Sonoff 4ch com interruptores

Boas.
ando aqui as voltas neste fórum em modo pesquisa :grin: porque vou construir casa e queria automatizar a casa e tento descobrir a melhor forma de o fazer antes da construção. Já adquiri 2 sonoff mini e um chelly 1 para fazer uns testes.
Agora ando a ver os sonoff 4ch mas reparei que estes não tem entrada de sinal, ou seja:
Eu queria usar para controlar 4 luzes diferentes mas com queria usar tb os interruptores tradicionais de parede. Sei que é possível pk já vi aqui no fórum e que inclusive mudava o estado no HA, mas não encontro o esquema. Se alguém pode-se ajudar eu agradeço.

Basta soldares fios que vêm de cada interruptor ao botão fisico no sonoff. Requer dotes de soldadura… :smile:

tinha pensado nisso, mas terei de usar depois interruptores de pulso certo? ( Não sei se é assim k se chamam, estou a falar daqueles interruptores k voltam á posição inicial)

Se usares Tasmota como firmware podes usar os interruptores que quiseres.

Em termos de organização o sonoff 4ch é uma boa ideia, mas na prática (na minha opinião) não é o mais adequado para uma casa.
Passo a explicar as minhas razões.
Não podes ligar os interruptores diretamente ao equipamento, logo em caso de avaria, mandas para o lixo um equipamento mais caro, e tens de voltar a soldar fios no novo sonoff 4ch.
Podes optar por usar o shelly 1 ou o sonoff mini para controlares as luzes. Necessitas de 1 desses equipamentos por cada luz, e em caso de avaria de um desses equipamentos a troca é rápida e barata. Eu pessoalmente tb prefiro usar interruptores de mola.

@j_assuncao Porreiro então, ideia era usar com tasmota, mais logo faço um esquema para ver se a minha ideia é possível então. Desde já agradeço a sua atenção

@andrefilipecruz Eu preferia ter tudo centralizado no mesmo quadro, pela questão da avaria de equipamento tens razão k se avaria um 4ch fica mais caro substituir, mas podia sempre utilizar o sonoff Basic e só trocava um, na questão de ligar diretamente ao equipamento acho k se arranja sempre uma solução para dar volta a isso

Aqui fica o que tinha em mente, se acharem algum erro por favor avisem :grin: e se acharem uma sulucao mais simples tb é bem vinda :grin:

A ideia aqui seria eu nos pontos que ache indispensáveis que em caso de avria ter um seletor em que pudesse ultrapassar o sonoff e trabalhar em modo manual (tradicional) enquanto não é reparada a avaria

@Gui.f se optares por interruptores de mola não deixes de lêr este tópico

obrigado pela dica @RodolfoVieira e Parabéns pelo tópico esta mt bom.
os botões de pulso tem imensas vantagens, esteticamente ficam melhor porque estão sempre todos para o mesmo lado, conseguimos ter mais funções, mas em caso de avaria do autómato não conseguimos um modo tradicional que era exatamente o que eu queria ter… ou será que da para fazer isso com interruptores de mola?

@Gurus do home automation:

  • Para este caso do Gui, pode-se construir um sonoff “personalizado” de 4 canais , wemos D1 mini ( ~2 Eur) mais modulo 4 reles (3~4Eur) mais uma PCB ferro de soldar e pouco mais, certo? Se algo queimar fica mais barato.
    Estou a tentar fazer um modulo “personalizado” com 2 Relays e 4 Switch´s (fins curso reed) para dois portões de garagem, embora seja um newby nestas coisas, na breadboard já mexe qualquer coisa. Daí para um sonoff 4ch é um pequeno passo.

  • Alguem já expandiu o I/O do esp8266 através do I2C (mcp23017 tem 16I/O) ? Como funciona em termos de tasmota? Se isso funcionasse bem e fosse facil tasmotizar, podia ser a solução para trocar o velho PLC Omron SRM1 (em + de 20 anos ao serviço nunca falhou) por sistema HA, assim podia evitar povoar o QE com esp´s (tenho cerca de 56IO -> 32I, 24O) na altura para poupar alguns $ (sim, Escudos :slight_smile: ) tenho 2 x 4 Inputs “multiplexados a diodos” para fazer 2 x 15 botoes.

  • E teclado por i2c , alguem já implementou ? , já sei a possivel resposta…“mete um tablet na parede a servir de UI em vez disso”

Quanto ao wemos + placas de relés, é possível e fácil de implementar. Podes até usar placas com 4 ou mais relés. São baratas e rápidas de trocar se usares ligações com cabos dupont.
Quanto aos expansores de gpio, eu tenho experiência com mcp23017 e pcf8574 (uso o MCP para integração do meu alarme antigo e PCFs em vários estores/luzes). O MCP, no tasmota, tem uma integração algo limitada, uma vez que não crias switches e relays, mas antes inputs e outputs “puros”, pelo que precisas de comandos específicos. O pcf tem uma integração mais “completa”, mas apenas para relés… O driver ainda não permite inputs… Se quiseres usar antes esphome (na minha opinião mais complexo para isto), ambos funcionam da mesma forma…

Qual é o software de desenho de circuitos que usas?!

@Paulo_Sousa usei o cade simu é um simulador grátis

@PDM @Paulo_Sousa
Isso é tudo novo para mim :rofl:, a nível de ligações (cabelagem) eu vou me desenrrascando bem, na parte da programação é zero, procuro a forma de automatizar a minha casa no HA mais barata mas tb que seja simples, no que estive a ver o wemos D1 fica mais barato realmente, nao vejo problema para mim na construção das placas mas de integração depois no HA é igual ou mais difícil?sou completamente leigo nesta parte!

@Gui
A solução que procuras Auto/Manual, deixa-te decansado , mas é capaz de ficar algo complicada em termos de muita “fiarada” e comutadores no QE. Não conheco bem o sonoff CH4… tem atenção que o botão acho que não pode estar ligado ou ter contacto com nenhum L (pelo menso no sonoff mini é assim) , por isso o esquema teria de ser diferente do que apresentas, pois qd tens a coisa em auto as linhas de botão em alguma ocasião (lampada ligada) estão em contacto com Lout, precisavas de mais um contacto no selector Auto/Manual para evitar isso.

Compreendo o teu receio de ficar às escuras se algo falhar, no caso do uso de PLC como disse atrás tenho um Omron há mais de 20 anos a funcionar sem qualquer avaria , mesmo os reles que seriam o ponto fraco (tb Omron) que controlam as luzes e algumas tomadas , tb nunca falharam. Relativamante ao hardware para HA , não tenho experiencia sufciente para dizer se dura assim tanto.
Se queimar algo, e usares wemos + placas de reles, tambem não fica assim tão caro mudar, no caso do wemos só tens de ter o trabalho de o parametrizar e mudar, se usares fichas e não soldares à PCB é facil mudar :slight_smile:

O wemos D1 é um ESP com regularor tensão 5V/3V + uart (comunicação que só usas inicialmente para tasmotizar) integrados.
Depois de tasmotizado a integração no HA é a mesma coisa que um device qualquer Sonoff ou outra marca equivalente, aqui tens uma ideia da quantidade de devices que há por aí e que dão para tasmotizar https://templates.blakadder.com/eu.html

Mandei vir um MCP dos sitios do costume, vou procurar os PCF , mas já sei que vai ficar “parado” para estudo uns largos tempos em cima da breadboard .
Há já algum topico aberto para isso? … fui procurar , há uma referencia em
Integração de Alarme actual com Home Assistant
mas não muito aprofundado, não queres abrir um topico em hardware sobre isso da expansão de IO para ver se apanho alguma coisa?

Descobri que tenho modulos PCF8574 associados a uns LCD antigos que não uso , vamos desoldar :grin:

Boas e porque não o Shelly 4pro (Quando houver stock)

https://shop.shelly.cloud/shelly-4pro-wifi-smart-home-automation#67

@Daniel_Oliveira digamos que o preço não é muito favorável :grin:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade