Sonoff mini como comutador de escadas

O problema é que os condutores que vão para os interruptores têm energia e quando carregas num interruptor provocas um curto-circuito. Tens de desligar o cabo da fase que vai ao interruptor e ligar ao S1, o S2 é o cabo preto que vem do interruptor.

84fb8e1a8e16ca4bb5f4b2b7fa38eb47fc683f16

@Racl Com o sonoff mini para comutações de escada, é quase certo que vais ter de passar pelo menos um fio de um dos comutadores de escada até ao sonoff mini no caso de ele ficar nas caixas de derivação, e nas caixas de aparelhagem tens mesmo depassar pelo menos um fio.

O ideal é coloca-lo na caixa onde tens o comutador de escada de onde sai a linha de lampada, ou na caixa de derivação.

Caso o coloques na caixa de aparelhagem de onde sai a linha de lampada, nessa caixa vais ter um fio ligado no comutador de escada que vai para a lampada. Desligas esse fio do comutador e ligas no Lout do sonoff mini.

Do sitio de onde desligaste o fio que ia para a lampada, acrescentas um fio do comutador para ligar no S1 do sonoff mini.

O Neutro que vai para a lampada colocas um derivador nesse Neutro e ligas no Nin.

Se tiveres uma fase nessa caixa, acrescentas um ligador e ligas no Lin. Se não tiveres tens de ir buscar a uma outra caixa que tenha uma fase, como por exemplo do outro comutador de escada que vai ter lá uma fase. Essa fase como vais ter que a desligar nesse comutador, podes fazer união com um ligador e leva-la até à caixa onde fica o sonoff mini.

No sitio de onde desligaste essa fase, ligas lá um novo fio e leva-lo até à caixa onde fica o sonoff mini e liga-lo no S2

Resumindo… Compra antes um shelly para as comutações de escada. Como tens caixas de derivação, com sorte tens lá uma fase e não precisas de adicionar fios nenhuns.

O shelly como disseste, aceita os inputs a 230V. O sonoff mini não. Utiliza contactos secos. São bons para colocar por exemplo em interruptores simples. Para comutações de escada é mais fácil utilizar shelly.

Obrigado Jorge pela ajuda :wink:

Filipe foi por isso que acabei por queimar um sonoff. Vou desistir da comutação, porque neste momento não tenho como passar mais fios entre os interruptores, futuramente invisto nos Shelly 1, os que tenho são os shelly 2.5 mas já estão instalados nos estores.

Obrigado pela excelente explicação Filipe, deu para confirmar aquilo que eu suspeitava :+1::wink:

Abraços

Boas novamente,

Consegui instalar em comutação no meu quarto, a distância era menor e consegui passar um fio.
Está tudo a funcionar, excepto os interruptores físicos que preciso acionar 2x para mudar o estado. Ou seja mudo a tecla para ligar, a luz liga, volto a mudar para desligar, ela não desliga, mas volto a mudar e ela já desliga. Uma posição não faz nada, outra muda o estado.

Já inverti as posições do S1 e S2, dos 2 cabos que estão ligados entre os dois interruptores e não resolveu.

Alguma ideia do que possa ser?
Obrigado

@Racl Pelo que dizes pareces ter o sonoff configurado para utilizar botões de pressão, e pretendes utilizar os comutadores que mantem a posição no on e no off.

Se estiveres a utilizar tasmota no sonoff mini, vai à consola e vê como tens configurado o SwitchMode
Escreves na consola SwitchMode e vê se está configurado para a opção 3. Se estiver, escreves na consola SwitchMode1 0 para configurar para utilizar os comutadores de escada que tens instalados.

Se não estiveres a utilizar tasmota… Está na altura de mudar :wink:

PS: Inverter os fios no S1 e S2 não muda nada.

3 Curtiram

Para quem quer fazer uma comutação e tenha dificuldade a passar fios entre as caixas, se conseguir colocar o sonoff no copo do candeeiro, torna tudo muito mais simples.
Para aí consegue-se sempre passar mais um fio, ou então (como estou a fazer em alguns casos), comprar fio 0,50 ou 0,75mm e usar nas ligações das lâmpadas. Chega perfeitamente e passa super bem, independentemente do tamanho do tudo

Estou com um problema semelhante ao teu, mas neste momento não tenho as condições para testar o que o colega FSousa disse.

Coloquei 2 sonoff na sala, onde tenha interruptor duplo (tenho 2 pontos de luz a ligar só num sitio), e não estava a funcionar bem. Coloquei um comutador duplo, e já ficou a funcionar correto.
Na cozinha tenho um comutador duplo onde acendo a luz da cozinha e a luz da marquise. Aí ainda só coloquei um sonoff para a marquise, mas tenho esse problema. Por vezes calco no botão, e a luz da marquise não apaga, tenho de calcar 2 ou 3 vezes para ela apagar. Mas se acontecer calcar e ela não apaga, se acender a luz da cozinha, a da marquise já apaga.
São ligações independentes e não entendo o porque disto esta acontecer.

Tenho de verificar o que o FSousa disse, vou ter também de colocar o sonoff na cozinha, para ver se chego ao erro!

@max-men Nesse comutador que tens para controlar a luz da marquise e da sala, como é o funcionamento?
Tens um comutador com duas teclas em que uma só liga a luz da marquise nesse ponto, e a outra tecla faz comutação com outro comutador para ligar a luz da cozinha? Ou nesse comutador só liga tanto a luz da marquise como a da cozinha nesse ponto sem fazer comutação com outro comutador noutro local?

Pelo que descreves tens ligações mal feitas, porque a tecla da luz da cozinha não pode interferir na da luz da marquise.

Faz um desenho num papel e tira foto de como tens as ligações feitas para poder ajudar…

FSousa, presumo que o que queiras dizer sempre seja luz da marquise.
A ligação da sala é uma (só dei o exemplo porque troquei de interruptor duplo para comutador duplo e ficou bom), e a da cozinha / marquise é outra.

Na cozinha/marquise tenho um ponto em que tem um comutador duplo, que acende a luz da cozinha e acende a luz da marquise! Aqui neste, ainda só coloquei o sonoff na luz da marquise, e a cozinha ainda está a funcionar normal! E tenho esse problema, quando dou ao botão, e a luz não desliga, as vezes se eu mandar uma pancada mais forte no no botão já desliga (atenção que já refiz as ligações algumas vezes, para ter a certeza que nada estava mal ligado), mas tem outras vezes, que se der ao botão para desligar a luz e ela não desligar, dou ao botão da luz da cozinha (que nada deveria ter ha ver), e ela desliga (para esclarecer, também percebo de eletricidade).

Vou ter de comprar um comutador novo para perceber se está relacionado ou não!

Filipe nota-se que percebes do assunto, resolvido era mesmo esse o problema no código, apesar de eu usar esphome em vez de tasmota (não estou sujeito a falhas do mqtt)

Mais uma vez obrigado pela ajuda :wink:

1 Curtiu

Com Tasmota só ficas sujeito a falhas do MQTT se quiseres…

Boas Jorge,
Eu nunca usei o Tasmota, porque quando iniciei com o HA, nas minhas pesquisas Esphome vs Tasmota encontrei 99% dos casos pessoas a mudar do Tasmota para o Esphome devido a falhas do MQTT.

O único problema que para já encontro no Esphome é a menor compatibilidade com os diferentes devices existentes no mercado.

Já agora podes colocar algumas dicas básicas que possam prevenir as falhas do MQTT, muito provavelmente terei devices que terei de flashar com tasmota.

Obrigado :wink:

Bom, eu posso contrariar esse facto e dizer-te que aqui no forum só conheço um caso (que me lembre) de quem mudou de Tasmota para ESPeasy e foi apenas num dispositivo tendo mantido o Tasmota nos outros dispositivos. Dos anos que já levo de Home Assistant (desde 2017) e de pesquisas relacionadas com Tasmota, poucos são os casos de mudança do Tasmota para outro firmware e muitos os de mudança de outros firmwares para Tasmota (eu incluído!). E até digo mais, os (poucos) casos de mudança do Tasmota para outros firmwares devem-se à falta de pesquisa dos utilizadores pois o problema que o Tasmota sofreu com o MQTT não era especificamente do MQTT mas sim do wifi (com perdas constantes de ligação) e com uma versão do core muito especifica que foi rapidamente substituída.

Relativamente à prevenção de falhas não há muito a dizer:

  • Caso uses Hassio, instala o addon oficial,

  • Configura o addon devidamente,

  • Não uses maiúsculas nos tópicos de MQTT,

  • Instala o MQTT (“puro” ou em addon) numa máquina que tenha capacidade suficiente de processamento para tudo o que lá pões. Há quem tenha um Rpi que corre apenas o broker de MQTT para o máximo de fiabilidade,

  • Lê aquilo que eu considero ser a “biblia” do MQTT, pois muitos problemas podem ser evitados se soubermos o que estamos a fazer, https://www.hivemq.com/mqtt-essentials

Para finalizar, posso dizer que comecei com um Rpi 3B (Hassio), depois um Rpi 3B+ (Raspassio), passei para um portátil antigo com i5 (Ubuntassio) e agora um NUC i5 (Proxmox + Ubuntassio) e tive 0 (zero) problemas com o MQTT.

4 posts were merged into an existing topic: Aconselhamento NUC

Boa noite, antes de mais agradecer a todo o pessoal que mantém este fórum ativo.

Acompanho há algum tempo mas só agora me aventurei na domotica.

Queria controlar a iluminação exterior da minha casa através deste sonoff mini mas não percebo grande coisa do assunto, a minha primeira questão é tenho uma luz exterior que pode ser controlada de 3 pontos, está comutada. Neste caso tenho que colocar 3 sonoff mini ou posso colocar só um e manter os outros dois como estão? Se o fizer consigo controlar o ponto de luz apartir dos 3 pontos de luz e do telemóvel?
Obrigado pela ajuda

1 Curtiu

@Roberto Se tens um ponto de luz a ser comandado de três locais diferentes, deves ter dois comutadores de escada com um inversor no meio.
O ideal neste caso é utilizares um shelly 1 devido a puderes utilizar o input a 230V.

No sonoff mini não podes utilizar inputs a 230V o que obriga a mais alterações à instalação eléctrica.

Neste caso, tens de ver de qual dos comutadores sai o fio que vai para a lâmpada e instalar o shelly 1 nessa caixa de aparelhagem.

Confirma se tens nessa caixa o neutro e uma fase para poder ter o shelly sempre alimentado.

Tens muitos exemplos pelo fórum de como fazer as ligações.

Muito obrigado Filipe

Nesse caso com o Shelly 1 não preciso de alterar nada na instalação?

Outra pergunta permite o Shelly 1 o protocolo Ifttt?
Obrigado e bom fim de semana

Tens de verificar o que disse no tópico anterior. Se tens neutro e fase na caixa de aparelhagem que fores instalar o shelly.
Se não tiveres tens de passar fios de outra caixa que tenha tubagem até essa…

Como pensas integrar o shelly com o Home Assistant?
Vais utilizar firmware original ou tasmota?

Tenho bastantes sonoff mini e shelly ligados. A minha estratégia é: comutação de escadas - shelly 1 (muito fácil); interruptores duplos - shelly 2.5; tudo o resto sonoff mini. A seguir vai ser persianas e aí vai ter que ser shelly 2.5. Tudo com Tasmota

2 Curtiram

Boa tarde Filipe, desculpe só responder agora mas estive impossibilitado de o fazer. Obrigado pelas suas respostas.
Eu não percebo nada disto, queria uma solução para poder acender as luzes exteriores através do smartphone e além disso, tenho um medidor crepuscular que acendam com o chegar da noite, através de ifttt por exemplo.
Conhece alguém no distrito de viana de viana do castelo que me pudesse efetuar este trabalho? Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade