Raspberry PI 4 - Hassio - SSD

Este vídeo é uma boa referência…

Boa Noite,

Ainda não coloquei nenhum feedback, pois ainda estou à espera dos acessórios certos.

Obrigado @Luis_Andrade, o video complementa bem todos os outro tutoriais.

Para já o unico adaptador/caixa que tinha era de um outro disco e foi a que para já consegui experimentar, mas sem sucesso.

@Peixeiro Era exatamente um ASMedia Technology Inc. ASM1053. :slight_smile:

@Peixeiro Hoje tive acesso a outra caixa SATA para USB 3 e também não resultou.

Bus 002 Device 002: ID 152d:0578 JMicron Technology Corp. / JMicron USA Technology Corp. JMS567 SATA 6Gb/s bridge

Diz-me uma coisa, tendo que fazer o Quirk. Este é feito antes de continuar o resto do tutorial, correto?

Ou seja, o ficheiro /boot/cmdline.txt, no final deverá ficar assim?

usb-storage.quirks=174c:55aa:u console=serial0,115200 console=tty1 root=PARTUUID=d34db33f-02 rootfstype=ext4 elevator=deadline fsck.repair=yes rootwait

Com - usb-storage.quirks=174c:55aa:u
E com a mudança no PARTUUID - root=PARTUUID=d34db33f-02

Estou a achar estranho, mais uma caixa e com chipset diferente e mesmo assim não funciona.

Já resultou.

Mudei a caixa, mas o disco era o mesmo e ainda tinha definições guardadas, da tentativa anterior.

Por isso voltei a flashar o Rasp e efetuei os passos todos e resultou.


@j_assuncao Qual a melhor maneira para instalar agora o HA e poder utilizar os addons?
A unica experiencia que tenho é mesmo a instalação do Hass.io no sdcard.

1 Curtiu

Sim, eu tinha visto esse ontem a noite.

Mas o tutorial usa este script:

https://raw.githubusercontent.com/MadDoct/hassio-installer/master/hassio_rpi3.sh

E eu precisava para o pi4.

@Maddoctor
Reparei no último comentário do tutorial, que já usaram este script no Pi4. Aconselhas, ou é melhor usar um outro específico para o pi em questão?

sudo apt-get install apt-transport-https
sudo apt-get install ca-certificates
sudo apt-get curl
sudo apt-get avahi-daemon
sudo apt-get dbus
sudo apt-get install apparmor-utils
sudo apt-get install jq
sudo apt-get install network-manager
sudo apt-get install socat
sudo apt-get install software-properties-common

curl -fsSL https://download.docker.com/linux/raspbian/gpg | sudo apt-key add -

echo "deb [arch=armhf] https://download.docker.com/linux/raspbian stretch stable" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/docker.list

sudo apt-get update
sudo apt-get install docker-ce

Verificar se o Docker ficou:
docker --version

Otimizamos o sistema para executar o Home Assistant com o Docker. Digite o seguinte command:
 sudo nano /boot/cmdline.txt
Inserir no final:
cgroup_enable=memory cgroup_memory=1

 sudo reboot


curl -sL https://raw.githubusercontent.com/home-assistant/hassio-installer/master/hassio_install.sh | bash -s -- -m raspberrypi4


Como gosto de usar o Portainer para ver e gerir os vários containers:
sudo usermod -aG docker pi
docker pull portainer/portainer:linux-arm
docker run -d -p 9000:9000 -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v portainer_data:/data portainer/portainer:linux-arm

Acho que está aqui o básico que fiz…
Para além disto, penso que só configurei o IPfixo e o resto já são configurações dentro do HA, tais como Samba Share, Google drive backup, influx, graphana, …

Fui agora verificar o conteúdo do script e parece que vai bater mais ou menos com os passos que indiquei, estando até mais completo.
A diferença está no parâmetro machine “-m raspberrypi3” -> “-m raspberrypi4” na instalação do HA, mas não sei se na prática resulta em alguma diferença.
No entanto podes fazer o download do script e editá-lo antes de executares, alterando só o 3 pelo 4.

Bem pessoal um muito obrigado a todos mesmo.

Arrisquei em correr o script do @Maddoctor no PI4 e correu tudo muito bem.

Neste momento estou então com o Pi4 + Raspbian + HA em SSD KINGSTON KC600 (250GB) + Caixa SATA to USB 3 (Chipset JMicron JMS567) com Quirk.

O resultado do SSD foi de 6230 correndo este teste:

sudo curl https://raw.githubusercontent.com/TheRemote/PiBenchmarks/master/Storage.sh | sudo bash

Depois do Snapshot carregado, apenas tive de desinstalar e instalar novamente o addon Zigbee2Mqtt, mas foi sem problemas. E deu para perceber a diferença do tempo de instalação e do reinicio do HA. Não tem comparação.

Agora só me falta perceber se irá se manter estável. Vamos indo e vendo.

Mais uma vez obrigado.

1 Curtiu

O tempo de reboot só se irá degradar caso instales umas dezenas de addons ou cries muitas automações que estejam constantemente a analisar condições.

Lembro-me assim por alto que quando passei cerca de 70 automações de yaml para NR reduzi o tempo de reboot do Rpi 3 com SSD de 3 minutos e 30 segundos para 35 segundos.

1 Curtiu

5 posts were merged into an existing topic: Aconselhamento NUC

Bom dia a todos.
Tenho o Hassio a correr num RPi4. Li que no longo prazo poderia ter problemas com o cartão SD. Tenho outro RPi4 com o Raspian lite instalado que utiliza o cartão SD apenas como bootloader correndo o restante sistema num SSD.
Gostava de sugestões da comunidade para instalação do Home assistant neste Pi para um noob como eu com poucos conhecimentos de Linux e que tire partido da maioria das funcionalidades do Hassio que já disponho.
Obrigado

@sanmagalh podes ler os comentários mais acima.

Obrigado pela resposta rápida.
Segui o tutorial e tenho neste momento o Home assistant a funcionar. Estou com dificuldade em ligar com o Samba para fazer o upload do snapshot.
Problema: ao correr o script o Home assistant fica num IP diferente do RPi4. Com o filezila consigo aceder ao ip do RPI4 na porta 22 mas não ao ip do Home assistant nessa porta e utilizando as credenciais do config do samba.
é possivel utilizar o comando scp? e qual o directório de destino?
obrigado mais uma vez

Boa Tarde @sanmagalh,

Pelo que percebi já conseguiste colocar o SSD a funcionar, por isso o ideal em termos de questões sobre a instalação do Raspassio, era melhor colocares aqui:

Eu não tive o teu problema, mas fiz uns passos antes do tutorial:

1 - Mudar a password do pi
2 - Ativar o SSH e iniciar
3 - Colocar o IP estático. (No meu caso só mesmo assim. O router da NOS não me deixa fazer reservas) A mim não me apareceu 2 ip’s. Ficou na rede apenas o estático.
4 - Continuação do teu Tutorial.

Será melhor apagar a instalação e voltar a instalar? como desinstalar sem afectar o Raspian?

@dcnilas11 estou com o mesmo problema a tentar com um adaptador que tenho em casa…
Ao fazer Quick, a alteração do “/boot/cmdline.txt” é so no sd e não no ssd também?

A alteração é só no SD.

Pode ter mesmo a ver com o adaptador. Experimenta mesmo sem o modo Quirk arrancar numa porta USB2.

O adaptador que cá tinha em casa era de um disco externo de 2.5", mas a ficha usb do mesmo está com problemas e aquilo por vezes bloqueava. Agora e até me chegar um novo, tenho um antigo USB2, e funciona bem. Não é tão rápido como seria via usb3, mas é melhor e mais fiável que o MicroSD.

Enquanto não melhorarem a compatibilidade com os adaptadores, o ideal é comprar um dos que já foram testados, ver em: https://jamesachambers.com/raspberry-pi-4-usb-boot-config-guide-for-ssd-flash-drives/
Deve haver por aí mais alguns, mas não encontrei. Se alguém já tiver tido sucesso com outros modelos (de preferência sem Quirk), seria bom divulgar aqui.

Por coincidência, chegou-me hoje uma encomenda que tinha feito no Ali em Janeiro (thks corona), com um adaptador SATA USB3.

Já testei e funciona, mas só com o modo Quirks activo.
O resultado com o setup: RPI4 2GB, SSD Lexar NS100 128GB, Adaptador JMS578 Chip (Quirks) e já com HA instalado e a correr conseguiu 5963 pontos no teste de benchmark.

O adaptador não é perfeito, pois obriga a Quirks, mas funciona. Para quem quiser, encomendei aqui:
UTHAI T35 HDD Adapter of SSD USB3.0 Type-C to SATA3 Converter Cable For 2.5 3.5 Inch SATA Hard Drive Disk SSD 5Gbps JMS578 Chip

1 Curtiu

Viva,
Não sei se devo responder neste tópico, mas tenho andado aqui às voltas com a alteração de micro SD para SSD. Após ler algumas coisas vejo que existiu ou existe incompatibilidade com alguns cabos SATA para USB. Eu estava tentado a utilizar um disco SSD da Kingston A400 como indicado acima, agora a minha dúvida básica… Ainda existe limitação nos cabos adaptadores? Ou após este tempo já posso utilizar qualquer um? Pergunto isto porque todos os tópicos que tenho visto sobre cabos são antigos (2anos).


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade