Aconselhamento NUC

Todos os serviços identificados são possíveis de correr e serem suficientes para o NUC identificado não ter grandes constrangimentos. Contudo, tudo depende do nível de exigência e carga que venhas a ter em cada um… principalmente, o plex a fazer transcoding será difícil ter mais do que 1a 2 streams, na melhor das situações.

Muito obrigado pelas respostas…o servidor PLEX seria exclusivo para mim, por isso seria sempre 1 stream a correr apenas de cada vez… a NAS, estava mesmo a pensar em criar um OMV :wink:

Boas Jorge,
Muito obrigado pela excelente explicação.
Irei certamente testar o tasmota em breve.

Ando também em vista para comprar um nuc. Achas necessário um i5, ou estes novos processadores gemini lake, J5005 no caso do nuc que ando a ver, aguentam bem como media center/share , HA, proxmox,…

Obrigado mais uma vez.

O J5005 será suficiente (limite de 8GB RAM) para o que pretendes (no HA não vais necessitar alocar o máximo de RAM), com a vantagem de ser um cpu com tdp maximo de 10w, o que será ideal para um equipamento 24/7. Com os recursos que sobram podes ter perfeitamente outra vm para serviços de NAS, downloads, multimédia,…

Antes de mais obrigado pelas dicas :slight_smile:

Segundo algumas reviews que vi do J5005 o limite de 8gb ram é virtual, há pessoal a usar 16gb (2x 8gb) sem problemas. Mas claro, se 8GB já mais que suficiente para o que pretendo, 16gb ram é um “absurdo”

Tenho 2 opções com este processador, o NUC NUC7PJYH2 que tem a desvantagem de só ter uma conexão Sata, ou o Beelink Gemini X55 que vem com um SSD e com uma conexão sata para ligar outro disco.

Tenho uma Raspberry Pi 3B+ mas pelo que ja vi parece me insuficiente para o que quero
A minha duvida é qual a melhor solução? Se esta ou outra como um Intel NUC?
qualquer uma delas vou ter que encomendar

Poderíamos responder se soubéssemos o que pretendes fazer…

Toda a iluminação da casa, pêlo menos 4 casaram de vigilância sensores de presença e de temperatura e controlo de gastos energéticos e talvez de agua, alem de controlo de tomadas e mais umas coisas…
Depois ainda nao sei se no mesmo dispositivo ou noutro a parte, Streaming de tv e toda a minha colecção multimédia dentro e fora de casa para pêlo menos 10 pessos, nuvem privada e pratinha de ficheiros.

A casa é um T3 com 114m²
Quero fazer um post de apresentação do projecto quando este estiver mais avançado. Não sei se esta info ja é suficiente?

Tirando a parte das cameras de vigilância, podes usar um NUC baseado no N4000 ou N5000 com o máximo possível de RAM e no mínimo 500Gb de disco. Para as cameras o melhor será usar um NVR compatível com o HA, pois o processamento de video é muito pesado para o processador.

Excelente! Incentivamos os nossos utilizadores a fazerem-no pois é uma boa maneira de tirar ideias para futuros projectos.

Estou a espera de um Beelink L55 Mini PC e um Beelink Gemini X55 Mini PC

Acredita que 16Gb de memoria não são um absurdo. Com o tempo vais ver que o NUC poderá ter outras funcionalidades que poderão funcionar em paralelo com o HA e conforme vais criando VM e/ou containers vais “gastando” memoria…

O que pode exigir mais capacidade de cpu, ram e storage é a parte de surveillance, streaming e partilha de conteúdos multimédia. Serviços deste tipo podem variar bastante no que é exigido do equipamento. A título de exemplo: o plex se tiver em direct stream não exige muitos recursos… contudo, se fizeres transcoding podes ter elevadas cargas de processamento e ram dependendo do ficheiro original e do que vai reproduzir no destino.

Sabes.dizer se o Beelink Gemini X55 Mini PC e o Beelink L55 Mini PC tem essa característica? Se tem suporte vt-x?
Os cpu s são o **Intel GEMINI LAKE Pentium J5005 CPU, 4 Core 4 Thread, 4M Cache e o Intel Core i3 5005U CPU, Dual Core, respectivamente
Tenho os dois encomendados
Estava em promoção na qearbest
Quando chegar posso dar feedback

Tenho um x55, com proxmox na raiz e até agora tem se portado muito bem.
Apesar da Intel dizer que o J5005 permite no máximo de RAM 8gb, há pessoal (YouTube) a colocar 16gb sem problemas.

Podes consultar esses CPUs na página da Intel e verificar se suportam no mínimo o vt-d. Em princípio devem suportar e a bios também deve dar.

Boas pessoal,
Preciso de ajuda para escolher qual o mini pc a comprar.
É exclusivamente para ter o HA, terá cerca de 4cameras ip externa 4 internas, 10 sensores de porta e janela, 25 interruptores 5 persianas elétricas com sonoff uns 4 controladores de led, um sdm630 um sonoff 4ch pro para rega, Google Assistant, zigbee2mqtt e outras coisas que vão aparecendo.

Qual acham que seria um Mini pc preço qualidade aceitável?
Obrigado

Mandei vir este (https://www.pccomponentes.pt/intel-nuc-kit-nuc5ppyh-intel-pentium-n3700) há umas semanas para substituir o meu rpi. Estou mais que satisfeito.

Quando comprei o meu minipc MSI Cubi N5000 foi com essa memória G Skill.
O minipc tanto se aguentava 1 dia como 5 dias antes de crashar sem perceber o porquê.
Andei uns meses nisso… Como não estou sempre em Portugal, nem sempre podia fazer despistagem. Até que tive oportunidade e corri o memtest86 e a memória estava cheia de erros.
Enviei para garantia, correram o mesmo teste em outro PC e a memória estava boa. Havia alguma incompatibilidade…

Comprei uma kingston e nunca mais tive problemas.

@sifpower O “problema” para o que pretendes são as câmaras. Eu tenho um minipc com processador Intel N5000 8Gb RAM e 240Gb SSD. Tenho proxmox com 2 lxc e 3 vm e no home assistant tenho uns 16 ou 17 addons. Um deles o motioneye mas só com uma câmara PoE.
Quando melhores características, mais consumo…
De momento o meu com 2lxc e 3vm activas está assim…

Desde já obrigado pela ajuda.

Se arranjar um NVR para ligar ao HA tirava muito processamento ao HA como li em cima, alguém conhece algum NVR compatível com o HA?

o NVR da reolink, funciona? o HA fica muito mais leve certo?

Boas,

Acabei de encomendar um NUC NUC7PJYH2 para substituir o meu RPi 3b+.
Ainda não escolhi o disco nem a memória. Será que nesta máquina consigo ter Hassio e Windows 10?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade