Aconselhamento NUC

Viva
atualmente tenho um PI3b+, esta a ficar um pouco lento e queria ter talvez um NUC…nao queria mesmo gastar muito mas queria manter o Hassio. tenho atualmente uso do BLE para o miflora e uso o zigbee2mqtt
vi uns nuc i3 usados a 100 euros…sera que chegam?
obrigado

Se pretendes ter o hass.io em máquina virtual… deves verificar se o cpu suporta vt-x.

Viva. Seria só para o ha com linux. Raspbian provavelmente

Ficas mais bem servido se no NUC instalares o Proxmox. Depois instalas o Raspassio numa VM.

2 Curtiram

Acham que este NUC NUC6CAYH é suficiente para funcionar com HassIO , e criar um plexserver e NAS ?

https://www.pccomponentes.pt/intel-nuc-nuc6cayh-intel-celeron-j3455

Para o hass.io sim… para uma NAS, possivelmente, dependente da quantidade de serviços e tipo (o OMV, funciona bem mesmo com vários serviços de containers)… para o PLEX, possivelmente não, fora streams diretos, dependendo do nível de exigência devido aos elevados requisitos de transcoding em tempo real que necessita de CPU e GPU (características médias altas) dependendo do número de streams com transcoding que seja solicitado.

1 Curtiu

Todos os serviços identificados são possíveis de correr e serem suficientes para o NUC identificado não ter grandes constrangimentos. Contudo, tudo depende do nível de exigência e carga que venhas a ter em cada um… principalmente, o plex a fazer transcoding será difícil ter mais do que 1a 2 streams, na melhor das situações.

Muito obrigado pelas respostas…o servidor PLEX seria exclusivo para mim, por isso seria sempre 1 stream a correr apenas de cada vez… a NAS, estava mesmo a pensar em criar um OMV :wink:

Boas Jorge,
Muito obrigado pela excelente explicação.
Irei certamente testar o tasmota em breve.

Ando também em vista para comprar um nuc. Achas necessário um i5, ou estes novos processadores gemini lake, J5005 no caso do nuc que ando a ver, aguentam bem como media center/share , HA, proxmox,…

Obrigado mais uma vez.

O J5005 será suficiente (limite de 8GB RAM) para o que pretendes (no HA não vais necessitar alocar o máximo de RAM), com a vantagem de ser um cpu com tdp maximo de 10w, o que será ideal para um equipamento 24/7. Com os recursos que sobram podes ter perfeitamente outra vm para serviços de NAS, downloads, multimédia,…

Antes de mais obrigado pelas dicas :slight_smile:

Segundo algumas reviews que vi do J5005 o limite de 8gb ram é virtual, há pessoal a usar 16gb (2x 8gb) sem problemas. Mas claro, se 8GB já mais que suficiente para o que pretendo, 16gb ram é um “absurdo”

Tenho 2 opções com este processador, o NUC NUC7PJYH2 que tem a desvantagem de só ter uma conexão Sata, ou o Beelink Gemini X55 que vem com um SSD e com uma conexão sata para ligar outro disco.

Tenho uma Raspberry Pi 3B+ mas pelo que ja vi parece me insuficiente para o que quero
A minha duvida é qual a melhor solução? Se esta ou outra como um Intel NUC?
qualquer uma delas vou ter que encomendar

Poderíamos responder se soubéssemos o que pretendes fazer…

Toda a iluminação da casa, pêlo menos 4 casaram de vigilância sensores de presença e de temperatura e controlo de gastos energéticos e talvez de agua, alem de controlo de tomadas e mais umas coisas…
Depois ainda nao sei se no mesmo dispositivo ou noutro a parte, Streaming de tv e toda a minha colecção multimédia dentro e fora de casa para pêlo menos 10 pessos, nuvem privada e pratinha de ficheiros.

A casa é um T3 com 114m²
Quero fazer um post de apresentação do projecto quando este estiver mais avançado. Não sei se esta info ja é suficiente?

Tirando a parte das cameras de vigilância, podes usar um NUC baseado no N4000 ou N5000 com o máximo possível de RAM e no mínimo 500Gb de disco. Para as cameras o melhor será usar um NVR compatível com o HA, pois o processamento de video é muito pesado para o processador.

Excelente! Incentivamos os nossos utilizadores a fazerem-no pois é uma boa maneira de tirar ideias para futuros projectos.

Estou a espera de um Beelink L55 Mini PC e um Beelink Gemini X55 Mini PC

Acredita que 16Gb de memoria não são um absurdo. Com o tempo vais ver que o NUC poderá ter outras funcionalidades que poderão funcionar em paralelo com o HA e conforme vais criando VM e/ou containers vais “gastando” memoria…

O que pode exigir mais capacidade de cpu, ram e storage é a parte de surveillance, streaming e partilha de conteúdos multimédia. Serviços deste tipo podem variar bastante no que é exigido do equipamento. A título de exemplo: o plex se tiver em direct stream não exige muitos recursos… contudo, se fizeres transcoding podes ter elevadas cargas de processamento e ram dependendo do ficheiro original e do que vai reproduzir no destino.

Sabes.dizer se o Beelink Gemini X55 Mini PC e o Beelink L55 Mini PC tem essa característica? Se tem suporte vt-x?
Os cpu s são o **Intel GEMINI LAKE Pentium J5005 CPU, 4 Core 4 Thread, 4M Cache e o Intel Core i3 5005U CPU, Dual Core, respectivamente
Tenho os dois encomendados
Estava em promoção na qearbest
Quando chegar posso dar feedback

Tenho um x55, com proxmox na raiz e até agora tem se portado muito bem.
Apesar da Intel dizer que o J5005 permite no máximo de RAM 8gb, há pessoal (YouTube) a colocar 16gb sem problemas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade