Atenção que ao optares por interruptores ligados ao Sonoff 4CH estes não vão estar alimentados pelos 230V mas apenas pela tensão da board do sonoff. Por um lado poupas nos cabos (não precisas de usar cabo de 1,5mm² podendo ser a ligação feita com cabo UTP) mas por outro podes ter ghost switching que pode ser eliminado com um low-pass filter e algumas configurações no Tasmota. Apesar disso tenho instalações feitas com cerca de 15m entre o interruptor e o 4CH (e sei de instalações com distâncias muito maiores que essa) que não tem problemas de ghost switching.
Por indução nos cabos dos botões ?
Isso é um duvida que tenho e ainda não testei cá em casa, sei que com o sistema de PLC (24VDC) e botões ligados com UTP nunca tive desses problemas cá por casa. Alguem já teve desse problemas , em que circustancias e em que tipo de instalação, comprimentos e tipo de cabos usados?
Já encontrei muito ghost sobretudo ambientes industriais “electricamente poluidos” com variação de velocidade e/ou grandes potencias de consumo, sobretudo em cabos muito compridos e incorrectamente escolhidos/instalados, a resolução pode ser um grd biscate, as vezes os filtros RC/LC não chegam.
Creio que as impedancias dos circuitos das entradas será mais favoravel nos PLC, serão mais baixas que nos Esp e tb os niveis de tensão (24VDC) mais elevados que nos Esp (3VDC) , sendo que qualquer pequena tensão induzida nos cabos , pode ser intreperdata como “1” no esp, enquanto PLC como funciona com niveis tensão mais elevados e impedancais mais baixas será preciso uma indução muito mais forte para isso acontecer, mas tb acontece
Não queria estar a mudar tipo de cabo nem estar com soluções alternativas de correcção, como filtros RC por entrada ou elevar a tensão de comando e usar isoladores galvanicos no lado do esp.
Para quem vai fazer de raiz ou de novo , usar um cabo blindado tipo STP , S/UTP, LiYCY ou equivalentes com a malha ligada à terra do lado do QE, seria uma medida extra para tentar evitar induções e o tal ghost que pode andar por aí, alias anda de certeza pode é ser muito pequenino, não assusta ninguem pk mal se vê.
É um tipo de problema que não se consegue saber de antemão se vai ou não acontecer. A utilização de cabo UTP blindado com os pares também blindados ajuda muito a prevenir o ghost switching e ligar a blindagem à terra ainda ajuda mais. Do lado do firmware também se pode ajustar para filtrar alguma interferência que possa haver.
Na parte dos cabos ainda posso dar dicas … já no firmware “zero”.
Para alem de utilização de cabos blindados , podem ter algumas precauções adicionais (dentro do possivel e razoavel ) :
- Separar os cabos de comando dos cabos de “força” , tentando manter a maior distancia possivel sobretudo dos cabos dos consumidores com mais potencia (microondas/maq.lavar/fornos…etc) e variação de velocidade (AC por ex.)
- Evitar que andem em paralelo, ou que o troço em paralelo sejá o mais curto possivel
- Dar preferecia a cabos com pares torcidos como os S/UTP
- Quando tiverem de cruzar , tentar que seja a 90º
Se apesar disso houver ghost , aí entram filtros LC/RC, isoladores e os ajustes de firmware que o j_assuncao refere , mas que aí é com digo estou a “zero”
Eu uso cabo LiYCY nas gestões técnicas centralizadas de AVAC e recomendo muito mesmo já experimentei UTP e tem pior comportamento, o que tenho feito com o Liycy é raro ter mas de vez enquando lá ando eu atrás de uma “corrente parasita” é assim k lhe chamamos na minha zona
Sim são “correntes” que aparecem por indução de outros cabos ou aparelhos nas redondezas.
Atenção que UTP não é blindado como o LiYCY, mas o STP ou o SUTP já são, os LiYCY não costumam ser “twist pair” (mas tb há) , quando há problemas desses temos os PIMF/TIMF/QIMF, por ex: um parecido com o que usas Li2YCY PiMF, depois dentro das marcas há a qualidade , por exemplo no caso dos LYCY há marcas com mais “taxa” de cobertura da malha que outras e o preço e o resultado em situçõe criticas tb é diferente.
LiYCY isso é quase um luxo , em automação já vi coisas feitas pela concorencia com TVHV !!!
@PDM como tinha dito o esquema tinha um erro, refiz o esquema e se quiser seguir com esta ideia não me safo de ter 4 linhas do QE para cada interruptor, 2 para modo aumomatico e 2 para manual, vou ver se entretanto testo com um sonoff basic
@Gui.f lembrei-me do teu problema e estava a fazer um esquiço , se mantiveres o comutador no QE , não precisas de 4 linhas para o interruptor
Se vieres com os comutadores de cada lampada para a porta do quadro , vais ficar com uma bela confusão de “fios”.
Se a intenção for por tudo em Manual ou tudo em Automatico , pode considerar trocar os comutadores por reles 2 SPDT (dois contactos inversores) e colocares só um comutador na porta do QE que comanfda todos os rele ao mesmo tempo e assim colocas tudo em Manual ou Automatico.
Podes tambem dividir por 2ou 3 grupos de lampadas e teres só 2 ou 3 comutadores na porta.
Em termos de “fios” para a porta, deste modo só precisas de um comum para todos os comutadores e mais um “fio” de controlo por cada comutador/grupo reles.
PS: se quiseres usar UTP para os interruptores da parede tb dá , é só meter mais um relé no QE
Bem pensado assim só vão 2 linhas a ideia não era ter tudo com comutadores, era só as luzes dos quartos sala e cozinha para que em caso de avaria não me obrigue ir logo a correr trocar, seriam 6 comutadores e sim a ideia seria ser na porta.
Comutadores na porta … vai dar 6 “fios” (min.1,5mm2 ) por lampada , só dá 36 fios , vais ter 54mm2 a ir para a porta, 54mm2 dá quase para 200A
Estás mesmo com medo das falhas , não sei se há alguem no forum que te possa descansar qt à fiabilidade do sistema ESP.
Para manteres a tua ideia base e uma vez que seria usado só em caso de falha, à falta de melhor ideia, se calhar optava pela ultima solução que te dei , colocar reles no QE e um unico comutador na porta só com dois “fios”.
Será a melhor opção pk será só em caso de “emergência” ficam as divisões k disse em modo manual, e só levo os 2 fios para a porta para energizar os reles, mas se alguém achar k a minha preocupação é exagerada que diga, é k eu sou novo nisto e posso estar a fazer uma tempestade num copo de água
Nas zonas de emergencia, pk não usas um Shelly1 ou sonof mini por cada lamapada? Trocar uma peça dessas é muito facil e mais, se não tiveres a pelça no stock é só ligar o interruptor á moda antiga a chamada “interrupção simples”
Não consigo perceber o porquê do manual automatico… não faz sentido nenhum. Se ligares isso atraves do 4CH mesmo que o este perca a ligação com o HA vai sempre funcionar, não precisas de nenhum modo manual.
@j_assuncao penso k deve ter experiência com os 4ch já lhe avariou (queimou) algum? Se sim/não em quanto tempo?
Nos últimos 3 anos nenhuma avaria…
É bom saber, pk ganhar confiança num produto chinês é sempre um bocado dificil
Interruptores RF 433 que podem ser colocados na parede sem fazer furos nem passar cabos e baratos, um de três teclas custa menos de 4€. Assim comadar a parte RF do sonoff 4.