podes usar o broadlink Rm mini3, com a integração Smart IR.

Baa noite,

Tambem sou novo nisto e estou na minha fase leitura para comecar a fazer instalações cá em casa.
Qual é grande diferença entre a Sonoff Zigbee Bridge, e a Conbee 2?

Obrigado.

A grande diferença é sobretudo o preço.
Ambos os equipamentos são bons, embora a conbee para que comece seja mais user friendly.
O Sonoff Bridge, necessita de ser flashado, e nem toda a gente se sente à vontade com isso embora não seja nada de muito dificil.
Continuação de uma boa leitura…

1 Curtiu

Entendi a parte do Zigbee, fica para outras núpcias,

A/C já me entalei outra vez os meus A/C não estão na lista do Broadlink e também não têm disponíveis o modulo da Daikin para WIFI
Modelo : FTXB25C + RXB25C
Modelo : FTXB50C + RXB50C
Modelo : FTXC-35 BV1B + RXC-35 BV1B

Sabem se o 2- SwitchBot Hub Mini dá para integrar com o HA?

Olá meus caros.

Vou mudar de casa em breve e pretendo tornar a mesma o mais monitorizável e por consequência, inteligente.

Tenho o HA instalado num RPi4 8Gb a correr há um par de algumas semanas, apenas a registar a velocidade Up/Dw da internet através do speedtest, pois ainda não tenho quaisquer equipamentos para incluir no mesmo.

Assim, o que pretendo:

  • Monitorizar temperatura e humidade em todas as divisões - Pensei no SONOFF SNZB-02. Boa opção ou há outras soluções?
  • Monitorizar consumos de eletrodomésticos principais. Pensei nas Gosund para <16A e Shelly EM para >16A. Boa opção ou há outras soluções mais interessantes/económicas/funcionais?
  • Iluminação inteligente (lâmpadas). Quais aconselham? A oferta é tanta que nem sei o que escolher
  • Pretendia também ter uma estação meteorológica. Já pesquisei pela internet, mas tenho sempre a dúvida se será possível integrar com o HA. Que aconselham ou têm alguma a funcionar?
  • Pretendo também ter campainha com CCTV junto à porta de entrada (já tenho cabo ethernet preparado). Não faço ideia que equipamento devo utilizar…
  • Sensores de movimento - Pensei no SONOFF SNZB-03. Boa opção ou nem por isso?
  • Sensores de abertura de portas/janelas - Pensei no SONOFF SNZB-04. Boa opção?

Sobre os equipamentos Sonoff (zigbee) pelo que entendo tem de existir “repetidores” zigbee, que podem por exemplo ser tomadas, correto?

Tenho um RPi3 e outro RPi2 para caso necessidade de instalação de outro tipo de controlador. Acham que o RPi4 8Gb será suficiente para o projeto? Para monitorização e base de dados dos registos (não pretendo apagar valores, para poder analisar valores comparativos entre meses e anos e ao mesmo tempo ter o grafana para ter um dashboard mais “bonito”.

Vou instalar também painéis solares (ainda estou a tentar a procurar a melhor opção e quantidade), mas gostava de ter os registos no HA. É possível?

Haverá pequenos projetos e automações posteriores, mas inicialmente gostava logo de implementar a maioria do que indico.

Quem acham? Que fariam diferente ou que esteja a pensar da forma menos correta?

Caso permitido, irei dar seguimento a este tópico com a implementação do projeto.

Muito obrigado
Gonçalo Estêvão

Tens soluções mais elegantes zigbee, vê os da xiaomi são mais pequenos.

Não conheco as Gosund, mas tens várias marcas que fazem o mesmo “trabalho” vê as blitzwolf, tem atenção se são de fácil integração, não compres sem ter a certeza…
E atenção a tomadas ligadas a aquecedores, placas etc…

Depende da tua carteira… tens caro e tens barato, caro tens lifx, philips, …depois depende se queres rgb, cor quente, fria… tens que estudar melhor o que queres, cada caso é um caso, mas pesquisa por lampâdas zigbee e não wifi.

Com integração, com o HA conheco as da NETATMO, contudo mais uma vez depende da tua carteira…

Tens várias coisas no mercado, mais uma vez depende do que estás disposto a gastar…

Como disse acima, tens soluções mais elegantes para sensores, vê os da xiaomi.

Mesma resposta de cima.

Na maioria dos casos , tudo o que seja ligado a electricidade faz de repetidor, tomadas, lampadas …

Sim, para começar visto que já o tens chega… aconselharia só a ligares um disco ssd, em vez do cartão SD, tens tutoriais na net que te dizem como deves fazer.

Tens um bom tutorial para isso.

É o que mostrei acima serve…

Cada caso é um caso, cada um tem as sua necessidades e as suas posses, mas estamos cá para ajudar a concretizar as ideias de cada um.

PS: O teu post foi movido para aqui, aconselho a leres muito… mas mesmo muito… e a perder umas horas aqui no fórum, pois tens vários dúvidas que já aqui foram tiradas… é uma questão de perderes tempo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade